Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/75864 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_395f9f5e920b7c1adc22fd7a7db5aabe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75864 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologiaInfluence of the curricular internship on perceived employability of psychology studentsEmpregabilidade percebidaEnsino superiorEstágio curricularQualidade do estágioSatisfação com o estágioPerceived employabilityHigher educationCurricular internshipInternship qualitySatisfaction with the internshipCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaO período de formação universitária caracteriza-se pela aquisição de conhecimento e competências específicas, necessárias ao bom desempenho numa área científica e profissional, como a Psicologia. O estágio pode potenciar a empregabilidade percebida, e com isso, a transição bem-sucedida da universidade para o mercado de trabalho. Este estudo visa analisar a influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes finalistas de mestrado em Psicologia (N=121) de uma universidade do noroeste do País. Os estudantes responderam ao Inventário de Qualidade do Estágio, ao Questionário de Satisfação com o Estágio e à Escala de Empregabilidade Percebida. Os resultados de uma análise de regressão linear múltipla indicam a qualidade do estágio como um preditor da empregabilidade percebida dos estudantes; o mesmo não acontece com a satisfação com o estágio que, neste estudo, não se verificou um preditor da empregabilidade. Os resultados deste estudo podem contribuir para dar enfâse à importância dos estágios curriculares no plano de estudos, bem como para a melhoria desta unidade curricular, para que cada vez mais se beneficiem os estudantes e futuros profissionais da saúde mental.The university training period is characterized by the acquisition of specific knowledge and skills, necessary for good performance in a scientific and professional area, such as Psychology. The internship can enhance the perceived employability, and with this, the successful transition from the university to the job market. This study aims to analyse the influence of the curricular internship on the perceived employability of finalists in Master's degrees in Psychology (N = 121) at a university in the northwest of the country. The students answered the Internship Quality Inventory, the Internship Satisfaction Questionnaire and to the Perceived Employability Scale. The results of a multiple linear regression analysis indicate the quality of the internship as a predictor of students' perceived employability; the same does not happen with the satisfaction with the internship, which, in this study, was not found to be a predictor of employability. The results of this study can contribute to emphasize the importance of curricular internships in the study plan, as well as to improve this curricular unit, so that students and future mental health professionals are increasingly benefited.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoSantos, Marlene Fernandes dos20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75864por202754952info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:43.846154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia Influence of the curricular internship on perceived employability of psychology students |
title |
Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia |
spellingShingle |
Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia Santos, Marlene Fernandes dos Empregabilidade percebida Ensino superior Estágio curricular Qualidade do estágio Satisfação com o estágio Perceived employability Higher education Curricular internship Internship quality Satisfaction with the internship Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia |
title_full |
Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia |
title_fullStr |
Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia |
title_full_unstemmed |
Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia |
title_sort |
Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia |
author |
Santos, Marlene Fernandes dos |
author_facet |
Santos, Marlene Fernandes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Taveira, Maria do Céu Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marlene Fernandes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empregabilidade percebida Ensino superior Estágio curricular Qualidade do estágio Satisfação com o estágio Perceived employability Higher education Curricular internship Internship quality Satisfaction with the internship Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Empregabilidade percebida Ensino superior Estágio curricular Qualidade do estágio Satisfação com o estágio Perceived employability Higher education Curricular internship Internship quality Satisfaction with the internship Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/75864 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/75864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202754952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132657197514752 |