Caminho(s) da Profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Helena
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1181
http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1181
Resumo: Conceitos como a pedagogia da diferenciação, metodologia do projeto e consequente entendimento da criança/aluno, como um ser ativo, têm sido capa de rosto do atual processo de ensino-aprendizagem, ao nível da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do EB. Perceber, em última instância, como se constrói, desenvolve e avalia todo o sistema educativo, parece ser útil e pertinente para um conhecimento mais prático e real de um mundo tão vasto como o da Educação. Também para ele concorrem o lado afetivo, o envolvimento pessoal, tal como o conhecimento do espaço onde a ação é desenvolvida, pois revelam-se como fatores cruciais para todo esse conhecimento pretendido. Aliando as perspetivas teóricas, com base nos modelos de Reggio Emília, High Scope e do Movimento da Escola Moderna, a todas as componentes de ordem prática a nível do Pré-Escolar, e as Pedagogias: Diretiva, Não-diretiva e Relacional no contexto de 1º Ciclo do EB, como os momentos de observação, planificação, execução e avaliação, é possível descrever, no presente relatório, todo um perfil profissional generalista, ainda que em construção, bem como todo o trabalho desenvolvido, em duas instituições, também elas definidas, ao longo de grande parte de um ano letivo. A nível metodológico realizou-se, por isso, um estudo com particularidades de um estudo de caso, inserido num paradigma qualitativo, sendo que os métodos de recolha de dados utilizados foram, essencialmente, os da entrevista, o da observação participante a todos os momentos letivos e o da análise documental a documentos como o Projeto Educativo, Regulamento Interno e o Plano Anual de Atividades.
id RCAP_a8ee111382e33723c3a600c1154464fe
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1181
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caminho(s) da Profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoDocente generalistaEnsino reflexivoEducação pré-escolarEnsino básico (1º ciclo)Conceitos como a pedagogia da diferenciação, metodologia do projeto e consequente entendimento da criança/aluno, como um ser ativo, têm sido capa de rosto do atual processo de ensino-aprendizagem, ao nível da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do EB. Perceber, em última instância, como se constrói, desenvolve e avalia todo o sistema educativo, parece ser útil e pertinente para um conhecimento mais prático e real de um mundo tão vasto como o da Educação. Também para ele concorrem o lado afetivo, o envolvimento pessoal, tal como o conhecimento do espaço onde a ação é desenvolvida, pois revelam-se como fatores cruciais para todo esse conhecimento pretendido. Aliando as perspetivas teóricas, com base nos modelos de Reggio Emília, High Scope e do Movimento da Escola Moderna, a todas as componentes de ordem prática a nível do Pré-Escolar, e as Pedagogias: Diretiva, Não-diretiva e Relacional no contexto de 1º Ciclo do EB, como os momentos de observação, planificação, execução e avaliação, é possível descrever, no presente relatório, todo um perfil profissional generalista, ainda que em construção, bem como todo o trabalho desenvolvido, em duas instituições, também elas definidas, ao longo de grande parte de um ano letivo. A nível metodológico realizou-se, por isso, um estudo com particularidades de um estudo de caso, inserido num paradigma qualitativo, sendo que os métodos de recolha de dados utilizados foram, essencialmente, os da entrevista, o da observação participante a todos os momentos letivos e o da análise documental a documentos como o Projeto Educativo, Regulamento Interno e o Plano Anual de Atividades.Concepts such as the pedagogy of differentiation, project methodology and consequent understanding of the child/student, as an active being, have been the front page of the current teaching-learning process, at a pre-school and 1st cycle level. To ultimately understand how to build, develop and evaluate the entire educational system, seems to be useful and relevant to obtain a more practical and real understanding of a world as vast as that of Education. Also competing for it are the affective side, personal involvement, and the knowledge of space where the action is developed, because they are crucial factors to all the required knowledge. Combining all theoretical perspectives, such as the Reggio Emilia, High Scope and on the Modern School Movement models, and the Directive, Non-Directive and Relational Pedagogies, in the 1st Cycle context, with the observation, planning, implementation and evaluation moments, it is possible to describe, in this report, a general professional profile, yet under construction, as well as all the work developed in two institutions, also defined over a large part of a school year. Methodologically, a study was conducted, with the particularities of a case study, part of a qualitative paradigm, and the methods of data collection used were, essentially, interview, participant observation at all school moments and documentary analysis to documents, such as, the Education Project, Rules of Procedure and Annual Plan of Activities.2012-04-16T09:07:57Z2013-05-20T14:06:38Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1181http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1181porCabral, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:40Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:41.576814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caminho(s) da Profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Caminho(s) da Profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Caminho(s) da Profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Cabral, Helena
Docente generalista
Ensino reflexivo
Educação pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
title_short Caminho(s) da Profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Caminho(s) da Profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Caminho(s) da Profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Caminho(s) da Profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Caminho(s) da Profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Cabral, Helena
author_facet Cabral, Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Docente generalista
Ensino reflexivo
Educação pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
topic Docente generalista
Ensino reflexivo
Educação pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
description Conceitos como a pedagogia da diferenciação, metodologia do projeto e consequente entendimento da criança/aluno, como um ser ativo, têm sido capa de rosto do atual processo de ensino-aprendizagem, ao nível da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do EB. Perceber, em última instância, como se constrói, desenvolve e avalia todo o sistema educativo, parece ser útil e pertinente para um conhecimento mais prático e real de um mundo tão vasto como o da Educação. Também para ele concorrem o lado afetivo, o envolvimento pessoal, tal como o conhecimento do espaço onde a ação é desenvolvida, pois revelam-se como fatores cruciais para todo esse conhecimento pretendido. Aliando as perspetivas teóricas, com base nos modelos de Reggio Emília, High Scope e do Movimento da Escola Moderna, a todas as componentes de ordem prática a nível do Pré-Escolar, e as Pedagogias: Diretiva, Não-diretiva e Relacional no contexto de 1º Ciclo do EB, como os momentos de observação, planificação, execução e avaliação, é possível descrever, no presente relatório, todo um perfil profissional generalista, ainda que em construção, bem como todo o trabalho desenvolvido, em duas instituições, também elas definidas, ao longo de grande parte de um ano letivo. A nível metodológico realizou-se, por isso, um estudo com particularidades de um estudo de caso, inserido num paradigma qualitativo, sendo que os métodos de recolha de dados utilizados foram, essencialmente, os da entrevista, o da observação participante a todos os momentos letivos e o da análise documental a documentos como o Projeto Educativo, Regulamento Interno e o Plano Anual de Atividades.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-16T09:07:57Z
2012-02-01T00:00:00Z
2012-02
2013-05-20T14:06:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1181
http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1181
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1181
http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620081401856