Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jasmins, Lisandra Fabíola Spínola
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4994
Resumo: Este relatório foi redigido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelo que representa um processo de evolução e reflexão das três práticas pedagógicas, desenvolvidas nas valências da Educação de Infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As intervenções referidas foram desenvolvidas no Infantário Semi-Internato de Santa Clara, na sala das Abelhinhas e na Escola EB1/PE de São Roque, na mesma turma, correspondendo ao 2.º ano e ao 3.º ano. O relatório está divido em duas partes, sendo que na primeira parte procurei refletir sobre a metodologia implementada na práxis, enquadrando-a numa base teórica fundamentada. Nesta parte definiu-se quatro capítulos que fundamentam as práticas pedagógicas. Na segunda parte são referidas as práticas pedagógicas desenvolvidas, em ambas as valências. Nas práticas desenvolvidas, no que concerne às duas valências foi proposto e implementado um Projeto de Investigação-Ação, respetivamente, com o intuito de atenuar a problemática identificada. O Projeto correspondente à valência da Educação Pré-Escolar sustentou-se na questão: “Como é que o grupo de crianças da sala das Abelhinhas pode desenvolver atitudes de tolerância, compreensão e respeito pela diferença?” e o da valência do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na questão: “Como promover atitudes de cooperação e respeito entre os alunos da turma do 3.ºA?”. Por fim, procurei que este relatório transparecesse uma análise crítica e reflexiva das práticas pedagógicas, sustentadas num enquadramento teórico. Este também transparece uma diversidade nas atividades e estratégias implementadas, tendo sempre em consideração as características das crianças/alunos para a aquisição de aprendizagens significativas.
id RCAP_93596bc010fc50cd2df35f62c7f0cc2f
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4994
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagemReflexãoEstratégias pedagógicasPreschool Education1st Cycle of Basic EducationLearningReflectionPedagogical strategiesEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório foi redigido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelo que representa um processo de evolução e reflexão das três práticas pedagógicas, desenvolvidas nas valências da Educação de Infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As intervenções referidas foram desenvolvidas no Infantário Semi-Internato de Santa Clara, na sala das Abelhinhas e na Escola EB1/PE de São Roque, na mesma turma, correspondendo ao 2.º ano e ao 3.º ano. O relatório está divido em duas partes, sendo que na primeira parte procurei refletir sobre a metodologia implementada na práxis, enquadrando-a numa base teórica fundamentada. Nesta parte definiu-se quatro capítulos que fundamentam as práticas pedagógicas. Na segunda parte são referidas as práticas pedagógicas desenvolvidas, em ambas as valências. Nas práticas desenvolvidas, no que concerne às duas valências foi proposto e implementado um Projeto de Investigação-Ação, respetivamente, com o intuito de atenuar a problemática identificada. O Projeto correspondente à valência da Educação Pré-Escolar sustentou-se na questão: “Como é que o grupo de crianças da sala das Abelhinhas pode desenvolver atitudes de tolerância, compreensão e respeito pela diferença?” e o da valência do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na questão: “Como promover atitudes de cooperação e respeito entre os alunos da turma do 3.ºA?”. Por fim, procurei que este relatório transparecesse uma análise crítica e reflexiva das práticas pedagógicas, sustentadas num enquadramento teórico. Este também transparece uma diversidade nas atividades e estratégias implementadas, tendo sempre em consideração as características das crianças/alunos para a aquisição de aprendizagens significativas.This report was written within the scope of the Masters in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, so it represents a process of evolution and reflection of the three pedagogical practices, developed in the areas of Early Childhood Education and 1st Basic Education Cycle. The interventions referred to were carried out in the Semi-Internato de Santa Clara, in the Abelhinhas room and the school EB1/PE de São Roque, in the same class, corresponding to the 2nd and 3rd years. The report is divided into two parts, and in the first part, I tried to reflect on the methodology implemented in praxis, framing it on a grounded theoretical basis. In this part, four chapters were defined that support the pedagogical practices. The second part refers to the pedagogical practices developed in both areas. In the developed practices, regarding the two valences, a Research-Action Project was proposed and implemented, respectively, to alleviate the identified problem. The Project corresponding to the valence of Pre-School Education was based on the question: “How can the group of children in the Abelhinhas room develop attitudes of tolerance, understanding and respect for difference?” and the valence of the 1st Cycle of Basic Education, in the question: “How to promote attitudes of cooperation and respect among the students of the 3rd A class?”. Finally, I tried to make this report appear a critical and reflective analysis of pedagogical practices, supported by a theoretical framework. This also shows a diversity in the activities and strategies implemented, always considering the characteristics of the children/students for the acquisition of significant learning.Gouveia, Ana IsabelDigitUMaJasmins, Lisandra Fabíola Spínola2023-02-03T14:00:05Z2022-07-212022-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4994TID:203201922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-05T03:30:30Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:12.788764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Jasmins, Lisandra Fabíola Spínola
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagem
Reflexão
Estratégias pedagógicas
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Learning
Reflection
Pedagogical strategies
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Jasmins, Lisandra Fabíola Spínola
author_facet Jasmins, Lisandra Fabíola Spínola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Ana Isabel
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jasmins, Lisandra Fabíola Spínola
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagem
Reflexão
Estratégias pedagógicas
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Learning
Reflection
Pedagogical strategies
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagem
Reflexão
Estratégias pedagógicas
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Learning
Reflection
Pedagogical strategies
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório foi redigido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelo que representa um processo de evolução e reflexão das três práticas pedagógicas, desenvolvidas nas valências da Educação de Infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As intervenções referidas foram desenvolvidas no Infantário Semi-Internato de Santa Clara, na sala das Abelhinhas e na Escola EB1/PE de São Roque, na mesma turma, correspondendo ao 2.º ano e ao 3.º ano. O relatório está divido em duas partes, sendo que na primeira parte procurei refletir sobre a metodologia implementada na práxis, enquadrando-a numa base teórica fundamentada. Nesta parte definiu-se quatro capítulos que fundamentam as práticas pedagógicas. Na segunda parte são referidas as práticas pedagógicas desenvolvidas, em ambas as valências. Nas práticas desenvolvidas, no que concerne às duas valências foi proposto e implementado um Projeto de Investigação-Ação, respetivamente, com o intuito de atenuar a problemática identificada. O Projeto correspondente à valência da Educação Pré-Escolar sustentou-se na questão: “Como é que o grupo de crianças da sala das Abelhinhas pode desenvolver atitudes de tolerância, compreensão e respeito pela diferença?” e o da valência do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na questão: “Como promover atitudes de cooperação e respeito entre os alunos da turma do 3.ºA?”. Por fim, procurei que este relatório transparecesse uma análise crítica e reflexiva das práticas pedagógicas, sustentadas num enquadramento teórico. Este também transparece uma diversidade nas atividades e estratégias implementadas, tendo sempre em consideração as características das crianças/alunos para a aquisição de aprendizagens significativas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-21
2022-07-21T00:00:00Z
2023-02-03T14:00:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4994
TID:203201922
url http://hdl.handle.net/10400.13/4994
identifier_str_mv TID:203201922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130933654192128