Projecto "Os alunos da escola do Alto"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriel Ferrera Ramos da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1084
Resumo: Os alunos da escola pública permanecem demasiado tempo na instituição escolar e as propostas relativamente à ocupação do seu tempo nas Actividades de Enriquecimento Curricular apresentam-se mais como uma resposta - solução para os problemas das famílias e da escola do que para a escuta, participação e decisão dos alunos no espaço escolar. Vários autores são unânimes em considerar que há um excesso de tempo ocupado pelas crianças na escola e, ainda, uma "colonização" do tempo pela lógica e pensar dos adultos, pelas suas expectativas e interesses que se sobrepõem às reais necessidades dos alunos. O Projecto de Investigação-Acção foi desenvolvido, no contexto de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico de Leiria, numa turma do 4º ano, durante o período das Actividades de Enriquecimento Curricular. Com o recurso a dispositivos de escuta dos problemas e necessidades das crianças, como a observação participativa, as dinâmicas de grupo, os Grupos de Discussão Focalizada, as entrevistas, as conversas intencionais e a análise documental, obtivemos a informação necessária para descobrir que existiam problemas associados à comunicação entre alunos e professores e problemas de integração de um aluno na escola e, ainda, à resolução rotineira dos trabalhos para casa e à escola, em geral. O Projecto foi desenvolvido com a finalidade de a criança - aluno - cidadão se identificar com a escola a partir das suas próprias escolhas, de haver um lugar para a inclusão de novas ideias e de atitudes de tolerância e respeito entre os alunos, numa óptica de participação democrática e efectiva no seu percurso escolar. A Investigação-Acção Participativa, como opção metodológica deste Projecto de Educação Social, permitiu responder aos interesses dos alunos na escola. Organizaram e deram "aulas" aos colegas, realizaram entrevistas e deram a conhecer o Projecto a crianças de outra instituição. Aumentou a sua participação, o poder de decisão, a gestão do tempo e a sua autonomia. Qualificaram-se deste modo as aulas das Actividades de Enriquecimento Curricular e alargou-se o plano de intervenção a outros alunos de outras instituições, fora do âmbito escolar. ABSTRACT: Students of public schools remain too long at school and proposals for the occupation of their time in the Curricular Enrichment Activities present themselves more as an answer - solution to the families and the school problems than for the listening, participating and decision making made by students, at school. Many authors agree that there is an excess of time spent by children at school and also a "colonization" of time made by the logic and thinking of adults, by their expectations and interests that overlap with the real needs of students. The action-research project was developed in the context of a primary school in Leiria, in a 4th year class, during the Curriculum Enrichment Activities. Using listening devices, such as participant observation, group dynamics, Focused Group Discussion, informal conversations, interviews and document analysis, we attended to the problems and needs of children. We obtained the necessary information to find out that there were problems associated with communication between students and teachers, integration of a student at school and also with the routine of homework and school in general. The project was developed based on the purpose of identification of the child - student - citizen with school, according to his/her own choices, development of a place for inclusion of new ideas and attitudes of tolerance and respect among the students, according to an effective democratic participation at school. Participatory Action Research as a methodological option of this Project in Social Education, allowed us to respond to the student’s interests at school. They organized and taught their classmates, conducted interviews and presented the project to other children from another institution. They increased their participation, the power of decision, time management and autonomy. This way, the classes of the Curriculum Enrichment Activities were qualified and the plan of involvement was extended to other students from other institutions, outside the school.
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Com o recurso a dispositivos de escuta dos problemas e necessidades das crianças, como a observação participativa, as dinâmicas de grupo, os Grupos de Discussão Focalizada, as entrevistas, as conversas intencionais e a análise documental, obtivemos a informação necessária para descobrir que existiam problemas associados à comunicação entre alunos e professores e problemas de integração de um aluno na escola e, ainda, à resolução rotineira dos trabalhos para casa e à escola, em geral. O Projecto foi desenvolvido com a finalidade de a criança - aluno - cidadão se identificar com a escola a partir das suas próprias escolhas, de haver um lugar para a inclusão de novas ideias e de atitudes de tolerância e respeito entre os alunos, numa óptica de participação democrática e efectiva no seu percurso escolar. A Investigação-Acção Participativa, como opção metodológica deste Projecto de Educação Social, permitiu responder aos interesses dos alunos na escola. 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The action-research project was developed in the context of a primary school in Leiria, in a 4th year class, during the Curriculum Enrichment Activities. Using listening devices, such as participant observation, group dynamics, Focused Group Discussion, informal conversations, interviews and document analysis, we attended to the problems and needs of children. We obtained the necessary information to find out that there were problems associated with communication between students and teachers, integration of a student at school and also with the routine of homework and school in general. The project was developed based on the purpose of identification of the child - student - citizen with school, according to his/her own choices, development of a place for inclusion of new ideas and attitudes of tolerance and respect among the students, according to an effective democratic participation at school. Participatory Action Research as a methodological option of this Project in Social Education, allowed us to respond to the student’s interests at school. They organized and taught their classmates, conducted interviews and presented the project to other children from another institution. They increased their participation, the power of decision, time management and autonomy. This way, the classes of the Curriculum Enrichment Activities were qualified and the plan of involvement was extended to other students from other institutions, outside the school.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:31:28Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1084porSilva, Gabriel Ferrera Ramos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:30Zoai:ria.ua.pt:10773/1084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:51.196088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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