Audiências e cross-media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres da Silva, Marisa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Figueiras, Rita, Brites, Maria José, Amaral, Inês, Marôpo, Lidia Soraya Barreto, Santos, Sílvio Correia, Jerónimo,  Pedro, Espírito Santo, Paula, Pacheco, Liliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.20287/ec.n25.v1.a11
Texto Completo: https://doi.org/10.20287/ec.n25.v1.a11
Resumo: UID/SOC/04647/2013 UID/CCI/04667/2016
id RCAP_93bdf08e51ee87cae362cf8115ff4475
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/27737
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Audiências e cross-mediaestudo de padrões de consumo de notícias em PortugalAudiênciasConsumos noticiososRepertórios mediáticosCross-MediaMetodologia QUID/SOC/04647/2013 UID/CCI/04667/2016As práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notí- cias. Neste artigo, procurámos identificar repertó- rios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra os seus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo de media noticiosos a partir de uma abordagem mista de mé- todos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal.Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC. Digital)Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNTorres da Silva, MarisaFigueiras, RitaBrites, Maria JoséAmaral, InêsMarôpo, Lidia Soraya BarretoSantos, Sílvio CorreiaJerónimo,  PedroEspírito Santo, PaulaPacheco, Liliana2018-01-04T23:10:16Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article22application/pdfhttps://doi.org/10.20287/ec.n25.v1.a11por1646-4974PURE: 3484397http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/287/154https://doi.org/10.20287/ec.n25.v1.a11info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:29:25Zoai:run.unl.pt:10362/27737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:29:25Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Audiências e cross-media
estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal
title Audiências e cross-media
spellingShingle Audiências e cross-media
Audiências e cross-media
Torres da Silva, Marisa
Audiências
Consumos noticiosos
Repertórios mediáticos
Cross-Media
Metodologia Q
Torres da Silva, Marisa
Audiências
Consumos noticiosos
Repertórios mediáticos
Cross-Media
Metodologia Q
title_short Audiências e cross-media
title_full Audiências e cross-media
title_fullStr Audiências e cross-media
Audiências e cross-media
title_full_unstemmed Audiências e cross-media
Audiências e cross-media
title_sort Audiências e cross-media
author Torres da Silva, Marisa
author_facet Torres da Silva, Marisa
Torres da Silva, Marisa
Figueiras, Rita
Brites, Maria José
Amaral, Inês
Marôpo, Lidia Soraya Barreto
Santos, Sílvio Correia
Jerónimo,  Pedro
Espírito Santo, Paula
Pacheco, Liliana
Figueiras, Rita
Brites, Maria José
Amaral, Inês
Marôpo, Lidia Soraya Barreto
Santos, Sílvio Correia
Jerónimo,  Pedro
Espírito Santo, Paula
Pacheco, Liliana
author_role author
author2 Figueiras, Rita
Brites, Maria José
Amaral, Inês
Marôpo, Lidia Soraya Barreto
Santos, Sílvio Correia
Jerónimo,  Pedro
Espírito Santo, Paula
Pacheco, Liliana
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)
Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC. Digital)
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres da Silva, Marisa
Figueiras, Rita
Brites, Maria José
Amaral, Inês
Marôpo, Lidia Soraya Barreto
Santos, Sílvio Correia
Jerónimo,  Pedro
Espírito Santo, Paula
Pacheco, Liliana
dc.subject.por.fl_str_mv Audiências
Consumos noticiosos
Repertórios mediáticos
Cross-Media
Metodologia Q
topic Audiências
Consumos noticiosos
Repertórios mediáticos
Cross-Media
Metodologia Q
description UID/SOC/04647/2013 UID/CCI/04667/2016
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
2018-01-04T23:10:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.20287/ec.n25.v1.a11
url https://doi.org/10.20287/ec.n25.v1.a11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-4974
PURE: 3484397
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/287/154
https://doi.org/10.20287/ec.n25.v1.a11
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1822233380701339648
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20287/ec.n25.v1.a11