Do oral ao escrito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11153 |
Resumo: | No quotidiano das nossas salas de aula promove-se o ensino e a apropriação dos códigos da leitura e escrita e enfatiza-se o treino explícito da oralidade. Corrobora para o efeito a legislação vigente e o enfoque das políticas educativas. Os estudos que apresentamos surgiram da inquietação que tem acompanhado a nossa prática pedagógica enquanto docentes em relação aos erros ortográficos dos nossos alunos. Procurámos perceber a importância da Consciência Fonológica e por que é que esta possui relevância nas fases iniciais de aprendizagem. Estudámos apenas os erros fonológicos, e tipificámos a sua ocorrência. Os erros foram recolhidos dos trabalhos de produção textual dos alunos pelos diferentes anos de escolaridade e classificámo-los de acordo com a tipologia criada para os erros fonológicos. Após a análise das ocorrências apresentadas auscultámos, através de um questionário, os docentes por forma a perceber qual a importância do erro ortográfico na sua atividade, o que sabem acerca dos erros ortográficos e quais as estratégias que utilizam para a mitigação dos mesmos. Por fim e conforme biblio-grafia existente apresentámos sugestões de atividades |
id |
RCAP_939ba62693efc9f71b82557e2ade0e7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11153 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do oral ao escritoo erro fonológico no 1º CEBDesenvolvimento da LinguagemConsciência FonológicaEnsino Básico 1º CicloNo quotidiano das nossas salas de aula promove-se o ensino e a apropriação dos códigos da leitura e escrita e enfatiza-se o treino explícito da oralidade. Corrobora para o efeito a legislação vigente e o enfoque das políticas educativas. Os estudos que apresentamos surgiram da inquietação que tem acompanhado a nossa prática pedagógica enquanto docentes em relação aos erros ortográficos dos nossos alunos. Procurámos perceber a importância da Consciência Fonológica e por que é que esta possui relevância nas fases iniciais de aprendizagem. Estudámos apenas os erros fonológicos, e tipificámos a sua ocorrência. Os erros foram recolhidos dos trabalhos de produção textual dos alunos pelos diferentes anos de escolaridade e classificámo-los de acordo com a tipologia criada para os erros fonológicos. Após a análise das ocorrências apresentadas auscultámos, através de um questionário, os docentes por forma a perceber qual a importância do erro ortográfico na sua atividade, o que sabem acerca dos erros ortográficos e quais as estratégias que utilizam para a mitigação dos mesmos. Por fim e conforme biblio-grafia existente apresentámos sugestões de atividadesCorreia, Isabel Sofia Calvário, 1975-Repositório ComumGuerra, Ana Cristina Santos Pereira2016-02-01T14:29:56Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:17.317482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do oral ao escrito o erro fonológico no 1º CEB |
title |
Do oral ao escrito |
spellingShingle |
Do oral ao escrito Guerra, Ana Cristina Santos Pereira Desenvolvimento da Linguagem Consciência Fonológica Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
Do oral ao escrito |
title_full |
Do oral ao escrito |
title_fullStr |
Do oral ao escrito |
title_full_unstemmed |
Do oral ao escrito |
title_sort |
Do oral ao escrito |
author |
Guerra, Ana Cristina Santos Pereira |
author_facet |
Guerra, Ana Cristina Santos Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Ana Cristina Santos Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento da Linguagem Consciência Fonológica Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Desenvolvimento da Linguagem Consciência Fonológica Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
No quotidiano das nossas salas de aula promove-se o ensino e a apropriação dos códigos da leitura e escrita e enfatiza-se o treino explícito da oralidade. Corrobora para o efeito a legislação vigente e o enfoque das políticas educativas. Os estudos que apresentamos surgiram da inquietação que tem acompanhado a nossa prática pedagógica enquanto docentes em relação aos erros ortográficos dos nossos alunos. Procurámos perceber a importância da Consciência Fonológica e por que é que esta possui relevância nas fases iniciais de aprendizagem. Estudámos apenas os erros fonológicos, e tipificámos a sua ocorrência. Os erros foram recolhidos dos trabalhos de produção textual dos alunos pelos diferentes anos de escolaridade e classificámo-los de acordo com a tipologia criada para os erros fonológicos. Após a análise das ocorrências apresentadas auscultámos, através de um questionário, os docentes por forma a perceber qual a importância do erro ortográfico na sua atividade, o que sabem acerca dos erros ortográficos e quais as estratégias que utilizam para a mitigação dos mesmos. Por fim e conforme biblio-grafia existente apresentámos sugestões de atividades |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011-01-01T00:00:00Z 2016-02-01T14:29:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11153 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130009138364416 |