Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Marta Rosmaninho Matias Gândara
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22391
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação, dissertação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre.
id RCAP_942eb5c031d616c79909dbd46b1e5914
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design editorial e interativo aplicado à terapia da falaDesign editorialDesign de interaçãoLivro infantil interativoTerapia da FalaEditorial designInteraction designInteractive children´s bookSpeech therapyDissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação, dissertação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre.A aprendizagem de uma criança em idade pré-escolar é o início de um percurso de aquisição para o sucesso pessoal, escolar e social. Esta fase permite retirar as maiores e melhores vantagens das experiências que o meio proporciona, desenvolvendo, assim, competências linguísticas, vocais, de compreensão e comunicação. Para o bom desenvolvimento, não devem existir lacunas na aquisição da linguagem, da leitura e da escrita. Se estas existirem, a Terapia da Fala pode auxiliar a aprendizagem e a articulação destes elementos essenciais à comunicação e expressão da criança, tratando questões associadas à fala e à linguagem e também questões relacionadas com as funções auditivas, visuais, cognitivas e vocais. Este projeto final de mestrado partiu deste pressuposto e do objetivo de criar um objeto impresso – um livro infantil interativo – para servir de meio auxiliar da terapia da fala, promovendo a compreensão das competências linguísticas, vocais e de comunicação das crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. Recorreu-se à ilustração e a elementos interativos no sentido de captar a atenção das crianças e de possibilitar um maior interesse e entusiasmo. Foi utilizada uma metodologia mista não intervencionista e intervencionista de base qualitativa, materializada em pesquisa bibliográfica, análise de casos de estudo, entrevistas exploratórias a especialistas (terapeutas da fala), e desenvolvimento do projeto, por diversas fases, com a respetiva avaliação e iteração. Com esta investigação, demonstra-se o papel determinante que o design de comunicação pode ter na produção de materiais didáticos para diversas finalidades. O projeto desenvolvido identificou um problema e procurou estabelecer uma metodologia apropriada para o resolver, podendo esta ser replicada e adaptada a outras lacunas semelhantes.ABSTRACT: The learning of a child at the pre-school age is the beginning of a path of acquisition for the personal, school and social success. This phase makes it possible to derive the greatest and best advantages from the experiences that the environment provides, thus developing linguistic, vocal, understanding and communication skills. For the good development, there should be no gaps in the acquisition of language, reading and writing. If these exist, Speech Therapy can help the learning and articulation of these essential elements to the communication and expression of the child, treating issues associated with speech and language and also issues related to auditory, visual, cognitive and vocal functions. This final master’s project started from this assumption and from the objective of creating a printed object – an interactive children’s book – to serve as an auxiliary means of speech therapy, promoting the understanding of children’s the linguistic, vocal and communication skills between 3 and 6 years old. Illustration and interactive elements were used in order to capture the attention of children and enable greater interest and enthusiasm. A mixed qualitative non-interventionist and interventionist methodology was used, materialized in bibliographic research, analysis of case studies, exploratory interviews with specialists (speech therapists), and development of the project, through different phases, with the respective evaluation and iteration. With this investigation, it demonstrates the determining role that communication design can play in the production of teaching materials for different purposes. The developed project identified a problem and sought to establish an appropriate methodology to solve it, which can be replicated and adapted to other similar gaps.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaRolo, Elisabete de Jesus RosadoOliveira, Susana Martins de, coorientadorRepositório da Universidade de LisboaFilipe, Marta Rosmaninho Matias Gândara2021-10-26T14:37:31Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22391porFILIPE, Marta Rosmaninho Matias Gândara - Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:49.951175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala
title Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala
spellingShingle Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala
Filipe, Marta Rosmaninho Matias Gândara
Design editorial
Design de interação
Livro infantil interativo
Terapia da Fala
Editorial design
Interaction design
Interactive children´s book
Speech therapy
title_short Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala
title_full Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala
title_fullStr Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala
title_full_unstemmed Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala
title_sort Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala
author Filipe, Marta Rosmaninho Matias Gândara
author_facet Filipe, Marta Rosmaninho Matias Gândara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rolo, Elisabete de Jesus Rosado
Oliveira, Susana Martins de, coorientador
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Marta Rosmaninho Matias Gândara
dc.subject.por.fl_str_mv Design editorial
Design de interação
Livro infantil interativo
Terapia da Fala
Editorial design
Interaction design
Interactive children´s book
Speech therapy
topic Design editorial
Design de interação
Livro infantil interativo
Terapia da Fala
Editorial design
Interaction design
Interactive children´s book
Speech therapy
description Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação, dissertação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09
2020-09-01T00:00:00Z
2021-10-26T14:37:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22391
url http://hdl.handle.net/10400.5/22391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FILIPE, Marta Rosmaninho Matias Gândara - Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131161206718464