Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1303 |
Resumo: | No pico de uma real situação de emergência planetária, a educação torna-se a melhor aliada de uma luta global com vista a um desenvolvimento sustentável. Para concretizar a Década da Educação para um Futuro Sustentável, a investigação em educação em ciências e a correspondente inovação na formação de professores e no ensino, apresentam-se entre os contributos mais fortes, amplos e eficazes. Parte do nosso contributo, que se apresenta neste artigo, tem passado pelo desenvolvimento de alguns estudos situados no quadro teórico que sustenta a educação CTS e assentes em temáticas centrais para a educação para a sustentabilidade ambiental: os transportes e a mobilidade, o uso da água, a fome no mundo, a preservação da biodiversidade. A aposta tem-se dirigido para o ensino nos primeiros anos através do desenho de propostas didácticas validadas por especialistas e em sala de aula e utilizadas quer no ensino quer como ferramentas de formação inicial e contínua de professores. |
id |
RCAP_943facb17fa3d731acaad87576fe4f91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1303 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentávelDécada da educação para um futuro sustentávelInvestigação em educação em ciênciasInovação didácticaEnsino BásicoNo pico de uma real situação de emergência planetária, a educação torna-se a melhor aliada de uma luta global com vista a um desenvolvimento sustentável. Para concretizar a Década da Educação para um Futuro Sustentável, a investigação em educação em ciências e a correspondente inovação na formação de professores e no ensino, apresentam-se entre os contributos mais fortes, amplos e eficazes. Parte do nosso contributo, que se apresenta neste artigo, tem passado pelo desenvolvimento de alguns estudos situados no quadro teórico que sustenta a educação CTS e assentes em temáticas centrais para a educação para a sustentabilidade ambiental: os transportes e a mobilidade, o uso da água, a fome no mundo, a preservação da biodiversidade. A aposta tem-se dirigido para o ensino nos primeiros anos através do desenho de propostas didácticas validadas por especialistas e em sala de aula e utilizadas quer no ensino quer como ferramentas de formação inicial e contínua de professores.Universidade de Cadiz y de la Asociación de Professores Amigos de la CiênciaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPaixão, FátimaCenteno, CarinaQuina, JoanaMarques, VeraClemente, Ana2012-06-12T14:49:13Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1303porPAIXÃO, Fátima [et al.] (2010) - Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável. Revista Eureka Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. ISSN 1697-011X 011X. 7 (nº Extraordinario), p. 230-246.1697-011X 011Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:34Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:46.835521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável |
title |
Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável |
spellingShingle |
Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável Paixão, Fátima Década da educação para um futuro sustentável Investigação em educação em ciências Inovação didáctica Ensino Básico |
title_short |
Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável |
title_full |
Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável |
title_fullStr |
Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável |
title_full_unstemmed |
Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável |
title_sort |
Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável |
author |
Paixão, Fátima |
author_facet |
Paixão, Fátima Centeno, Carina Quina, Joana Marques, Vera Clemente, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Centeno, Carina Quina, Joana Marques, Vera Clemente, Ana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Fátima Centeno, Carina Quina, Joana Marques, Vera Clemente, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Década da educação para um futuro sustentável Investigação em educação em ciências Inovação didáctica Ensino Básico |
topic |
Década da educação para um futuro sustentável Investigação em educação em ciências Inovação didáctica Ensino Básico |
description |
No pico de uma real situação de emergência planetária, a educação torna-se a melhor aliada de uma luta global com vista a um desenvolvimento sustentável. Para concretizar a Década da Educação para um Futuro Sustentável, a investigação em educação em ciências e a correspondente inovação na formação de professores e no ensino, apresentam-se entre os contributos mais fortes, amplos e eficazes. Parte do nosso contributo, que se apresenta neste artigo, tem passado pelo desenvolvimento de alguns estudos situados no quadro teórico que sustenta a educação CTS e assentes em temáticas centrais para a educação para a sustentabilidade ambiental: os transportes e a mobilidade, o uso da água, a fome no mundo, a preservação da biodiversidade. A aposta tem-se dirigido para o ensino nos primeiros anos através do desenho de propostas didácticas validadas por especialistas e em sala de aula e utilizadas quer no ensino quer como ferramentas de formação inicial e contínua de professores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2012-06-12T14:49:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1303 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PAIXÃO, Fátima [et al.] (2010) - Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável. Revista Eureka Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. ISSN 1697-011X 011X. 7 (nº Extraordinario), p. 230-246. 1697-011X 011X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Cadiz y de la Asociación de Professores Amigos de la Ciência |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Cadiz y de la Asociación de Professores Amigos de la Ciência |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130785756741632 |