Qompetitividade : qualidade ao serviço da estratégia competitiva da empresa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/3246 |
Resumo: | O objectivo deste trabalho, consiste em propor uma abordagem metodológica para desenvolver a Qompetitividade nas empresas, a partir do mapa estratégico proposto por Robert Kaplan e David Norton, com recurso à metodologia QFD , contemplando os princípios da norma ISO 9001: 2008. O termo proposto: Qompetitividade, significa que o conceito qualidade, proposto pela norma ISO 9001 deve ser compreendido como fonte de vantagem competitiva. Não é novidade para ninguém que há empresas que iniciam processos de certificação ISO 9001, sem terem uma ideia clara sobre a contribuição da gestão da qualidade para competir no negócio. Para essas empresas, a certificação é um fim a alcançar e não um meio para competir melhor. Passam por isso a trabalhar para a qualidade, acrescentando um problema à gestão: alimentar uma máquina administrativa que se auto consome. A ideia não é certamente esta, mas por falta de clarificação do que é “Gestão da Qualidade”, isto infelizmente acontece. Na sua forma mais simples, sem contudo subtrairmos rigor ao conceito, podemos definir Qualidade através da seguinte fórmula: Q = P/E ≥ 1, em que: Q – é qualidade; P – é a performance da empresa; E – é a expectativa que os clientes têm. Dito de outra forma, a performance da empresa, resulta do funcionamento do seu sistema de processos, e tem que superar as expectativas dos clientes. É nesta perspectiva que propomos uma abordagem metodológica, que enquadra o melhor de três áreas de conhecimento intimamente relacionadas: a gestão da Qualidade, a formulação e a concretização da estratégia (BSC) e a metodologia para chegar à qualidade (QFD). |
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Qompetitividade : qualidade ao serviço da estratégia competitiva da empresaQompetitividadeISO 9001:2008BSCQFDQompetitivenessO objectivo deste trabalho, consiste em propor uma abordagem metodológica para desenvolver a Qompetitividade nas empresas, a partir do mapa estratégico proposto por Robert Kaplan e David Norton, com recurso à metodologia QFD , contemplando os princípios da norma ISO 9001: 2008. O termo proposto: Qompetitividade, significa que o conceito qualidade, proposto pela norma ISO 9001 deve ser compreendido como fonte de vantagem competitiva. Não é novidade para ninguém que há empresas que iniciam processos de certificação ISO 9001, sem terem uma ideia clara sobre a contribuição da gestão da qualidade para competir no negócio. Para essas empresas, a certificação é um fim a alcançar e não um meio para competir melhor. Passam por isso a trabalhar para a qualidade, acrescentando um problema à gestão: alimentar uma máquina administrativa que se auto consome. A ideia não é certamente esta, mas por falta de clarificação do que é “Gestão da Qualidade”, isto infelizmente acontece. Na sua forma mais simples, sem contudo subtrairmos rigor ao conceito, podemos definir Qualidade através da seguinte fórmula: Q = P/E ≥ 1, em que: Q – é qualidade; P – é a performance da empresa; E – é a expectativa que os clientes têm. Dito de outra forma, a performance da empresa, resulta do funcionamento do seu sistema de processos, e tem que superar as expectativas dos clientes. É nesta perspectiva que propomos uma abordagem metodológica, que enquadra o melhor de três áreas de conhecimento intimamente relacionadas: a gestão da Qualidade, a formulação e a concretização da estratégia (BSC) e a metodologia para chegar à qualidade (QFD).The main goal of this project consists of proposing an methodological approach towards the development of Qompetitiveness in companies, based on the strategy map proposed by Robert Kaplan and David Norton, and using the QFD methodology, considering the principals of the standard ISO 9001: 2008. The term proposed: Qompetitiveness means that the concept of quality, proposed by the standard ISO 9001 must be understood as a source of competitive advantage. It’s not new to anyone, that some companies start processes of certification ISO 9001, without a clear idea about the contribution of quality management. For those companies, a certification is an end to achieve, and not an aim to compete towards it’s best. Due to this fact, they start to work towards quality adding a problem to the management: feeding an administrative machine that auto consumes itself. The idea is not exactly that, but due to the lack of clarification of what quality management means, unfortunately, this happens. In its simplest form, without subtracting the rigor towards the concept, we can define quality by the following formula: Q = P/E ≥ 1, in which : Q - is quality; P - is the performance of the company; E - is the clients’ expectations. In other words, the performance of the company, is the result of the operation of its system of processes, that has to overpass the clients’ expectations. It’s in this perspective, that we propose an methodological approach, that fits the best of the three areas of its knowledge strongly connected: the quality management, the formulation and concretization of the strategy (BSC) and the methodology to reach the quality.2012-02-13T13:56:20Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/3246porFernandes, António Manuel Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:30:12Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:33.465899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O objectivo deste trabalho, consiste em propor uma abordagem metodológica para desenvolver a Qompetitividade nas empresas, a partir do mapa estratégico proposto por Robert Kaplan e David Norton, com recurso à metodologia QFD , contemplando os princípios da norma ISO 9001: 2008. O termo proposto: Qompetitividade, significa que o conceito qualidade, proposto pela norma ISO 9001 deve ser compreendido como fonte de vantagem competitiva. Não é novidade para ninguém que há empresas que iniciam processos de certificação ISO 9001, sem terem uma ideia clara sobre a contribuição da gestão da qualidade para competir no negócio. Para essas empresas, a certificação é um fim a alcançar e não um meio para competir melhor. Passam por isso a trabalhar para a qualidade, acrescentando um problema à gestão: alimentar uma máquina administrativa que se auto consome. A ideia não é certamente esta, mas por falta de clarificação do que é “Gestão da Qualidade”, isto infelizmente acontece. Na sua forma mais simples, sem contudo subtrairmos rigor ao conceito, podemos definir Qualidade através da seguinte fórmula: Q = P/E ≥ 1, em que: Q – é qualidade; P – é a performance da empresa; E – é a expectativa que os clientes têm. Dito de outra forma, a performance da empresa, resulta do funcionamento do seu sistema de processos, e tem que superar as expectativas dos clientes. É nesta perspectiva que propomos uma abordagem metodológica, que enquadra o melhor de três áreas de conhecimento intimamente relacionadas: a gestão da Qualidade, a formulação e a concretização da estratégia (BSC) e a metodologia para chegar à qualidade (QFD). |
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