Conceções de aprendizagem de adolescentes acolhimento residencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/25096 |
Resumo: | Este estudo centrou-se na análise das conceções de aprendizagem de adolescentes do 3.º ciclo em situação de acolhimento residencial. A literatura indica que as conceções de aprendizagem se expressam e materializam em diferentes situações de aprendizagem, conduzindo à obtenção de resultados de aprendizagem qualitativamente diferentes. Os dados disponíveis sobre a situação escolar das crianças e jovens em acolhimento residencial têm vindo a identificar diversas fragilidades escolares. Participaram neste estudo 55 jovens que se encontravam em casas de acolhimento situadas nos distritos do Porto e Braga. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com um guião centrado nas diversas questões sobre o aprender (Grácio, 2002). Foi ainda recolhido o rendimento escolar dos participantes, que se revelou maioritariamente condizente com uma situação de insucesso escolar. Os resultados apontam para uma identificação de conceções de aprendizagem, maioritariamente, do tipo reprodutivo. Percebemos ainda que estes jovens 199concetualizam a aprendizagem como um meio para alcançar um futuro melhor, em que se aprende com os outros e com os erros. Os dados reforçam a pertinência do papel ativo dos alunos na sua aprendizagem e do desenvolvimento de estudos no âmbito da educação de jovens em acolhimento residencial. |
id |
RCAP_940bd39ef309d5563eeaf07dee8e7989 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25096 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conceções de aprendizagem de adolescentes acolhimento residencialLearning conceptions of adolescents in residential careConceções de aprendizagemRendimento escolarAdolescentes em acolhimento residencialLearning conceptionsAcademic achievementAdolescents in residencial careEste estudo centrou-se na análise das conceções de aprendizagem de adolescentes do 3.º ciclo em situação de acolhimento residencial. A literatura indica que as conceções de aprendizagem se expressam e materializam em diferentes situações de aprendizagem, conduzindo à obtenção de resultados de aprendizagem qualitativamente diferentes. Os dados disponíveis sobre a situação escolar das crianças e jovens em acolhimento residencial têm vindo a identificar diversas fragilidades escolares. Participaram neste estudo 55 jovens que se encontravam em casas de acolhimento situadas nos distritos do Porto e Braga. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com um guião centrado nas diversas questões sobre o aprender (Grácio, 2002). Foi ainda recolhido o rendimento escolar dos participantes, que se revelou maioritariamente condizente com uma situação de insucesso escolar. Os resultados apontam para uma identificação de conceções de aprendizagem, maioritariamente, do tipo reprodutivo. Percebemos ainda que estes jovens 199concetualizam a aprendizagem como um meio para alcançar um futuro melhor, em que se aprende com os outros e com os erros. Os dados reforçam a pertinência do papel ativo dos alunos na sua aprendizagem e do desenvolvimento de estudos no âmbito da educação de jovens em acolhimento residencial.The current study focused on the analysis of learning conceptions of 3rd cycle students in residential care. Literature indicates that learning conceptions are expressed and materialized in different learning situations, leading to the achievement of qualitatively different learning outcomes. The available data on the school situation of children and young people in care have been identifying various school fragilities. Fifty-five adolescents who lived in residential care institutions in Porto and Braga participated in this study. Semi-structured interviews were conducted, with a script focused on the various questions about learning (Grácio, 2002). School performance of the participants was also collected, which proved to be mostly consistent with a situation of school failure. Results point to an identification of learning conceptions, mainly of the reproductive type. We also perceive that these young people conceptualise learning as a means to achieve a better future, in which one learns from others and from mistakes. Data reinforce the relevance of the active role of students in their learning and of the development of studies in the domain of education of young people in residential care.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarvalho, Maria JoanaRibeiro, Luísa2018-06-25T17:19:44Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25096por1645-400610.34632/investigacaoeducacional.2017.34392182-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-01T23:52:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:01.193541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceções de aprendizagem de adolescentes acolhimento residencial Learning conceptions of adolescents in residential care |
title |
Conceções de aprendizagem de adolescentes acolhimento residencial |
spellingShingle |
Conceções de aprendizagem de adolescentes acolhimento residencial Carvalho, Maria Joana Conceções de aprendizagem Rendimento escolar Adolescentes em acolhimento residencial Learning conceptions Academic achievement Adolescents in residencial care |
title_short |
Conceções de aprendizagem de adolescentes acolhimento residencial |
title_full |
Conceções de aprendizagem de adolescentes acolhimento residencial |
title_fullStr |
Conceções de aprendizagem de adolescentes acolhimento residencial |
title_full_unstemmed |
Conceções de aprendizagem de adolescentes acolhimento residencial |
title_sort |
Conceções de aprendizagem de adolescentes acolhimento residencial |
author |
Carvalho, Maria Joana |
author_facet |
Carvalho, Maria Joana Ribeiro, Luísa |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Luísa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Maria Joana Ribeiro, Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceções de aprendizagem Rendimento escolar Adolescentes em acolhimento residencial Learning conceptions Academic achievement Adolescents in residencial care |
topic |
Conceções de aprendizagem Rendimento escolar Adolescentes em acolhimento residencial Learning conceptions Academic achievement Adolescents in residencial care |
description |
Este estudo centrou-se na análise das conceções de aprendizagem de adolescentes do 3.º ciclo em situação de acolhimento residencial. A literatura indica que as conceções de aprendizagem se expressam e materializam em diferentes situações de aprendizagem, conduzindo à obtenção de resultados de aprendizagem qualitativamente diferentes. Os dados disponíveis sobre a situação escolar das crianças e jovens em acolhimento residencial têm vindo a identificar diversas fragilidades escolares. Participaram neste estudo 55 jovens que se encontravam em casas de acolhimento situadas nos distritos do Porto e Braga. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com um guião centrado nas diversas questões sobre o aprender (Grácio, 2002). Foi ainda recolhido o rendimento escolar dos participantes, que se revelou maioritariamente condizente com uma situação de insucesso escolar. Os resultados apontam para uma identificação de conceções de aprendizagem, maioritariamente, do tipo reprodutivo. Percebemos ainda que estes jovens 199concetualizam a aprendizagem como um meio para alcançar um futuro melhor, em que se aprende com os outros e com os erros. Os dados reforçam a pertinência do papel ativo dos alunos na sua aprendizagem e do desenvolvimento de estudos no âmbito da educação de jovens em acolhimento residencial. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-06-25T17:19:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/25096 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/25096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2017.3439 2182-4614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131896711479296 |