Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/22391 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação, dissertação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre. |
id |
RCAP_942eb5c031d616c79909dbd46b1e5914 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22391 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design editorial e interativo aplicado à terapia da falaDesign editorialDesign de interaçãoLivro infantil interativoTerapia da FalaEditorial designInteraction designInteractive children´s bookSpeech therapyDissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação, dissertação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre.A aprendizagem de uma criança em idade pré-escolar é o início de um percurso de aquisição para o sucesso pessoal, escolar e social. Esta fase permite retirar as maiores e melhores vantagens das experiências que o meio proporciona, desenvolvendo, assim, competências linguísticas, vocais, de compreensão e comunicação. Para o bom desenvolvimento, não devem existir lacunas na aquisição da linguagem, da leitura e da escrita. Se estas existirem, a Terapia da Fala pode auxiliar a aprendizagem e a articulação destes elementos essenciais à comunicação e expressão da criança, tratando questões associadas à fala e à linguagem e também questões relacionadas com as funções auditivas, visuais, cognitivas e vocais. Este projeto final de mestrado partiu deste pressuposto e do objetivo de criar um objeto impresso – um livro infantil interativo – para servir de meio auxiliar da terapia da fala, promovendo a compreensão das competências linguísticas, vocais e de comunicação das crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. Recorreu-se à ilustração e a elementos interativos no sentido de captar a atenção das crianças e de possibilitar um maior interesse e entusiasmo. Foi utilizada uma metodologia mista não intervencionista e intervencionista de base qualitativa, materializada em pesquisa bibliográfica, análise de casos de estudo, entrevistas exploratórias a especialistas (terapeutas da fala), e desenvolvimento do projeto, por diversas fases, com a respetiva avaliação e iteração. Com esta investigação, demonstra-se o papel determinante que o design de comunicação pode ter na produção de materiais didáticos para diversas finalidades. O projeto desenvolvido identificou um problema e procurou estabelecer uma metodologia apropriada para o resolver, podendo esta ser replicada e adaptada a outras lacunas semelhantes.ABSTRACT: The learning of a child at the pre-school age is the beginning of a path of acquisition for the personal, school and social success. This phase makes it possible to derive the greatest and best advantages from the experiences that the environment provides, thus developing linguistic, vocal, understanding and communication skills. For the good development, there should be no gaps in the acquisition of language, reading and writing. If these exist, Speech Therapy can help the learning and articulation of these essential elements to the communication and expression of the child, treating issues associated with speech and language and also issues related to auditory, visual, cognitive and vocal functions. This final master’s project started from this assumption and from the objective of creating a printed object – an interactive children’s book – to serve as an auxiliary means of speech therapy, promoting the understanding of children’s the linguistic, vocal and communication skills between 3 and 6 years old. Illustration and interactive elements were used in order to capture the attention of children and enable greater interest and enthusiasm. A mixed qualitative non-interventionist and interventionist methodology was used, materialized in bibliographic research, analysis of case studies, exploratory interviews with specialists (speech therapists), and development of the project, through different phases, with the respective evaluation and iteration. With this investigation, it demonstrates the determining role that communication design can play in the production of teaching materials for different purposes. The developed project identified a problem and sought to establish an appropriate methodology to solve it, which can be replicated and adapted to other similar gaps.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaRolo, Elisabete de Jesus RosadoOliveira, Susana Martins de, coorientadorRepositório da Universidade de LisboaFilipe, Marta Rosmaninho Matias Gândara2021-10-26T14:37:31Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22391porFILIPE, Marta Rosmaninho Matias Gândara - Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:49.951175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala |
title |
Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala |
spellingShingle |
Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala Filipe, Marta Rosmaninho Matias Gândara Design editorial Design de interação Livro infantil interativo Terapia da Fala Editorial design Interaction design Interactive children´s book Speech therapy |
title_short |
Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala |
title_full |
Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala |
title_fullStr |
Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala |
title_full_unstemmed |
Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala |
title_sort |
Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala |
author |
Filipe, Marta Rosmaninho Matias Gândara |
author_facet |
Filipe, Marta Rosmaninho Matias Gândara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rolo, Elisabete de Jesus Rosado Oliveira, Susana Martins de, coorientador Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipe, Marta Rosmaninho Matias Gândara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design editorial Design de interação Livro infantil interativo Terapia da Fala Editorial design Interaction design Interactive children´s book Speech therapy |
topic |
Design editorial Design de interação Livro infantil interativo Terapia da Fala Editorial design Interaction design Interactive children´s book Speech therapy |
description |
Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação, dissertação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09 2020-09-01T00:00:00Z 2021-10-26T14:37:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/22391 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/22391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
FILIPE, Marta Rosmaninho Matias Gândara - Design editorial e interativo aplicado à terapia da fala. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131161206718464 |