Flautitando : a fife e a flauta transversal. Um contributo metodológico para o ensino e aprendizagem da flauta transversal no Ensino Especializado de Música em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isabel Cristina Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38214
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Prática Profissional I e Prática Profissional II, inseridas no Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Está dividido em duas partes: a primeira tem como finalidade evidenciar as aprendizagens alcançadas ao longo da Prática Profissional (PP), nas áreas de instrumento-flauta transversal (M08) e classe de conjunto (M32), e a segunda parte contém toda a informação referente à implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica, designado: Flautitando: a fife e a flauta transversal. Um contributo metodológico para o ensino e aprendizagem da flauta transversal no Ensino Especializado de Música em Portugal. A prática profissional foi realizada durante o ano letivo 2021/2022, na Fundação Conservatório Regional de Gaia (FCRG), sob a orientação científica do Professor Doutor Gil Magalhães, e sob a orientação cooperante do Professor Adriano Sabença, titular da disciplina de flauta transversal da FCRG. A falta de motivação para o estudo individual da flauta transversal nas crianças foi a razão preponderante que levou à seleção desta problemática para objeto de estudo deste PIP. Com o propósito de mitigar esta realidade cada vez mais presente no ensino da flauta transversal, foi desenvolvido um método pedagógico intitulado Flautitando: a fife e a flauta transversal, destinado aos alunos de Iniciação Musical com a flauta fife, e aos alunos do 1.º grau do Curso Básico em Instrumento. Com este projeto, procurou-se investigar se as alunas da FCRG que utilizaram o método se sentiram mais motivadas para estudar flauta transversal em casa, por considerarem o método interessante, capaz de facilitar a aquisição das aprendizagens, de fomentar o seu gosto pela música e pelo instrumento, e se conseguiram aprender com mais facilidade e qualidade as aprendizagens essenciais da disciplina de flauta transversal. Este método pretende também ser um contributo de material pedagógico para o ensino de flauta, com origem nacional, em português, e com elementos característicos da música portuguesa, ao mesmo tempo que reúne em si as aprendizagens essenciais que os alunos de Iniciação e do 1.º grau devem adquirir. Participaram neste projeto 4 alunas, duas de Iniciação Musical e duas do 1.º grau, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. São alunas que frequentam a FCRG em regime articulado. A estratégia de investigação aplicada, enquadrada no domínio do school improvement mouvement, foi essencialmente de natureza qualitativa, e consistiu numa abordagem metodológica de aproximação à Investigação-ação (I-A). Como técnicas de recolha e produção de dados foram utilizados inquéritos por questionários, observação direta e participante, pesquisa documental, grelhas de observação, notas de campo registadas em diário de bordo pela investigadora, e entrevista semiestruturada. Privilegiou-se a análise estatística e a análise de conteúdo para analisar e interpretar os dados quantitativos e qualitativos recolhidos no decorrer da investigação. Os resultados obtidos revelaram que o método Flautitando: a fife e a flauta transversal em contexto de sala de aula contribuiu para um maior envolvimento por parte dos alunos, e que este contributo metodológico para o ensino de flauta transversal se assumiu como um impulsionador da motivação para o estudo individual e aumentou o interesse das participantes do projeto pela música e pelo instrumento.
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Está dividido em duas partes: a primeira tem como finalidade evidenciar as aprendizagens alcançadas ao longo da Prática Profissional (PP), nas áreas de instrumento-flauta transversal (M08) e classe de conjunto (M32), e a segunda parte contém toda a informação referente à implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica, designado: Flautitando: a fife e a flauta transversal. Um contributo metodológico para o ensino e aprendizagem da flauta transversal no Ensino Especializado de Música em Portugal. A prática profissional foi realizada durante o ano letivo 2021/2022, na Fundação Conservatório Regional de Gaia (FCRG), sob a orientação científica do Professor Doutor Gil Magalhães, e sob a orientação cooperante do Professor Adriano Sabença, titular da disciplina de flauta transversal da FCRG. A falta de motivação para o estudo individual da flauta transversal nas crianças foi a razão preponderante que levou à seleção desta problemática para objeto de estudo deste PIP. Com o propósito de mitigar esta realidade cada vez mais presente no ensino da flauta transversal, foi desenvolvido um método pedagógico intitulado Flautitando: a fife e a flauta transversal, destinado aos alunos de Iniciação Musical com a flauta fife, e aos alunos do 1.º grau do Curso Básico em Instrumento. Com este projeto, procurou-se investigar se as alunas da FCRG que utilizaram o método se sentiram mais motivadas para estudar flauta transversal em casa, por considerarem o método interessante, capaz de facilitar a aquisição das aprendizagens, de fomentar o seu gosto pela música e pelo instrumento, e se conseguiram aprender com mais facilidade e qualidade as aprendizagens essenciais da disciplina de flauta transversal. Este método pretende também ser um contributo de material pedagógico para o ensino de flauta, com origem nacional, em português, e com elementos característicos da música portuguesa, ao mesmo tempo que reúne em si as aprendizagens essenciais que os alunos de Iniciação e do 1.º grau devem adquirir. Participaram neste projeto 4 alunas, duas de Iniciação Musical e duas do 1.º grau, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. São alunas que frequentam a FCRG em regime articulado. A estratégia de investigação aplicada, enquadrada no domínio do school improvement mouvement, foi essencialmente de natureza qualitativa, e consistiu numa abordagem metodológica de aproximação à Investigação-ação (I-A). Como técnicas de recolha e produção de dados foram utilizados inquéritos por questionários, observação direta e participante, pesquisa documental, grelhas de observação, notas de campo registadas em diário de bordo pela investigadora, e entrevista semiestruturada. Privilegiou-se a análise estatística e a análise de conteúdo para analisar e interpretar os dados quantitativos e qualitativos recolhidos no decorrer da investigação. Os resultados obtidos revelaram que o método Flautitando: a fife e a flauta transversal em contexto de sala de aula contribuiu para um maior envolvimento por parte dos alunos, e que este contributo metodológico para o ensino de flauta transversal se assumiu como um impulsionador da motivação para o estudo individual e aumentou o interesse das participantes do projeto pela música e pelo instrumento.This report was carried out within the scope of the curricular units Professional Practice I and Professional Practice II, included in the Masters in Music Teaching at the Catholic University of Portugal – Porto. It is divided into two parts: the first aims to highlight the learning achieved during the Professional Practice (PP), in the areas of transverse flute instrument (M08) and ensemble class (M32), and the second part contains all the information concerning the implementation and evaluation of the Pedagogical Intervention Project, designated: Flautitando: a fife e flauta trasversal. A methodological contribution to the teaching and learning of the transverse flute in specialized music education in Portugal. The professional practice was carried out during the academic year 2021/2022, at the Fundação Conservatorio Regional de Gaia (FCRG), under the scientific guidance of Professor Doutor Gil Magalhães and under the cooperative guidance of Professor Adriano Sabença, holder of the discipline of transverse flute at FCRG. , where the PIP was implemented. The lack of motivation for the individual study of the transverse flute in children was the main reason that led to the selection of this problem as the object of study of the intervention project. With the purpose of mitigating this reality, which is increasingly present in the teaching of the transverse flute, a pedagogical method entitled Flautitando: a fife e a flauta transversal was developed, intended for students of musical initiation with the fife flute and for 1st grade students. of the basic course. With this project, we sought to investigate whether students who used the method felt an increase in their motivation to study the flute at home, as they considered the method interesting, capable of facilitating the acquisition of learning, of promoting their taste for music and by the instrument, and if they were able to learn with more ease and quality the essential learning of the transverse flute discipline. This method also intends to be a contribution of pedagogical material for the teaching of transverse flute, with national origin, in Portuguese, and with characteristic Portuguese elements, at the same time as it brings together all the essential learning that beginners and 1st students. th degree in transverse flute must acquire. Four students participated in this project, two from the musical initiation degree and two from the 1st degree, aged between 9 and 10 years old. They are students who attend the Fundação Conservatório Regional de Gaia on an articulated basis. The applied research strategy, within the scope of school improvement mouvement, was essentially of a qualitative nature and consisted of a methodological approach to Action Research (I-A), since this project emerged from professional practice at FCRG. As data collection and production techniques, questionnaire surveys, direct and participant observation, documentary research, observation grids, field notes recorded in a diary by the researcher and semi-structured interviews were used. Statistical analysis and content analysis were privileged to proceed with the analysis and interpretation of quantitative and qualitative data collected during the investigation. The results obtained revealed that the Flautitando: a fife e a flauta transversal in the classroom context contributed to a greater involvement on the part of the students and that this methodological contribution to the teaching of transverse flute was assumed as a booster of motivation for the individual study and increased the taste for music and the instrument in the project participants.Magalhães, José Gil Pacheco SoaresVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Isabel Cristina Moreira2022-07-14T17:52:50Z2022-06-272022-052022-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38214TID:203035658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:42Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:09.081549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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