Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Fátima
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Centeno, Carina, Quina, Joana, Marques, Vera, Clemente, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1303
Resumo: No pico de uma real situação de emergência planetária, a educação torna-se a melhor aliada de uma luta global com vista a um desenvolvimento sustentável. Para concretizar a Década da Educação para um Futuro Sustentável, a investigação em educação em ciências e a correspondente inovação na formação de professores e no ensino, apresentam-se entre os contributos mais fortes, amplos e eficazes. Parte do nosso contributo, que se apresenta neste artigo, tem passado pelo desenvolvimento de alguns estudos situados no quadro teórico que sustenta a educação CTS e assentes em temáticas centrais para a educação para a sustentabilidade ambiental: os transportes e a mobilidade, o uso da água, a fome no mundo, a preservação da biodiversidade. A aposta tem-se dirigido para o ensino nos primeiros anos através do desenho de propostas didácticas validadas por especialistas e em sala de aula e utilizadas quer no ensino quer como ferramentas de formação inicial e contínua de professores.
id RCAP_943facb17fa3d731acaad87576fe4f91
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1303
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentávelDécada da educação para um futuro sustentávelInvestigação em educação em ciênciasInovação didácticaEnsino BásicoNo pico de uma real situação de emergência planetária, a educação torna-se a melhor aliada de uma luta global com vista a um desenvolvimento sustentável. Para concretizar a Década da Educação para um Futuro Sustentável, a investigação em educação em ciências e a correspondente inovação na formação de professores e no ensino, apresentam-se entre os contributos mais fortes, amplos e eficazes. Parte do nosso contributo, que se apresenta neste artigo, tem passado pelo desenvolvimento de alguns estudos situados no quadro teórico que sustenta a educação CTS e assentes em temáticas centrais para a educação para a sustentabilidade ambiental: os transportes e a mobilidade, o uso da água, a fome no mundo, a preservação da biodiversidade. A aposta tem-se dirigido para o ensino nos primeiros anos através do desenho de propostas didácticas validadas por especialistas e em sala de aula e utilizadas quer no ensino quer como ferramentas de formação inicial e contínua de professores.Universidade de Cadiz y de la Asociación de Professores Amigos de la CiênciaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPaixão, FátimaCenteno, CarinaQuina, JoanaMarques, VeraClemente, Ana2012-06-12T14:49:13Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1303porPAIXÃO, Fátima [et al.] (2010) - Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável. Revista Eureka Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. ISSN 1697-011X 011X. 7 (nº Extraordinario), p. 230-246.1697-011X 011Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:34Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:46.835521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável
title Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável
spellingShingle Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável
Paixão, Fátima
Década da educação para um futuro sustentável
Investigação em educação em ciências
Inovação didáctica
Ensino Básico
title_short Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável
title_full Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável
title_fullStr Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável
title_full_unstemmed Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável
title_sort Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável
author Paixão, Fátima
author_facet Paixão, Fátima
Centeno, Carina
Quina, Joana
Marques, Vera
Clemente, Ana
author_role author
author2 Centeno, Carina
Quina, Joana
Marques, Vera
Clemente, Ana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Fátima
Centeno, Carina
Quina, Joana
Marques, Vera
Clemente, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Década da educação para um futuro sustentável
Investigação em educação em ciências
Inovação didáctica
Ensino Básico
topic Década da educação para um futuro sustentável
Investigação em educação em ciências
Inovação didáctica
Ensino Básico
description No pico de uma real situação de emergência planetária, a educação torna-se a melhor aliada de uma luta global com vista a um desenvolvimento sustentável. Para concretizar a Década da Educação para um Futuro Sustentável, a investigação em educação em ciências e a correspondente inovação na formação de professores e no ensino, apresentam-se entre os contributos mais fortes, amplos e eficazes. Parte do nosso contributo, que se apresenta neste artigo, tem passado pelo desenvolvimento de alguns estudos situados no quadro teórico que sustenta a educação CTS e assentes em temáticas centrais para a educação para a sustentabilidade ambiental: os transportes e a mobilidade, o uso da água, a fome no mundo, a preservação da biodiversidade. A aposta tem-se dirigido para o ensino nos primeiros anos através do desenho de propostas didácticas validadas por especialistas e em sala de aula e utilizadas quer no ensino quer como ferramentas de formação inicial e contínua de professores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2012-06-12T14:49:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1303
url http://hdl.handle.net/10400.11/1303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PAIXÃO, Fátima [et al.] (2010) - Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável. Revista Eureka Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. ISSN 1697-011X 011X. 7 (nº Extraordinario), p. 230-246.
1697-011X 011X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Cadiz y de la Asociación de Professores Amigos de la Ciência
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Cadiz y de la Asociación de Professores Amigos de la Ciência
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130785756741632