As relações entre cânones literários no ensino da literatura de língua portuguesa em São Tomé e Príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Manuel
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/403
Resumo: Tese de mestrado, Estudos Românicos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
id RCAP_9497ecd8c379b8e56a04def49b3cd206
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/403
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As relações entre cânones literários no ensino da literatura de língua portuguesa em São Tomé e PríncipeLiteraturas de língua portuguesa - Estudo e ensino - São Tomé e PríncipeCânones literários - Estudo e ensino - São Tomé e PríncipeRelações interculturaisTese de mestrado, Estudos Românicos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009Nowadays we live in a world where the inter-personal relationship has become very complex and competitive. On this basis, we believe that this relationship intercultural should aim to promote cultural difference through an interactive between the different cultures existing in harmony. This factor constitutes the basic condition for the attainment of unity and harmony since offers each person from different cultures, the means that enable them to recognize and respect the cultures of one another the educational practice of reading national and foreign in an excellent opportunity to establish relationship within an between cultures. The practice is a from of mediation between cultures whose change is not limited to different literary knowledge but also to a universe with different appreciations. On the other hand, it enables the existence of various and diversified canonical offers which give the professors and educative agents a great opportunity of making choice from the educative literary materials that is suitable and adaptable to context, the educative objectives and needs, in an in which, every day that that passes it becomes extremely difficult to experience the pleasure of reading than the pleasure enjoyed by playing computer game and other attraction. The main objective of this academic investigation is to understand how the relationship between literary canons of national and foreign or universal authors can be approached in the context of teaching-leaning of Portuguese Literature and to evaluate the advantage and or disadvantage that these relationships bring about in this process, principally in the educational of São Tomé e Príncipe.Hoje vivemos num mundo de relações cada vez mais complexas e competitivas. Ao nível das práticas educativas, as relações entre as culturas devem procurar promover a construção de identidades particulares, mas baseada no reconhecimento recíproco das diferenças culturais através de um diálogo interactivo entre as culturas em convívio. Este facto constitui a condição essencial para o acesso a um melhor viver em comum, uma vez que, oferece a cada indivíduo de culturas diferentes, os instrumentos que lhe possibilitam reconhecer e respeitar a sua própria cultura e a dos outros. A prática educativa de leitura de obras ou de textos de autores nacionais e estrangeiros ou universais é uma excelente oportunidade para estabelecer relações entre as culturas. Esta prática é uma forma de mediação entre as culturas por excelência, porque promove o diálogo interactivo entre diferentes culturas, cuja troca não só se restringe a diferentes saberes literários, mas também a universos de sentidos diferentes. Por outro lado, esta prática permite a existência de um leque diversificado de ofertas canónicas, as quais facultarão aos professores e aos agentes educativos uma maior oportunidade de escolha de textos ou de obras que melhor se adaptem ao contexto, às necessidades e aos objectivos educativos, numa época em que, cada dia que passa, tornou-se mais difícil experimentar o prazer de ler do que os prazeres fornecidos pelos jogos de computadores e por outros atractivos. O principal ponto de partida para este estudo foi procurar perceber como as relações entre cânones literários escolares, de autores nacionais e estrangeiros ou universais podem ser abordadas no contexto de ensino-aprendizagem de literatura de Língua Portuguesa, e qual a vantagem ou a desvantagem que estas relações acarretam neste processo, no contexto educativo são-tomense.Anastácio, VandaGrosso, Maria José dos ReisRepositório da Universidade de LisboaNeto, Manuel2010-06-22T09:20:58Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/403porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561538info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:15.068164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As relações entre cânones literários no ensino da literatura de língua portuguesa em São Tomé e Príncipe
title As relações entre cânones literários no ensino da literatura de língua portuguesa em São Tomé e Príncipe
spellingShingle As relações entre cânones literários no ensino da literatura de língua portuguesa em São Tomé e Príncipe
Neto, Manuel
Literaturas de língua portuguesa - Estudo e ensino - São Tomé e Príncipe
Cânones literários - Estudo e ensino - São Tomé e Príncipe
Relações interculturais
title_short As relações entre cânones literários no ensino da literatura de língua portuguesa em São Tomé e Príncipe
title_full As relações entre cânones literários no ensino da literatura de língua portuguesa em São Tomé e Príncipe
title_fullStr As relações entre cânones literários no ensino da literatura de língua portuguesa em São Tomé e Príncipe
title_full_unstemmed As relações entre cânones literários no ensino da literatura de língua portuguesa em São Tomé e Príncipe
title_sort As relações entre cânones literários no ensino da literatura de língua portuguesa em São Tomé e Príncipe
author Neto, Manuel
author_facet Neto, Manuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Anastácio, Vanda
Grosso, Maria José dos Reis
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Literaturas de língua portuguesa - Estudo e ensino - São Tomé e Príncipe
Cânones literários - Estudo e ensino - São Tomé e Príncipe
Relações interculturais
topic Literaturas de língua portuguesa - Estudo e ensino - São Tomé e Príncipe
Cânones literários - Estudo e ensino - São Tomé e Príncipe
Relações interculturais
description Tese de mestrado, Estudos Românicos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-06-22T09:20:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/403
url http://hdl.handle.net/10451/403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561538
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134153819553792