A educação profissional no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.10691 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir a educação profissional e tecnológica no Brasil, identificando seus avanços, desafios e possibilidades. Como objetivos específicos, apresenta um breve histórico dessa modalidade educacional, a legislação que a ampara e as políticas que influenciaram as mudanças percebidas. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, apoiou-se nos estudos de Manacorda (1995), Kuenzer (2007) e Escott e Moraes (2012), dentre outros, além da consulta à legislação do período imperial e republicano do país. Por meio deste estudo pode-se identificar a trajetória da educação profissional no Brasil, as metas e estratégias estabelecidas no Plano Nacional de Educação no sentido de triplicar a oferta até 2024. Conclui-se que mesmo concretizando o estabelecido, a educação profissional não será ofertada de maneira a atender toda a demanda da educação básica e a toda a população interessada nesta modalidade de ensino. |
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