Reflectir e debater : a importância da problemática dos valores e da cultura para o processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Nuno Pereira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5190
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_94a112229ea6b490c161d21398b0291f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5190
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflectir e debater : a importância da problemática dos valores e da cultura para o processo de aprendizagemEnsino da filosofiaValoresCulturaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2011O relatório relativo à Prática de Ensino Supervisionada é resultado do trabalho desenvolvido na Escola Secundária Manuel Cargaleiro, no âmbito do Mestrado em Ensino da Filosofia. O tema incidirá sobre o segundo ponto da Unidade II - «A acção humana e os valores: Os valores – análise e compreensão da experiência valorativa» - referente ao programa de Filosofia do 10º ano, onde foram leccionadas oito aulas a duas turmas da vertente científica. As planificações e os materiais utilizados para a concretização da subunidade supracitada, serão alvo de uma reflexão que terá como objectivo a análise das estratégias que obtiveram sucesso e das que necessitam de reformulação. Os instrumentos de avaliação seleccionados consistem na realização de exercícios em aula, teste formativo e teste sumativo. Este relatório pretende analisar a importância filosófica e social da subunidade em questão e a enorme potencialidade desta para concretização dos objectivos – presentes no programa da disciplina. Importa igualmente reflectir acerca da problemática dos valores e do diálogo/choque entre culturas. Para isso, é necessário clarificar o complexo conceito de cultura recorrendo a relevantes textos filosóficos. Procurar-se-á ainda reflectir acerca das metodologias mais adequadas para a realização dos objectivos propostos e promoção das competências essenciais. Dar-se-á primazia ao contacto com textos filosóficos e à promoção de competências escrita, reflexiva, crítica e relacional.The report concerning the Supervised Teaching Practice results from the work developed at the Manuel Cargaleiro High School, in the context of the Master in Philosophy Teaching. The topic will be focused on the second point of Unit II - "Human action and values: the values - analysis and understanding of the valorization experience" - of the 10th grade Philosophy program, where eight lessons were taught to two classes of the scientific branch. The plans and materials used for the fulfillment of the above subunit will be subject to a reflection that will aim to analyze the strategies that were successful and those in needs of reformulation. The assessment tools consist of exercises made in class, as well as formative and summative assessment tests. This report aims to analyze the philosophical and social importance of the subunit in question and its enormous potential, in order to accomplish the objectives - present in the discipline’s program. It is also important to reflect on the issue of values and dialogue/clash of cultures. Therefore, it is necessary to clarify the complex concept of culture, using relevant philosophical texts. We will also reflect on the most appropriate methodologies to achieve the proposed objectives and the promotion of key competences. We will give preference to the contact with philosophical texts and the promotion of writing, reflective, critical and relational skills.Correia, Carlos João Nunes, 1956-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Pedro Nuno Pereira da2012-02-07T18:43:15Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:39.754714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflectir e debater : a importância da problemática dos valores e da cultura para o processo de aprendizagem
title Reflectir e debater : a importância da problemática dos valores e da cultura para o processo de aprendizagem
spellingShingle Reflectir e debater : a importância da problemática dos valores e da cultura para o processo de aprendizagem
Silva, Pedro Nuno Pereira da
Ensino da filosofia
Valores
Cultura
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short Reflectir e debater : a importância da problemática dos valores e da cultura para o processo de aprendizagem
title_full Reflectir e debater : a importância da problemática dos valores e da cultura para o processo de aprendizagem
title_fullStr Reflectir e debater : a importância da problemática dos valores e da cultura para o processo de aprendizagem
title_full_unstemmed Reflectir e debater : a importância da problemática dos valores e da cultura para o processo de aprendizagem
title_sort Reflectir e debater : a importância da problemática dos valores e da cultura para o processo de aprendizagem
author Silva, Pedro Nuno Pereira da
author_facet Silva, Pedro Nuno Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Carlos João Nunes, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro Nuno Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da filosofia
Valores
Cultura
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Ensino da filosofia
Valores
Cultura
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-07T18:43:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5190
url http://hdl.handle.net/10451/5190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134194858721280