Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Milene Frasão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62347
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada (área de especialização em Desenvolvimento de Carreira)
id RCAP_94037fdd25a28d098c014959fe24263f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62347
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de PsicologiaQuality and perceived satisfaction with the curricular internship in Psychology studentsEstágio curricularPerceção da qualidade de estágioSatisfação com o estágioSupervisão em psicologiaCurricular internshipPerception of the quality of the internshipSatisfaction with the internshipSupervision in psychologyCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada (área de especialização em Desenvolvimento de Carreira)A qualidade da transição ensino superior e mercado de trabalho exerce uma influência notável no desenvolvimento subsequente da carreira e no ajustamento psicossocial dos estudantes. Este estudo analisa a relação entre a qualidade percebida do estágio curricular e a satisfação com o mesmo em estudantes do curso de Psicologia. Participaram 121 estudantes do último ano do curso de Psicologia de uma universidade pública do noroeste de Portugal. Destes 103 são raparigas (85.1%) e 16 são rapazes (13.2%), com idades entre 21 e 53 anos (M = 24.6) (DP = 6.25). Estes responderam a um questionário sociodemográfico, ao Inventário da Qualidade do Estágio e à Escala de Satisfação com o Estágio. Os resultados de uma análise de regressão linear múltipla indicam que a qualidade percebida no estágio curricular é um preditor significativo da satisfação com o estágio, sendo que estudantes com maior suporte social, melhores oportunidades de aprendizagem e maior clareza das instruções, apresentam maior satisfação com o estágio. Conclui-se que a perceção da qualidade de estágio pode constituir um comportamento adaptativo de carreira associado a componentes da satisfação com o estágio curricular em Psicologia.The quality of the transition between higher education and labour market plays an important role on further career development and psychosocial adjustment of the students. This study analyses the relationship between the perceived quality of the curricular internship and the satisfaction of the students of Psychology. One hundred and twenty one students on the last year of Psychology degree, at a public university in the north-west of Portugal, took part of this study, 103 of those were female (85.1%) and 16 male (13.2%), aged between 21 and 53 (M = 24.6) (SD = 6.25). The study consisted in the analysis of the replies to a sociodemographic questionnaire, a Statistical Quality Inventory and a Stages of Satisfaction Scale. The results of a multiple linear regression analysis allowed to identify that the perceived quality of the curricular internship presents a significant indicator of the satisfaction with the very same, where students with better social support, learning opportunities and greater clarity of instruction present higher satisfaction with the internship. It was concluded that the perception of the quality of the internship seems to constitute an adaptive career behaviour associated to satisfaction components with the curricular internship in Psychology.Taveira, Maria do CéuMarques, CátiaUniversidade do MinhoViana, Milene Frasão20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62347por202270912info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:33.513991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia
Quality and perceived satisfaction with the curricular internship in Psychology students
title Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia
spellingShingle Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia
Viana, Milene Frasão
Estágio curricular
Perceção da qualidade de estágio
Satisfação com o estágio
Supervisão em psicologia
Curricular internship
Perception of the quality of the internship
Satisfaction with the internship
Supervision in psychology
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia
title_full Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia
title_fullStr Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia
title_full_unstemmed Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia
title_sort Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia
author Viana, Milene Frasão
author_facet Viana, Milene Frasão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Taveira, Maria do Céu
Marques, Cátia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Milene Frasão
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio curricular
Perceção da qualidade de estágio
Satisfação com o estágio
Supervisão em psicologia
Curricular internship
Perception of the quality of the internship
Satisfaction with the internship
Supervision in psychology
Ciências Sociais::Psicologia
topic Estágio curricular
Perceção da qualidade de estágio
Satisfação com o estágio
Supervisão em psicologia
Curricular internship
Perception of the quality of the internship
Satisfaction with the internship
Supervision in psychology
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada (área de especialização em Desenvolvimento de Carreira)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62347
url http://hdl.handle.net/1822/62347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202270912
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133021009346560