As crianças como mediadores da relação escola família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kassela, Carla Marisa Alfredo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13871
Resumo: O presente projeto teve como objectivo compreender e melhorar as condições de participação infantil numa Escola rural localizada no Município da Jamba, província da Huíla, na República de Angola. Partindo do reconhecimento de que a participação é um princípio fundamental, consagrado na Convenção dos Direitos da Criança, analisam-se as condições que as crianças dispõem para tomar parte ativa na promoção dos seus próprios direitos, neste caso, do direito à educação. A educação é aqui perspectivada como desempenho do ofício do aluno; ofício que pressupõe um conjunto de deveres que se estendem ao tempo extra-escolar e ao espaço doméstico. Ao haver uma descontinuidade entre a cultura da escola e a cultura local, recai sobre as crianças a expetativa e responsabilidade de conseguir o apoio dos pais e/ou de outros encarregados da educação, na realização destes mesmos deveres. O projeto procurou problematizar com as crianças as condições em que elas desempenham esta função de mediação da relação escola-família, tendo em vista a promoção do seu direito à educação. Para tal recorremos à Investigação-ação Participativa, como metodologia de referência que informou as decisões sobre os procedimentos a adotar na escuta e na criação de um lugar de expressão e voz, de um grupo de nove crianças que frequentavam a 6 ª classe do Sistema Nacional de Ensino. O processo constou de 12 sessões, realizadas duas vezes por semana e com a duração de aproximadamente duas horas. O diálogo que foi sendo tecido com as crianças, a partir de alguns desenhos, poucas palavras e muitos silêncios, nos permitiu compreender que o “divórcio” entre escola, a família e a comunidade, pode ser superado pela cuidadosa transformação da experiência da escola real das crianças, no projeto da escola desejada por elas, seus pais, sua comunidade e autoridades públicas.
id RCAP_1a400f9996114dc02bad8d3df4268488
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13871
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As crianças como mediadores da relação escola famíliaEducação comunitáriaRelações escola-famíliaPapel dos alunosDesenvolvimento das criançasParticipação dos alunosDireitos das criançasO presente projeto teve como objectivo compreender e melhorar as condições de participação infantil numa Escola rural localizada no Município da Jamba, província da Huíla, na República de Angola. Partindo do reconhecimento de que a participação é um princípio fundamental, consagrado na Convenção dos Direitos da Criança, analisam-se as condições que as crianças dispõem para tomar parte ativa na promoção dos seus próprios direitos, neste caso, do direito à educação. A educação é aqui perspectivada como desempenho do ofício do aluno; ofício que pressupõe um conjunto de deveres que se estendem ao tempo extra-escolar e ao espaço doméstico. Ao haver uma descontinuidade entre a cultura da escola e a cultura local, recai sobre as crianças a expetativa e responsabilidade de conseguir o apoio dos pais e/ou de outros encarregados da educação, na realização destes mesmos deveres. O projeto procurou problematizar com as crianças as condições em que elas desempenham esta função de mediação da relação escola-família, tendo em vista a promoção do seu direito à educação. Para tal recorremos à Investigação-ação Participativa, como metodologia de referência que informou as decisões sobre os procedimentos a adotar na escuta e na criação de um lugar de expressão e voz, de um grupo de nove crianças que frequentavam a 6 ª classe do Sistema Nacional de Ensino. O processo constou de 12 sessões, realizadas duas vezes por semana e com a duração de aproximadamente duas horas. O diálogo que foi sendo tecido com as crianças, a partir de alguns desenhos, poucas palavras e muitos silêncios, nos permitiu compreender que o “divórcio” entre escola, a família e a comunidade, pode ser superado pela cuidadosa transformação da experiência da escola real das crianças, no projeto da escola desejada por elas, seus pais, sua comunidade e autoridades públicas.The objective of this project is to understand and improve the conditions of children's participation in a rural school located in the city of Jamba, southern Huila Province, Republic of Angola. Recognizing that participation is a fundamental principle enshrined in the Child Rights Convention, we analyze the conditions that children have to take an active part in the promotion of their rights, in this case, the right to education. Education is here viewed as the office of student performance; craft that requires a set of duties that extend to non-school time and the domestic space. When there is a discontinuity between the culture of the school and the local culture, borne by children responsibility and the expectation of getting the support of parents and / or other guardians in attaining these same duties. The project sought to discuss with children the conditions under which they perform this function in mediating the school-family relationship, with a view to promoting their right to education. For this we turn to Participatory Action Research as a reference methodology that informed decisions about the procedures to adopt in listening and creating a place of expression and speech, a group of nine children attending Grade 6 of the National System Teaching. The process consisted of 12 sessions, held twice a week and lasting approximately two hours. The dialogue that was being woven with children from some drawings, a few words and many silences, allowed us to understand that the "divorce" between school, family and community, can be overcome by careful processing of the real school experience children in school design desired by them, their parents, their community and public authorities.Universidade de Aveiro2015-04-21T14:03:32Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13871TID:201568438porKassela, Carla Marisa Alfredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:18Zoai:ria.ua.pt:10773/13871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:36.611579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As crianças como mediadores da relação escola família
title As crianças como mediadores da relação escola família
spellingShingle As crianças como mediadores da relação escola família
Kassela, Carla Marisa Alfredo
Educação comunitária
Relações escola-família
Papel dos alunos
Desenvolvimento das crianças
Participação dos alunos
Direitos das crianças
title_short As crianças como mediadores da relação escola família
title_full As crianças como mediadores da relação escola família
title_fullStr As crianças como mediadores da relação escola família
title_full_unstemmed As crianças como mediadores da relação escola família
title_sort As crianças como mediadores da relação escola família
author Kassela, Carla Marisa Alfredo
author_facet Kassela, Carla Marisa Alfredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kassela, Carla Marisa Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação comunitária
Relações escola-família
Papel dos alunos
Desenvolvimento das crianças
Participação dos alunos
Direitos das crianças
topic Educação comunitária
Relações escola-família
Papel dos alunos
Desenvolvimento das crianças
Participação dos alunos
Direitos das crianças
description O presente projeto teve como objectivo compreender e melhorar as condições de participação infantil numa Escola rural localizada no Município da Jamba, província da Huíla, na República de Angola. Partindo do reconhecimento de que a participação é um princípio fundamental, consagrado na Convenção dos Direitos da Criança, analisam-se as condições que as crianças dispõem para tomar parte ativa na promoção dos seus próprios direitos, neste caso, do direito à educação. A educação é aqui perspectivada como desempenho do ofício do aluno; ofício que pressupõe um conjunto de deveres que se estendem ao tempo extra-escolar e ao espaço doméstico. Ao haver uma descontinuidade entre a cultura da escola e a cultura local, recai sobre as crianças a expetativa e responsabilidade de conseguir o apoio dos pais e/ou de outros encarregados da educação, na realização destes mesmos deveres. O projeto procurou problematizar com as crianças as condições em que elas desempenham esta função de mediação da relação escola-família, tendo em vista a promoção do seu direito à educação. Para tal recorremos à Investigação-ação Participativa, como metodologia de referência que informou as decisões sobre os procedimentos a adotar na escuta e na criação de um lugar de expressão e voz, de um grupo de nove crianças que frequentavam a 6 ª classe do Sistema Nacional de Ensino. O processo constou de 12 sessões, realizadas duas vezes por semana e com a duração de aproximadamente duas horas. O diálogo que foi sendo tecido com as crianças, a partir de alguns desenhos, poucas palavras e muitos silêncios, nos permitiu compreender que o “divórcio” entre escola, a família e a comunidade, pode ser superado pela cuidadosa transformação da experiência da escola real das crianças, no projeto da escola desejada por elas, seus pais, sua comunidade e autoridades públicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-04-21T14:03:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13871
TID:201568438
url http://hdl.handle.net/10773/13871
identifier_str_mv TID:201568438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137547140464640