Influencing factors for the motivation of consuming digital media and traditional media in pandemic times
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/135049 |
Resumo: | Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research and CRM |
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Influencing factors for the motivation of consuming digital media and traditional media in pandemic timesComportamento do consumidorConfinamentoMeios digitaisMeios tradicionaisFatores de influênciaPandemiaConsumer behaviourConfinementDigital mediaTraditional mediaInfluencing factorsDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research and CRMEste estudo tem como objetivo perceber quais são os fatores que influenciam a motivação para o consumo dos meios digitais (plataformas streaming de música, vídeo jogos e séries/filmes), e dos meios tradicionais (rádio, livros e TV). Os resultados desta pesquisa são apoiados pelas respostas dadas a um questionário online, por respondentes com idade superior a 16 anos. A amostra é constituída por 300 indivíduos, que estão, maioritariamente, em regime de trabalho remoto (46%), 37% estão em regime presencial e 17% em regime híbrido. Apenas 4% dos respondentes são estudantes. A faixa etária mais representativa engloba indivíduos entre 23 e 36 anos (58%). O género mais representado foi o masculino (51%). Os dados utilizados foram recolhidos através de um questionário direcionados a indivíduos espalhados por todo o mundo. Neste estudo, verificou-se que todas as hipóteses foram confirmadas. Verificou-se que a variável latente que melhor explica a "Motivação para consumir os Meios Digitais" e a "Motivação para consumir os Meios Tradicionais" é a "Valorização das características dos Meios" que o individuo atribui ao respetivo meio. Observa-se também que a variável “Influência Social” explica essas duas variáveis dependentes. Além disso, verificou-se que a variável “Influência Social” também explica significativamente a variável “Valorização das características dos Meios”. O conjunto dos resultados possibilita o desenvolvimento de mais análises relevantes com outras variáveis, que auxiliarão a perceber que fatores podem ou não estar associados à motivação para o consumo destes meios digitais e tradicionais, e de realizar uma análise mais detalhada sobre os temas abordados.This study aims to understand the factors that influence the motivation to consume digital media (music streaming platforms, video games and series/films), and traditional media (radio, books, and TV). The results of this survey are supported by the responses given to an online survey for respondents over the age of 16 years. The sample consists of 300 individuals, most of whom are working remotely (46%), 37% are presential and 17% are in a hybrid system. Only 4% of respondents are students. The most representative age group includes individuals between 23 and 36 years old (58%). The most represented gender was male (51%). The data used were collected through a survey directed to individuals spread all over the world. In this study, it was found that all hypotheses were confirmed. It was found that the latent variable that best explains the "Motivation to consume Digital Media" and the "Motivation to consume Traditional Media" is the "Value of Media Characteristics", that the individual attributes to the respective media. It is also observed that the variable “social influence” explains these two dependent variables. Furthermore, it was found that the variable “Social Influence” also significantly explains the variable “Value Media Characteristics”. The set of results enables the development of more relevant analyses with other variables, which will help to understand which factors may or may not be associated with the motivation to consume these digital and traditional media, and to carry out a more detailed analysis of the topics covered.Rodrigues, Jorge Manuel CarrolaRUNSantos, Joana Margarida Acciaioli Gouveia dos2022-03-23T14:33:49Z2022-01-262022-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/135049TID:202960137enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:13:30Zoai:run.unl.pt:10362/135049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:17.879507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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