Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33050 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
id |
RCAP_94bc9d1244ab194d44fbea30d97ebbf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/33050 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionaisGeometria descritivaRecursos didáticosRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente relatório foi realizado no contexto de ensino supervisionado do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, que decorreu na Escola Secundária D. Pedro V, no âmbito da disciplina de Geometria Descritiva A, com uma turma de 10.º ano do Curso Ciêntifico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. O processo de criação teve como objetivo a construção de um conjunto de estratégias e recursos didáticos, desenvolvidos de acordo com as características e dificuldades observadas na turma. Os conteúdos da unidade didática selecionada (desenvolvidos em 10 aulas de 45 minutos) inserem-se no Sistema de Dupla Projeção Ortogonal, no módulo das interseções, particularmente das interseções entre planos e da interseção de reta com plano. Após a observação das aulas e o estudo dos conteúdos da unidade selecionada, realizou-se um investimento na diversificação de recursos que auxiliassem os alunos na construção do conhecimento e organização dos apontamentos. Com este objetivo foram desenvolvidas fichas distribuídas aos alunos, que permitissem encontrar uma plataforma organizativa dos conteúdos transmitidos, para futuras consultas e consolidação da matéria dada. Os resultados obtidos confirmam que, apesar de os alunos apresentarem algumas dificuldades na organização das aulas e na definição de uma metodologia de estudo, os recursos utilizados levaram a uma melhoria nos resultados finais relativos à aprendizagem da Geometria Descritiva.This report was carried out in the context of supervised teaching practices of the Mestrado em Ensino de Artes Visuais, at Escola Secundária D. Pedro V, for the subject of Descriptive Geometry A, with a 10th grade class of the Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. The creation process aimed at the construction of a series of strategies and didactic resources developed in accordance with the characteristics and difficulties observed in class. The contents of the chosen didactic unit – taught during 10 classes of 45 minutes each – are a part of Dual Orthographic Projection Systems, in the intersections module, particularly intersections of plans and intersections of straight lines with plans After the monitoring of classes and the contents of the chosen unit, there has been an investment towards the diversification of resources that could help students to build their knowledge, and to organize their notes. With this goal in mind, two charts were developed and handed to the students, in order to aid them in the finding of a platform to organize the contents that were conveyed, in order to be used for future consultations, and to consolidate what was taught. The obtained results confirm that – in spite of the students’ difficulties in the planning of classes and in the definition of a study methodology – the resources that were used led to an improvement in the outcome of what concerns the learning of Descriptive GeometryPalaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaGaudêncio, Maria Raquel Botelho Furtado de Bastos, 1984-2018-04-27T15:02:51Z20172017-11-032017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33050TID:201916380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:12.163594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais |
title |
Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais |
spellingShingle |
Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais Gaudêncio, Maria Raquel Botelho Furtado de Bastos, 1984- Geometria descritiva Recursos didáticos Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais |
title_full |
Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais |
title_fullStr |
Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais |
title_full_unstemmed |
Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais |
title_sort |
Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais |
author |
Gaudêncio, Maria Raquel Botelho Furtado de Bastos, 1984- |
author_facet |
Gaudêncio, Maria Raquel Botelho Furtado de Bastos, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaudêncio, Maria Raquel Botelho Furtado de Bastos, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria descritiva Recursos didáticos Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Geometria descritiva Recursos didáticos Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-11-03 2017-01-01T00:00:00Z 2018-04-27T15:02:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/33050 TID:201916380 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/33050 |
identifier_str_mv |
TID:201916380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134411222941696 |