Conceções de aprendizagem de adolescentes acolhimento residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Joana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, Luísa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25096
Resumo: Este estudo centrou-se na análise das conceções de aprendizagem de adolescentes do 3.º ciclo em situação de acolhimento residencial. A literatura indica que as conceções de aprendizagem se expressam e materializam em diferentes situações de aprendizagem, conduzindo à obtenção de resultados de aprendizagem qualitativamente diferentes. Os dados disponíveis sobre a situação escolar das crianças e jovens em acolhimento residencial têm vindo a identificar diversas fragilidades escolares. Participaram neste estudo 55 jovens que se encontravam em casas de acolhimento situadas nos distritos do Porto e Braga. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com um guião centrado nas diversas questões sobre o aprender (Grácio, 2002). Foi ainda recolhido o rendimento escolar dos participantes, que se revelou maioritariamente condizente com uma situação de insucesso escolar. Os resultados apontam para uma identificação de conceções de aprendizagem, maioritariamente, do tipo reprodutivo. Percebemos ainda que estes jovens 199concetualizam a aprendizagem como um meio para alcançar um futuro melhor, em que se aprende com os outros e com os erros. Os dados reforçam a pertinência do papel ativo dos alunos na sua aprendizagem e do desenvolvimento de estudos no âmbito da educação de jovens em acolhimento residencial.
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