Comunicação em saúde: a cobertura mediática e a gestão da crise COVID-19 numa universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruão, Teresa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes, Sofia, Silva, Sónia Cristina Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/67474
Resumo: Em Março deste ano, Portugal encerrava a primeira instituição de ensino superior do país no contexto da pandemia de COVID-19. Os média cobriam exaustivamente o assunto, enquanto a Universidade do Minho (UMinho) iniciava os protocolos de gestão de crise. Neste trabalho, analisamos a cobertura mediática desta universidade e a sua estratégia de comunicação, como pretexto para refletir sobre os processos de produção noticiosa em situações de crise de saúde pública. O estudo de caso foi a metodologia usada para olhar este fenómeno, com recurso ao método da análise documental (qualitativa e quantitativa) que permitiu tratar e interpretar os dados. Foram analisados os artigos noticiosos de seis meios – Público, Jornal de Notícias, Diário do Minho, Correio do Minho, ComUM e RUM - e as peças de comunicação tornadas públicas pela Universidade. A análise mostrou um alinhamento entre a cobertura noticiosa e as mensagens da UMinho. Trata-se de um procedimento mencionado nas “boas práticas” da comunicação de crise, que levanta preocupações. A qualidade da informação no espaço público depende do alinhamento dos atores envolvidos no processo noticioso, ou do debate e do exercício do contraditório? Eis uma discussão que deveria aproximar os campos do Jornalismo e da Comunicação Estratégica.