Turismo internacional: Os grandes operadores turísticos e as principais tendências de evolução
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13011 |
Resumo: | This paper seeks to understand the trends of the European Tour Operators. In this sense, we focus on two major operators in the European market: TUI and Thomas Cook. The business model that has been stabilized in the nineties led to the vertical value chain and the concentration of companies around the major players in key source markets.However, the overwhelming pace of globalization with the emergence of BRIC, the threat of low cost airlines and online booking, natural disasters, political and economic changes, the economic crisis, the management model financially leveraged and environmental requirements should significantly change the business model in this decade. |
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Turismo internacional: Os grandes operadores turísticos e as principais tendências de evoluçãoThis paper seeks to understand the trends of the European Tour Operators. In this sense, we focus on two major operators in the European market: TUI and Thomas Cook. The business model that has been stabilized in the nineties led to the vertical value chain and the concentration of companies around the major players in key source markets.However, the overwhelming pace of globalization with the emergence of BRIC, the threat of low cost airlines and online booking, natural disasters, political and economic changes, the economic crisis, the management model financially leveraged and environmental requirements should significantly change the business model in this decade. O presente artigo procura contribuir para um melhor conhecimento das tendências de evolução dos Operadores Turísticos (OT) a nível europeu. Neste sentido, focalizamo-nos nos dois grandes OT do mercado europeu: TUI e Thomas Cook. O modelo de negócio estabilizado nos anos noventa levou à verticalização da cadeia de valor e à concentração das empresas à volta dos grandes players nos principais mercados emissores.Porém, o ritmo avassalador da globalização com a emergência dos BRIC, a ameaça das companhias aéreas low cost e das reservas online, as catástrofes naturais e as alterações político económicas, a crise económica, o modelo de gestão financeiramente alavancado e as exigências ambientais, deverão alterar significativamente o modelo de negócio na presente década. Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13011oai:proa.ua.pt:article/13011Journal of Tourism & Development; Vol 2 No 17/18 (2012); 785-796Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 2 n.º 17/18 (2012); 785-7962182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13011https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13011https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13011/8639https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCarrasqueira, Helder Manuel Brito2022-09-26T10:57:13Zoai:proa.ua.pt:article/13011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:52.975411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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