Trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico: perceção de professores, alunos e pais/encarregados de educação de um Agrupamento de Escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6058 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se subdividido em duas partes. Na primeira, são apresentados os contextos onde decorreram as Práticas de Ensino Supervisionadas ao longo de quatro semestres, bem como a apreciação crítica das mesmas. Na segunda parte, é apresentado um estudo empírico que visa analisar a perceção de professores, alunos e pais/encarregados de educação relativamente aos Trabalhos Para Casa no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a elaboração da apreciação crítica sobre as práticas recorremos a documentos orientadores e autores que nos fizeram refletir sobre o trabalho desenvolvido, bem como materiais elaborados ao longo do processo da prática. No estudo empírico, foi realizada uma investigação de carácter descritivo, que teve como técnica privilegiada de recolha de dados o questionário, aplicado a professores e respetivos alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade de um Agrupamento de Escolas do concelho de Viseu (Portugal), bem como aos pais/encarregados de educação dos mesmos alunos. Através da análise dos dados, pudemos constatar, entre outros resultados, que todos os professores solicitam trabalhos para casa aos alunos e que os consideram importantes para a aprendizagem. As áreas em que mais vezes os solicitam são as áreas de Matemática e Português. No que concerne aos alunos, a grande maioria gosta muito de realizar os trabalhos e afirma que a área onde sentem mais dificuldades é a da Matemática. Quanto aos pais/encarregados de educação, estes consideram importantes os trabalhos para casa, sendo que grande parte apresenta dificuldades no apoio ao seu educando, nomeadamente, em perceber a forma de resolução dos exercícios, ou explicar ao educando o que se pretende num determinado exercício. |
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Trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico: perceção de professores, alunos e pais/encarregados de educação de um Agrupamento de EscolaTrabalhos para casa1.º Ciclo do Ensino BásicoProfessoresAlunosPais/Encarregados de EducaçãoPrática de Ensino SupervisionadaHomework1st Cycle of Basic EducationTeachersStudentsO presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se subdividido em duas partes. Na primeira, são apresentados os contextos onde decorreram as Práticas de Ensino Supervisionadas ao longo de quatro semestres, bem como a apreciação crítica das mesmas. Na segunda parte, é apresentado um estudo empírico que visa analisar a perceção de professores, alunos e pais/encarregados de educação relativamente aos Trabalhos Para Casa no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a elaboração da apreciação crítica sobre as práticas recorremos a documentos orientadores e autores que nos fizeram refletir sobre o trabalho desenvolvido, bem como materiais elaborados ao longo do processo da prática. No estudo empírico, foi realizada uma investigação de carácter descritivo, que teve como técnica privilegiada de recolha de dados o questionário, aplicado a professores e respetivos alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade de um Agrupamento de Escolas do concelho de Viseu (Portugal), bem como aos pais/encarregados de educação dos mesmos alunos. Através da análise dos dados, pudemos constatar, entre outros resultados, que todos os professores solicitam trabalhos para casa aos alunos e que os consideram importantes para a aprendizagem. As áreas em que mais vezes os solicitam são as áreas de Matemática e Português. No que concerne aos alunos, a grande maioria gosta muito de realizar os trabalhos e afirma que a área onde sentem mais dificuldades é a da Matemática. Quanto aos pais/encarregados de educação, estes consideram importantes os trabalhos para casa, sendo que grande parte apresenta dificuldades no apoio ao seu educando, nomeadamente, em perceber a forma de resolução dos exercícios, ou explicar ao educando o que se pretende num determinado exercício.This final internship report fits in the Master’s Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Maths and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education, which is subdivided in two parts. In the first part, are presented the contexts in which the supervised teaching practices occurred over the four semesters, as well as the critical appreciation of the same. In the second part, it is presented an empirical study which aims to analyse the perception of teachers, students and parents/guardians regarding homework in the first cycle of basic education. For the preparation of the critical appreciation of the practices we resort to guidance documents and authors that made us reflect about the work developed, as well as elaborated materials throughout the pedagogical practice. In the empirical study, it was made an investigation of descriptive nature, which had as a privileged technic of data collection the questionnaire, applied to teachers and their students of 3 and 4 years of one Grouping of schools of the country of Viseu (Portugal), as well as parents/guardians of those students. Through the data analysis we can verify that, among other results, teachers ask their students for homework, which is considered important for their learning. The most asked subjects are Maths and Portuguese. As far as students are concerned, the great majority likes to do homework and claims that the most difficult subject is Maths. As far as parents are concerned, they find homework important, being that most of them present difficulties in support their children homework, namely perceived the way to resolve an exercise or explaining what is intended in a given exercise.Cardoso, Ana PaulaLacerda, CarlaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLopes, Mónica Dulce da Costa2021-05-20T00:30:12Z2019-05-202019-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6058TID:202345866porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:20Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:03.019060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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