O educador de infância e o professor do 1º ciclo do ensino básico : um olhar crítico sobre as especificidades, transversalidades e continuidade nestes contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Diana Patrícia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1188
Resumo: O Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e a Educação Pré-Escolar apresentam-se como as etapas basilares do processo de educação ao longo da vida, daí que a articulação entre estas duas etapas seja incontornável. Assim sendo, este novo paradigma da habilitação do docente generalista vem trazer novos desafios aos profissionais de educação, pois estes terão que reconhecer as similitudes e disparidades entre estes contextos para que uma ponte entre os mesmos seja exequível, atendendo ao objetivo último da educação: o desenvolvimento integral e harmonioso da criança. Neste sentido, o presente trabalho espelha o culminar das experiências de estágio nos contextos de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar, sendo que se encontram evidenciadas as especificidades, transversalidade e continuidade existentes em ambos os contextos. A intervenção educativa nos dois contextos regeu-se por alguns princípios por nós considerados alicerçais no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas ações de observar, planificar, intervir e avaliar; a necessidade da diferenciação pedagógica face às individualidades de cada um; a interdisciplinaridade com vista ao desenvolvimento global da criança; a importância do envolvimento parental no desenvolvimento da criança; assim como a construção ativa e cooperativa do conhecimento. Para a concretização destas reflexões pessoais foi imperativa a consulta de pressupostos teóricos que suportam as opções tomadas, assim como instrumentos de observação e de análise que permitissem uma apropriação da realidade.
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