Aprender a saber ser, a saber fazer e a saber estar - a construção da profissionalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1180
Resumo: As alterações feitas, em 2007, ao regime de habilitação para a docência vieram alargar os domínios de habilitação do docente generalista, passando a abranger a habilitação conjunta para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, o presente relatório apresenta uma descrição sobre processo de desenvolvimento pessoal e profissional experienciado, enquanto estudante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, durante os estágios realizados nas duas valências, no sentido de construir uma base de conhecimento, assente na prática reflexiva, vista aqui como indispensável para o crescimento pessoal e profissional fundamental como alicerce à futura prática docente. Para tal, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, de carácter intensivo, com recurso a duas amostras a saber: uma, constituída por dezoito crianças que frequentavam o Pré-Escolar, num estabelecimento de ensino particular e cooperativo de cariz religioso; a outra, composta por vinte e seis crianças que frequentavam o 2º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico numa escola da rede pública e com características de investigação-ação, na medida em que todo o trabalho, partindo da observação participante e da utilização de vários instrumentos de recolha de dados, assentou em aspetos considerados mais relevantes ao nível da observação, planeamento/planificação, ação/intervenção e avaliação da intervenção educativa, bem como da avaliação das aprendizagens das crianças/alunos. No final deste percurso, considera-se que esta experiência nos diferentes contextos se tornou fundamental na aquisição das competências necessárias ao exercício da função de um profissional com habilitação para a docência generalista, acentuando-se a necessidade da aprendizagem ao longo da vida não só no sentido de uma reflexão diária, mas também pela partilha de ideias e experiências com outros profissionais da área.
id RCAP_93d2feda6f0057aa61a358427df224a3
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1180
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a saber ser, a saber fazer e a saber estar - a construção da profissionalizaçãoEnsino reflexivoEducação pré-escolarEnsino básico (1º ciclo)Docente generalistaAs alterações feitas, em 2007, ao regime de habilitação para a docência vieram alargar os domínios de habilitação do docente generalista, passando a abranger a habilitação conjunta para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, o presente relatório apresenta uma descrição sobre processo de desenvolvimento pessoal e profissional experienciado, enquanto estudante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, durante os estágios realizados nas duas valências, no sentido de construir uma base de conhecimento, assente na prática reflexiva, vista aqui como indispensável para o crescimento pessoal e profissional fundamental como alicerce à futura prática docente. Para tal, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, de carácter intensivo, com recurso a duas amostras a saber: uma, constituída por dezoito crianças que frequentavam o Pré-Escolar, num estabelecimento de ensino particular e cooperativo de cariz religioso; a outra, composta por vinte e seis crianças que frequentavam o 2º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico numa escola da rede pública e com características de investigação-ação, na medida em que todo o trabalho, partindo da observação participante e da utilização de vários instrumentos de recolha de dados, assentou em aspetos considerados mais relevantes ao nível da observação, planeamento/planificação, ação/intervenção e avaliação da intervenção educativa, bem como da avaliação das aprendizagens das crianças/alunos. No final deste percurso, considera-se que esta experiência nos diferentes contextos se tornou fundamental na aquisição das competências necessárias ao exercício da função de um profissional com habilitação para a docência generalista, acentuando-se a necessidade da aprendizagem ao longo da vida não só no sentido de uma reflexão diária, mas também pela partilha de ideias e experiências com outros profissionais da área.The changes made, in 2007, to the regime that qualifies for teaching extended its domains to a generalist area, enabling teachers to qualify for both Preschool Education and Primary School. Thus, this report presents an account of personal and professional experiences at the two internships in Preschool Education and Primary School as a student of a Master's degree, in order to build a base of knowledge, through reflection, here regarded as indispensable for personal and professional growth, the key foundation of teaching. So, the option was for a study of qualitative and intensive nature, using two samples: one consisting of eighteen children attending Preschool, in a private and religious institution; the other, consisting of twenty six children attending second grade of Primary School in a public institution. This study has characteristics of investigationaction method, so that all the work, through participant observation and the use of several instruments for collecting data, was based on aspects considered relevant for observation, lesson planning, action/intervention and evaluation of intervention as well as assessment of the children´s learning. At the end of this course, the experience in different environments is considered crucial for acquiring skills which are fundamental to be a professional qualified for generalist teaching, emphasizing the necessity of lifelong learning, based not only on daily reflection but also on sharing ideas and experiences with other professionals.2012-04-16T08:56:02Z2013-05-20T14:06:35Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1180porSousa, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:40Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:41.529409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a saber ser, a saber fazer e a saber estar - a construção da profissionalização
title Aprender a saber ser, a saber fazer e a saber estar - a construção da profissionalização
spellingShingle Aprender a saber ser, a saber fazer e a saber estar - a construção da profissionalização
Sousa, Maria de Fátima
Ensino reflexivo
Educação pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Docente generalista
title_short Aprender a saber ser, a saber fazer e a saber estar - a construção da profissionalização
title_full Aprender a saber ser, a saber fazer e a saber estar - a construção da profissionalização
title_fullStr Aprender a saber ser, a saber fazer e a saber estar - a construção da profissionalização
title_full_unstemmed Aprender a saber ser, a saber fazer e a saber estar - a construção da profissionalização
title_sort Aprender a saber ser, a saber fazer e a saber estar - a construção da profissionalização
author Sousa, Maria de Fátima
author_facet Sousa, Maria de Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino reflexivo
Educação pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Docente generalista
topic Ensino reflexivo
Educação pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Docente generalista
description As alterações feitas, em 2007, ao regime de habilitação para a docência vieram alargar os domínios de habilitação do docente generalista, passando a abranger a habilitação conjunta para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, o presente relatório apresenta uma descrição sobre processo de desenvolvimento pessoal e profissional experienciado, enquanto estudante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, durante os estágios realizados nas duas valências, no sentido de construir uma base de conhecimento, assente na prática reflexiva, vista aqui como indispensável para o crescimento pessoal e profissional fundamental como alicerce à futura prática docente. Para tal, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, de carácter intensivo, com recurso a duas amostras a saber: uma, constituída por dezoito crianças que frequentavam o Pré-Escolar, num estabelecimento de ensino particular e cooperativo de cariz religioso; a outra, composta por vinte e seis crianças que frequentavam o 2º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico numa escola da rede pública e com características de investigação-ação, na medida em que todo o trabalho, partindo da observação participante e da utilização de vários instrumentos de recolha de dados, assentou em aspetos considerados mais relevantes ao nível da observação, planeamento/planificação, ação/intervenção e avaliação da intervenção educativa, bem como da avaliação das aprendizagens das crianças/alunos. No final deste percurso, considera-se que esta experiência nos diferentes contextos se tornou fundamental na aquisição das competências necessárias ao exercício da função de um profissional com habilitação para a docência generalista, acentuando-se a necessidade da aprendizagem ao longo da vida não só no sentido de uma reflexão diária, mas também pela partilha de ideias e experiências com outros profissionais da área.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-16T08:56:02Z
2012-02-01T00:00:00Z
2012-02
2013-05-20T14:06:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1180
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620079304704