Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marisa Torres da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Figueiras, Rita, Brites, Maria José, Amaral, Inês, Maropo, Lídia, Santos, Sílvio Correia, Jerónimo, Pedro, Santo, Paula Espírito, Pacheco, Liliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32782
Resumo: As práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra osseus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo demedianoticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal.
id RCAP_cd62dcb33732683e38ae048f113e6424
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32782
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em PortugalAudiences and cross-media: study of news consumption patterns in PortugalAudiênciasConsumos noticiososCross-mediaRepertórios mediáticosMetodologia QAudiencesConsumption of newsMedia repertoiresCross-mediaQ-methodologyAs práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra osseus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo demedianoticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal.The digital practices that arise from the ubiquity of the media and their use enabled the combination of different platforms within news consumption, in a cross-media logic. In this article we sought to identify media repertoires (patterns of use of news media) in Portugal, in order to understand how do people make sense of their media preferences and how does news consumption integrate the daily habits of the audience. In this sense, we have developed an analysis of news media consumption patterns grounded on a mixed approach of qualitative and quantitative methods based on Q-Methodology (Davis & Michelle, 2011), using a sample of 36 participants. The analysis of news consumption patterns allowed the identification and analysis of seven media repertories according to the use, relevance and usefulness attributed by the subjects to the news media. The results show hybrid media consumption profiles and a tendency for the consumption of news in a mobile and multiplatform logic, although traditional media continue to play a determining role in the media repertoires in Portugal.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Marisa Torres daFigueiras, RitaBrites, Maria JoséAmaral, InêsMaropo, LídiaSantos, Sílvio CorreiaJerónimo, PedroSanto, Paula EspíritoPacheco, Liliana2021-04-28T07:46:58Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32782por1646-497410.20287/ec.n25.v1.a1185040628887info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:30.738365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal
Audiences and cross-media: study of news consumption patterns in Portugal
title Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal
spellingShingle Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal
Silva, Marisa Torres da
Audiências
Consumos noticiosos
Cross-media
Repertórios mediáticos
Metodologia Q
Audiences
Consumption of news
Media repertoires
Cross-media
Q-methodology
title_short Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal
title_full Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal
title_fullStr Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal
title_full_unstemmed Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal
title_sort Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal
author Silva, Marisa Torres da
author_facet Silva, Marisa Torres da
Figueiras, Rita
Brites, Maria José
Amaral, Inês
Maropo, Lídia
Santos, Sílvio Correia
Jerónimo, Pedro
Santo, Paula Espírito
Pacheco, Liliana
author_role author
author2 Figueiras, Rita
Brites, Maria José
Amaral, Inês
Maropo, Lídia
Santos, Sílvio Correia
Jerónimo, Pedro
Santo, Paula Espírito
Pacheco, Liliana
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marisa Torres da
Figueiras, Rita
Brites, Maria José
Amaral, Inês
Maropo, Lídia
Santos, Sílvio Correia
Jerónimo, Pedro
Santo, Paula Espírito
Pacheco, Liliana
dc.subject.por.fl_str_mv Audiências
Consumos noticiosos
Cross-media
Repertórios mediáticos
Metodologia Q
Audiences
Consumption of news
Media repertoires
Cross-media
Q-methodology
topic Audiências
Consumos noticiosos
Cross-media
Repertórios mediáticos
Metodologia Q
Audiences
Consumption of news
Media repertoires
Cross-media
Q-methodology
description As práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra osseus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo demedianoticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
2021-04-28T07:46:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/32782
url http://hdl.handle.net/10400.14/32782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-4974
10.20287/ec.n25.v1.a11
85040628887
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131981580075008