Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62347 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada (área de especialização em Desenvolvimento de Carreira) |
id |
RCAP_94037fdd25a28d098c014959fe24263f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62347 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de PsicologiaQuality and perceived satisfaction with the curricular internship in Psychology studentsEstágio curricularPerceção da qualidade de estágioSatisfação com o estágioSupervisão em psicologiaCurricular internshipPerception of the quality of the internshipSatisfaction with the internshipSupervision in psychologyCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada (área de especialização em Desenvolvimento de Carreira)A qualidade da transição ensino superior e mercado de trabalho exerce uma influência notável no desenvolvimento subsequente da carreira e no ajustamento psicossocial dos estudantes. Este estudo analisa a relação entre a qualidade percebida do estágio curricular e a satisfação com o mesmo em estudantes do curso de Psicologia. Participaram 121 estudantes do último ano do curso de Psicologia de uma universidade pública do noroeste de Portugal. Destes 103 são raparigas (85.1%) e 16 são rapazes (13.2%), com idades entre 21 e 53 anos (M = 24.6) (DP = 6.25). Estes responderam a um questionário sociodemográfico, ao Inventário da Qualidade do Estágio e à Escala de Satisfação com o Estágio. Os resultados de uma análise de regressão linear múltipla indicam que a qualidade percebida no estágio curricular é um preditor significativo da satisfação com o estágio, sendo que estudantes com maior suporte social, melhores oportunidades de aprendizagem e maior clareza das instruções, apresentam maior satisfação com o estágio. Conclui-se que a perceção da qualidade de estágio pode constituir um comportamento adaptativo de carreira associado a componentes da satisfação com o estágio curricular em Psicologia.The quality of the transition between higher education and labour market plays an important role on further career development and psychosocial adjustment of the students. This study analyses the relationship between the perceived quality of the curricular internship and the satisfaction of the students of Psychology. One hundred and twenty one students on the last year of Psychology degree, at a public university in the north-west of Portugal, took part of this study, 103 of those were female (85.1%) and 16 male (13.2%), aged between 21 and 53 (M = 24.6) (SD = 6.25). The study consisted in the analysis of the replies to a sociodemographic questionnaire, a Statistical Quality Inventory and a Stages of Satisfaction Scale. The results of a multiple linear regression analysis allowed to identify that the perceived quality of the curricular internship presents a significant indicator of the satisfaction with the very same, where students with better social support, learning opportunities and greater clarity of instruction present higher satisfaction with the internship. It was concluded that the perception of the quality of the internship seems to constitute an adaptive career behaviour associated to satisfaction components with the curricular internship in Psychology.Taveira, Maria do CéuMarques, CátiaUniversidade do MinhoViana, Milene Frasão20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62347por202270912info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:33.513991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia Quality and perceived satisfaction with the curricular internship in Psychology students |
title |
Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia |
spellingShingle |
Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia Viana, Milene Frasão Estágio curricular Perceção da qualidade de estágio Satisfação com o estágio Supervisão em psicologia Curricular internship Perception of the quality of the internship Satisfaction with the internship Supervision in psychology Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia |
title_full |
Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia |
title_fullStr |
Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia |
title_full_unstemmed |
Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia |
title_sort |
Qualidade e satisfação percebida com o estágio curricular em estudantes de Psicologia |
author |
Viana, Milene Frasão |
author_facet |
Viana, Milene Frasão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Taveira, Maria do Céu Marques, Cátia Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Milene Frasão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio curricular Perceção da qualidade de estágio Satisfação com o estágio Supervisão em psicologia Curricular internship Perception of the quality of the internship Satisfaction with the internship Supervision in psychology Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Estágio curricular Perceção da qualidade de estágio Satisfação com o estágio Supervisão em psicologia Curricular internship Perception of the quality of the internship Satisfaction with the internship Supervision in psychology Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada (área de especialização em Desenvolvimento de Carreira) |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/62347 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/62347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202270912 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133021009346560 |