Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Andreia Alexandre Dias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34932
Resumo: O estágio curricular é um período de tempo fundamental na aquisição e estabelecimento de novas e importantes competências na formação de um futuro psicólogo. Deste modo, esta dissertação pretende compreender a influência do estágio curricular na construção da identidade profissional de um futuro psicólogo, através da entrevista a 8 estudantes que finalizaram este ano o estágio curricular, e integram o mestrado de Psicologia Clínica na Universidade de Évora. A amostra compreende idades entre os 22 e os 43 anos, todos do sexo feminino. Através da mesma foi possível concluir a importância do estágio curricular no desmistificar da prática e da representação do psicólogo, o amadurecimento do estagiário em níveis pessoais e profissionais, e um crescimento nas suas competências profissionais; - Mirror, mirror on the wall, who is the best psychologist of them all? A study on the influence of the curricular intership on the Professional Identity of the Psychology students Abstract: The curricular internship is a key period of time in the acquisition and establishment of new and important skills in the training of a future psychologist. Thus, this dissertation aims to understand the influence of the curricular internship in the construction of the professional identity of a future psychologist, through the interview of 8 students who finished this year the curricular internship, and integrate the master in Clinical Psychology at the University of Évora. The sample is composed by 22 to 43 years old, all of them female. Through the interview, it was possible to conclude the importance of the curricular internship in demystifying the practice and the representation of the psychologist, the maturation of the intern at personal and professional levels, and a growth in their professional skills.
id RCAP_c7c0f3074c9ff1cce14f3a344e017f17
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/34932
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologiaIdentidade ProfissionalEstágio CurricularPsicologiaProfessional IdentityCurricular InternshipPsychologyO estágio curricular é um período de tempo fundamental na aquisição e estabelecimento de novas e importantes competências na formação de um futuro psicólogo. Deste modo, esta dissertação pretende compreender a influência do estágio curricular na construção da identidade profissional de um futuro psicólogo, através da entrevista a 8 estudantes que finalizaram este ano o estágio curricular, e integram o mestrado de Psicologia Clínica na Universidade de Évora. A amostra compreende idades entre os 22 e os 43 anos, todos do sexo feminino. Através da mesma foi possível concluir a importância do estágio curricular no desmistificar da prática e da representação do psicólogo, o amadurecimento do estagiário em níveis pessoais e profissionais, e um crescimento nas suas competências profissionais; - Mirror, mirror on the wall, who is the best psychologist of them all? A study on the influence of the curricular intership on the Professional Identity of the Psychology students Abstract: The curricular internship is a key period of time in the acquisition and establishment of new and important skills in the training of a future psychologist. Thus, this dissertation aims to understand the influence of the curricular internship in the construction of the professional identity of a future psychologist, through the interview of 8 students who finished this year the curricular internship, and integrate the master in Clinical Psychology at the University of Évora. The sample is composed by 22 to 43 years old, all of them female. Through the interview, it was possible to conclude the importance of the curricular internship in demystifying the practice and the representation of the psychologist, the maturation of the intern at personal and professional levels, and a growth in their professional skills.Universidade de Évora2023-04-24T14:09:10Z2023-04-242023-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/34932http://hdl.handle.net/10174/34932TID:203272005porDepartamento de Psicologiam47120@alunos.uevora.pt684Gaspar, Andreia Alexandre Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:38:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:30.146990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia
title Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia
spellingShingle Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia
Gaspar, Andreia Alexandre Dias
Identidade Profissional
Estágio Curricular
Psicologia
Professional Identity
Curricular Internship
Psychology
title_short Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia
title_full Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia
title_fullStr Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia
title_full_unstemmed Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia
title_sort Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia
author Gaspar, Andreia Alexandre Dias
author_facet Gaspar, Andreia Alexandre Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Andreia Alexandre Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Profissional
Estágio Curricular
Psicologia
Professional Identity
Curricular Internship
Psychology
topic Identidade Profissional
Estágio Curricular
Psicologia
Professional Identity
Curricular Internship
Psychology
description O estágio curricular é um período de tempo fundamental na aquisição e estabelecimento de novas e importantes competências na formação de um futuro psicólogo. Deste modo, esta dissertação pretende compreender a influência do estágio curricular na construção da identidade profissional de um futuro psicólogo, através da entrevista a 8 estudantes que finalizaram este ano o estágio curricular, e integram o mestrado de Psicologia Clínica na Universidade de Évora. A amostra compreende idades entre os 22 e os 43 anos, todos do sexo feminino. Através da mesma foi possível concluir a importância do estágio curricular no desmistificar da prática e da representação do psicólogo, o amadurecimento do estagiário em níveis pessoais e profissionais, e um crescimento nas suas competências profissionais; - Mirror, mirror on the wall, who is the best psychologist of them all? A study on the influence of the curricular intership on the Professional Identity of the Psychology students Abstract: The curricular internship is a key period of time in the acquisition and establishment of new and important skills in the training of a future psychologist. Thus, this dissertation aims to understand the influence of the curricular internship in the construction of the professional identity of a future psychologist, through the interview of 8 students who finished this year the curricular internship, and integrate the master in Clinical Psychology at the University of Évora. The sample is composed by 22 to 43 years old, all of them female. Through the interview, it was possible to conclude the importance of the curricular internship in demystifying the practice and the representation of the psychologist, the maturation of the intern at personal and professional levels, and a growth in their professional skills.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-24T14:09:10Z
2023-04-24
2023-03-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/34932
http://hdl.handle.net/10174/34932
TID:203272005
url http://hdl.handle.net/10174/34932
identifier_str_mv TID:203272005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
m47120@alunos.uevora.pt
684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136717122306048