Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/34932 |
Resumo: | O estágio curricular é um período de tempo fundamental na aquisição e estabelecimento de novas e importantes competências na formação de um futuro psicólogo. Deste modo, esta dissertação pretende compreender a influência do estágio curricular na construção da identidade profissional de um futuro psicólogo, através da entrevista a 8 estudantes que finalizaram este ano o estágio curricular, e integram o mestrado de Psicologia Clínica na Universidade de Évora. A amostra compreende idades entre os 22 e os 43 anos, todos do sexo feminino. Através da mesma foi possível concluir a importância do estágio curricular no desmistificar da prática e da representação do psicólogo, o amadurecimento do estagiário em níveis pessoais e profissionais, e um crescimento nas suas competências profissionais; - Mirror, mirror on the wall, who is the best psychologist of them all? A study on the influence of the curricular intership on the Professional Identity of the Psychology students Abstract: The curricular internship is a key period of time in the acquisition and establishment of new and important skills in the training of a future psychologist. Thus, this dissertation aims to understand the influence of the curricular internship in the construction of the professional identity of a future psychologist, through the interview of 8 students who finished this year the curricular internship, and integrate the master in Clinical Psychology at the University of Évora. The sample is composed by 22 to 43 years old, all of them female. Through the interview, it was possible to conclude the importance of the curricular internship in demystifying the practice and the representation of the psychologist, the maturation of the intern at personal and professional levels, and a growth in their professional skills. |
id |
RCAP_c7c0f3074c9ff1cce14f3a344e017f17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/34932 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologiaIdentidade ProfissionalEstágio CurricularPsicologiaProfessional IdentityCurricular InternshipPsychologyO estágio curricular é um período de tempo fundamental na aquisição e estabelecimento de novas e importantes competências na formação de um futuro psicólogo. Deste modo, esta dissertação pretende compreender a influência do estágio curricular na construção da identidade profissional de um futuro psicólogo, através da entrevista a 8 estudantes que finalizaram este ano o estágio curricular, e integram o mestrado de Psicologia Clínica na Universidade de Évora. A amostra compreende idades entre os 22 e os 43 anos, todos do sexo feminino. Através da mesma foi possível concluir a importância do estágio curricular no desmistificar da prática e da representação do psicólogo, o amadurecimento do estagiário em níveis pessoais e profissionais, e um crescimento nas suas competências profissionais; - Mirror, mirror on the wall, who is the best psychologist of them all? A study on the influence of the curricular intership on the Professional Identity of the Psychology students Abstract: The curricular internship is a key period of time in the acquisition and establishment of new and important skills in the training of a future psychologist. Thus, this dissertation aims to understand the influence of the curricular internship in the construction of the professional identity of a future psychologist, through the interview of 8 students who finished this year the curricular internship, and integrate the master in Clinical Psychology at the University of Évora. The sample is composed by 22 to 43 years old, all of them female. Through the interview, it was possible to conclude the importance of the curricular internship in demystifying the practice and the representation of the psychologist, the maturation of the intern at personal and professional levels, and a growth in their professional skills.Universidade de Évora2023-04-24T14:09:10Z2023-04-242023-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/34932http://hdl.handle.net/10174/34932TID:203272005porDepartamento de Psicologiam47120@alunos.uevora.pt684Gaspar, Andreia Alexandre Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:38:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:30.146990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia |
title |
Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia |
spellingShingle |
Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia Gaspar, Andreia Alexandre Dias Identidade Profissional Estágio Curricular Psicologia Professional Identity Curricular Internship Psychology |
title_short |
Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia |
title_full |
Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia |
title_fullStr |
Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia |
title_full_unstemmed |
Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia |
title_sort |
Espelho meu, espelho meu, quem é mais Psicólogo do que eu? Um estudo sobre a influência do estágio curricular na identidade profissional em estudantes de psicologia |
author |
Gaspar, Andreia Alexandre Dias |
author_facet |
Gaspar, Andreia Alexandre Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspar, Andreia Alexandre Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Profissional Estágio Curricular Psicologia Professional Identity Curricular Internship Psychology |
topic |
Identidade Profissional Estágio Curricular Psicologia Professional Identity Curricular Internship Psychology |
description |
O estágio curricular é um período de tempo fundamental na aquisição e estabelecimento de novas e importantes competências na formação de um futuro psicólogo. Deste modo, esta dissertação pretende compreender a influência do estágio curricular na construção da identidade profissional de um futuro psicólogo, através da entrevista a 8 estudantes que finalizaram este ano o estágio curricular, e integram o mestrado de Psicologia Clínica na Universidade de Évora. A amostra compreende idades entre os 22 e os 43 anos, todos do sexo feminino. Através da mesma foi possível concluir a importância do estágio curricular no desmistificar da prática e da representação do psicólogo, o amadurecimento do estagiário em níveis pessoais e profissionais, e um crescimento nas suas competências profissionais; - Mirror, mirror on the wall, who is the best psychologist of them all? A study on the influence of the curricular intership on the Professional Identity of the Psychology students Abstract: The curricular internship is a key period of time in the acquisition and establishment of new and important skills in the training of a future psychologist. Thus, this dissertation aims to understand the influence of the curricular internship in the construction of the professional identity of a future psychologist, through the interview of 8 students who finished this year the curricular internship, and integrate the master in Clinical Psychology at the University of Évora. The sample is composed by 22 to 43 years old, all of them female. Through the interview, it was possible to conclude the importance of the curricular internship in demystifying the practice and the representation of the psychologist, the maturation of the intern at personal and professional levels, and a growth in their professional skills. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-24T14:09:10Z 2023-04-24 2023-03-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/34932 http://hdl.handle.net/10174/34932 TID:203272005 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/34932 |
identifier_str_mv |
TID:203272005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia m47120@alunos.uevora.pt 684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136717122306048 |