Triângulos e paralelogramas no 2º ciclo: Aprendendo com tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Marília Gouveia Carneiro de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2401
Resumo: As mudanças na sociedade implicaram que as tecnologias digitais se tornassem cada vez mais acessíveis e fossem parte integrante da vida dos seus cidadãos, quer a nível de trabalho quer de lazer, assim talvez os professores devessem pensar como podem integrar a tecnologia nas suas aulas. Neste contexto, um novo referencial teórico para a integração da tecnologia no ensino pelos professores apareceu, o TPACK ou conhecimento pedagógico, tecnológico do conteúdo. A generalização da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino da matemática provoca mudanças que exigem abordagens complexas e integradoras. Esta investigação teve como principal objetivo estudar o impacto que a utilização das tecnologias, e mais concretamente do Geogebra, tem na aprendizagem de conteúdos do domínio geometria e medida em estudantes do 5º ano de escolaridade e perceber a motivação dos estudantes na utilização desta metodologia. Para isso, recorreu-se à avaliação das respostas a questões de fichas de trabalho e do teste de avaliação, à análise de um questionário distribuído aos estudantes no final do período de intervenção pedagógica e a uma entrevista semiestruturada realizada à professora cooperante no final do estágio. Através da análise quantitativa e qualitativa dos dados recolhidos verificou-se que a maioria dos estudantes sentiu-se mais motivada ao realizar atividades que envolviam o Geogebra e conseguiu compreender melhor os conteúdos matemáticos. A avaliação das aprendizagens foi igualmente muito positiva, permitindo constatar que houve consolidação dos conhecimentos. A opinião da professora cooperante foi no mesmo sentido, referindo que várias foram as vezes que os estudantes fizeram referência às aulas com as tecnologias quando questionados acerca dos conteúdos com elas abordados, demonstrando assim a importância destes momentos na sua aprendizagem. Deste estudo obteve-se, assim, a constatação de que a integração das tecnologias nas práticas pedagógicas é uma mais-valia no processo de ensino e aprendizagem.
id RCAP_946f3585f23f2a800bd7bf4caad156a2
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2401
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Triângulos e paralelogramas no 2º ciclo: Aprendendo com tecnologiaTecnologias digitaisTRACKEnsino da matemáticaGeogebraGeometriaTICAs mudanças na sociedade implicaram que as tecnologias digitais se tornassem cada vez mais acessíveis e fossem parte integrante da vida dos seus cidadãos, quer a nível de trabalho quer de lazer, assim talvez os professores devessem pensar como podem integrar a tecnologia nas suas aulas. Neste contexto, um novo referencial teórico para a integração da tecnologia no ensino pelos professores apareceu, o TPACK ou conhecimento pedagógico, tecnológico do conteúdo. A generalização da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino da matemática provoca mudanças que exigem abordagens complexas e integradoras. Esta investigação teve como principal objetivo estudar o impacto que a utilização das tecnologias, e mais concretamente do Geogebra, tem na aprendizagem de conteúdos do domínio geometria e medida em estudantes do 5º ano de escolaridade e perceber a motivação dos estudantes na utilização desta metodologia. Para isso, recorreu-se à avaliação das respostas a questões de fichas de trabalho e do teste de avaliação, à análise de um questionário distribuído aos estudantes no final do período de intervenção pedagógica e a uma entrevista semiestruturada realizada à professora cooperante no final do estágio. Através da análise quantitativa e qualitativa dos dados recolhidos verificou-se que a maioria dos estudantes sentiu-se mais motivada ao realizar atividades que envolviam o Geogebra e conseguiu compreender melhor os conteúdos matemáticos. A avaliação das aprendizagens foi igualmente muito positiva, permitindo constatar que houve consolidação dos conhecimentos. A opinião da professora cooperante foi no mesmo sentido, referindo que várias foram as vezes que os estudantes fizeram referência às aulas com as tecnologias quando questionados acerca dos conteúdos com elas abordados, demonstrando assim a importância destes momentos na sua aprendizagem. Deste estudo obteve-se, assim, a constatação de que a integração das tecnologias nas práticas pedagógicas é uma mais-valia no processo de ensino e aprendizagem.As time shifted and digital technologies became more accessible and incorporated into citizens’ work and play, teachers should think about how they can incorporate technology in the classroom. In this context a new framework for teacher knowledge for technology integration appear, the TPACK or technology, pedagogy, and content knowledge. This research aimed to study the impact that the use of technology, and more specifically the Geogebra has in motivating students from 5th grade as well as in their learning domain content of geometry and measure. For this purpose, we used the evaluation of students' answers to worksheets’ questions and assessment test, the analysis of a questionnaire distributed to students at the end of pedagogical intervention period and a half-structured interview to the teacher also at the end of the stage. Through quantitative and qualitative analysis of the collected data the conclusion was that most students felt more motivated to carry out activities which involved Geogebra and could better understand mathematical contents. The assessment of learning was also very positive, allowing to conclude that there was consolidation of knowledge. The opinion of the cooperating teacher was similar, noting that when asked about the classes’ contents the students several times referred to classes using technologies, thus demonstrating the importance of these moments in their learning process. From this study it is possible to conclude that the integration of technologies in teaching practices is an asset in the process of teaching and learning.2016-12-29T11:08:06Z2016-07-28T00:00:00Z2016-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2401TID:201442302porSousa, Marília Gouveia Carneiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:03Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:13.040273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Triângulos e paralelogramas no 2º ciclo: Aprendendo com tecnologia
title Triângulos e paralelogramas no 2º ciclo: Aprendendo com tecnologia
spellingShingle Triângulos e paralelogramas no 2º ciclo: Aprendendo com tecnologia
Sousa, Marília Gouveia Carneiro de
Tecnologias digitais
TRACK
Ensino da matemática
Geogebra
Geometria
TIC
title_short Triângulos e paralelogramas no 2º ciclo: Aprendendo com tecnologia
title_full Triângulos e paralelogramas no 2º ciclo: Aprendendo com tecnologia
title_fullStr Triângulos e paralelogramas no 2º ciclo: Aprendendo com tecnologia
title_full_unstemmed Triângulos e paralelogramas no 2º ciclo: Aprendendo com tecnologia
title_sort Triângulos e paralelogramas no 2º ciclo: Aprendendo com tecnologia
author Sousa, Marília Gouveia Carneiro de
author_facet Sousa, Marília Gouveia Carneiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Marília Gouveia Carneiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
TRACK
Ensino da matemática
Geogebra
Geometria
TIC
topic Tecnologias digitais
TRACK
Ensino da matemática
Geogebra
Geometria
TIC
description As mudanças na sociedade implicaram que as tecnologias digitais se tornassem cada vez mais acessíveis e fossem parte integrante da vida dos seus cidadãos, quer a nível de trabalho quer de lazer, assim talvez os professores devessem pensar como podem integrar a tecnologia nas suas aulas. Neste contexto, um novo referencial teórico para a integração da tecnologia no ensino pelos professores apareceu, o TPACK ou conhecimento pedagógico, tecnológico do conteúdo. A generalização da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino da matemática provoca mudanças que exigem abordagens complexas e integradoras. Esta investigação teve como principal objetivo estudar o impacto que a utilização das tecnologias, e mais concretamente do Geogebra, tem na aprendizagem de conteúdos do domínio geometria e medida em estudantes do 5º ano de escolaridade e perceber a motivação dos estudantes na utilização desta metodologia. Para isso, recorreu-se à avaliação das respostas a questões de fichas de trabalho e do teste de avaliação, à análise de um questionário distribuído aos estudantes no final do período de intervenção pedagógica e a uma entrevista semiestruturada realizada à professora cooperante no final do estágio. Através da análise quantitativa e qualitativa dos dados recolhidos verificou-se que a maioria dos estudantes sentiu-se mais motivada ao realizar atividades que envolviam o Geogebra e conseguiu compreender melhor os conteúdos matemáticos. A avaliação das aprendizagens foi igualmente muito positiva, permitindo constatar que houve consolidação dos conhecimentos. A opinião da professora cooperante foi no mesmo sentido, referindo que várias foram as vezes que os estudantes fizeram referência às aulas com as tecnologias quando questionados acerca dos conteúdos com elas abordados, demonstrando assim a importância destes momentos na sua aprendizagem. Deste estudo obteve-se, assim, a constatação de que a integração das tecnologias nas práticas pedagógicas é uma mais-valia no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29T11:08:06Z
2016-07-28T00:00:00Z
2016-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2401
TID:201442302
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2401
identifier_str_mv TID:201442302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131626420043776