Triângulos e paralelogramas no 2º ciclo: Aprendendo com tecnologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2401 |
Resumo: | As mudanças na sociedade implicaram que as tecnologias digitais se tornassem cada vez mais acessíveis e fossem parte integrante da vida dos seus cidadãos, quer a nível de trabalho quer de lazer, assim talvez os professores devessem pensar como podem integrar a tecnologia nas suas aulas. Neste contexto, um novo referencial teórico para a integração da tecnologia no ensino pelos professores apareceu, o TPACK ou conhecimento pedagógico, tecnológico do conteúdo. A generalização da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino da matemática provoca mudanças que exigem abordagens complexas e integradoras. Esta investigação teve como principal objetivo estudar o impacto que a utilização das tecnologias, e mais concretamente do Geogebra, tem na aprendizagem de conteúdos do domínio geometria e medida em estudantes do 5º ano de escolaridade e perceber a motivação dos estudantes na utilização desta metodologia. Para isso, recorreu-se à avaliação das respostas a questões de fichas de trabalho e do teste de avaliação, à análise de um questionário distribuído aos estudantes no final do período de intervenção pedagógica e a uma entrevista semiestruturada realizada à professora cooperante no final do estágio. Através da análise quantitativa e qualitativa dos dados recolhidos verificou-se que a maioria dos estudantes sentiu-se mais motivada ao realizar atividades que envolviam o Geogebra e conseguiu compreender melhor os conteúdos matemáticos. A avaliação das aprendizagens foi igualmente muito positiva, permitindo constatar que houve consolidação dos conhecimentos. A opinião da professora cooperante foi no mesmo sentido, referindo que várias foram as vezes que os estudantes fizeram referência às aulas com as tecnologias quando questionados acerca dos conteúdos com elas abordados, demonstrando assim a importância destes momentos na sua aprendizagem. Deste estudo obteve-se, assim, a constatação de que a integração das tecnologias nas práticas pedagógicas é uma mais-valia no processo de ensino e aprendizagem. |
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