Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Lacerda, Alan
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/165
Resumo: Este texto discute alguns dos obstáculos para a compreensão dos conteúdos em Matemática, bem como de metodologias de ensino de Matemática promulgadas sobre a leitura e escrita nas aulas. Um conjunto importante dessas interpretações são oriundas dos estudos de Gilles-Gaston Granger, Ludwig Wittgenstein, Jhon L. Austin, Paul Ricoeur e Gottlob Frege. A partir dessas abordagens trazidas por estes autores, discutirei suas consequências teóricas para o estudo da linguagem, especialmente articulá-las para colocar em destaque a função comunicativa. Sendo assim, discorro sobre as questões relativas a linguagem, seus usos e funcionamentos para o ensino e aprendizagem, com o intuito de demonstrar que na Matemática, no que respeita aos conceitos com que operam, tem a função de ser uma norma, e por outro lado, indigitar que é necessário reconhecer que não tem papeis fixos e pré-determinados,cuja a função pode ser alterada ou mudada a partir do momento de escolhas e arranjos no sistema linguístico, por tornarem-se elementos do processo comunicativo dos atos de fala. Nesse ínterim, mostro as características sobre uma estrutura lógica para ler o texto matemático via aos estilos que se delineam sobre a interpretação.
id UFPA-6_47deef7a81d2fe8056f3ac9bae12f750
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/165
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de MatemáticaLinguagemLeituraEnsino-aprendizagemEste texto discute alguns dos obstáculos para a compreensão dos conteúdos em Matemática, bem como de metodologias de ensino de Matemática promulgadas sobre a leitura e escrita nas aulas. Um conjunto importante dessas interpretações são oriundas dos estudos de Gilles-Gaston Granger, Ludwig Wittgenstein, Jhon L. Austin, Paul Ricoeur e Gottlob Frege. A partir dessas abordagens trazidas por estes autores, discutirei suas consequências teóricas para o estudo da linguagem, especialmente articulá-las para colocar em destaque a função comunicativa. Sendo assim, discorro sobre as questões relativas a linguagem, seus usos e funcionamentos para o ensino e aprendizagem, com o intuito de demonstrar que na Matemática, no que respeita aos conceitos com que operam, tem a função de ser uma norma, e por outro lado, indigitar que é necessário reconhecer que não tem papeis fixos e pré-determinados,cuja a função pode ser alterada ou mudada a partir do momento de escolhas e arranjos no sistema linguístico, por tornarem-se elementos do processo comunicativo dos atos de fala. Nesse ínterim, mostro as características sobre uma estrutura lógica para ler o texto matemático via aos estilos que se delineam sobre a interpretação.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/16510.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p09-27.id185REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 09-272675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/165/164Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Lacerda, Alan2022-11-17T22:44:39Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/165Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:39Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática
title Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática
spellingShingle Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática
Gonçalves Lacerda, Alan
Linguagem
Leitura
Ensino-aprendizagem
title_short Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática
title_full Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática
title_fullStr Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática
title_full_unstemmed Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática
title_sort Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática
author Gonçalves Lacerda, Alan
author_facet Gonçalves Lacerda, Alan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Lacerda, Alan
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Leitura
Ensino-aprendizagem
topic Linguagem
Leitura
Ensino-aprendizagem
description Este texto discute alguns dos obstáculos para a compreensão dos conteúdos em Matemática, bem como de metodologias de ensino de Matemática promulgadas sobre a leitura e escrita nas aulas. Um conjunto importante dessas interpretações são oriundas dos estudos de Gilles-Gaston Granger, Ludwig Wittgenstein, Jhon L. Austin, Paul Ricoeur e Gottlob Frege. A partir dessas abordagens trazidas por estes autores, discutirei suas consequências teóricas para o estudo da linguagem, especialmente articulá-las para colocar em destaque a função comunicativa. Sendo assim, discorro sobre as questões relativas a linguagem, seus usos e funcionamentos para o ensino e aprendizagem, com o intuito de demonstrar que na Matemática, no que respeita aos conceitos com que operam, tem a função de ser uma norma, e por outro lado, indigitar que é necessário reconhecer que não tem papeis fixos e pré-determinados,cuja a função pode ser alterada ou mudada a partir do momento de escolhas e arranjos no sistema linguístico, por tornarem-se elementos do processo comunicativo dos atos de fala. Nesse ínterim, mostro as características sobre uma estrutura lógica para ler o texto matemático via aos estilos que se delineam sobre a interpretação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/165
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p09-27.id185
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/165
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p09-27.id185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/165/164
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 09-27
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003179425793