Jovens em acolhimento residencial: o efeito da auto-representação no sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Tânia Sofia Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10383
Resumo: Os jovens em acolhimento residencial são uma das populações de maior risco de insucesso escolar (Jackson & Cameron, 2012). Diversos fatores exercem influência no sucesso escolar, sendo a auto-representação (AR) um deles. Neste sentido, este estudo teve como objetivos [1] descrever as auto-representações e o sucesso escolar dos jovens em acolhimento residencial, [2] analisar a relação entre as duas variáveis e [3] investigar o papel moderador de variáveis individuais (sexo e idade), institucionais (tempo de acolhimento) e escolares (suspensão/expulsão) na relação entre a auto-representação e o sucesso escolar dos jovens em acolhimento residencial. A amostra foi constituída por jovens em acolhimento residencial (N=150), com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos (54% do sexo masculino e 46% do sexo feminino). A auto-representação foi avaliada através do Self-Representation Questionnaire for Youth in Residential Care (Patrício & Calheiros, in press), e o sucesso escolar pelas notas a português, matemática, média geral de notas e número de reprovações. Verificou-se que a auto-representação dos jovens em acolhimento residencial teve influência no seu sucesso escolar, sendo que, AR da competência e a AR global positiva teve um efeito direto e as dimensões comportamental, emocional, relacional, desintegrado da AR e AR global negativa exerceram um efeito nas condições das variáveis moderadoras. Relativamente aos efeitos de interação, verificou-se que o sexo, a idade, o tempo de acolhimento e a suspensão/expulsão moderam a relação entre a auto-representação e o sucesso escolar.
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