Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaudêncio, Maria Raquel Botelho Furtado de Bastos, 1984-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33050
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_94bc9d1244ab194d44fbea30d97ebbf5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33050
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionaisGeometria descritivaRecursos didáticosRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente relatório foi realizado no contexto de ensino supervisionado do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, que decorreu na Escola Secundária D. Pedro V, no âmbito da disciplina de Geometria Descritiva A, com uma turma de 10.º ano do Curso Ciêntifico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. O processo de criação teve como objetivo a construção de um conjunto de estratégias e recursos didáticos, desenvolvidos de acordo com as características e dificuldades observadas na turma. Os conteúdos da unidade didática selecionada (desenvolvidos em 10 aulas de 45 minutos) inserem-se no Sistema de Dupla Projeção Ortogonal, no módulo das interseções, particularmente das interseções entre planos e da interseção de reta com plano. Após a observação das aulas e o estudo dos conteúdos da unidade selecionada, realizou-se um investimento na diversificação de recursos que auxiliassem os alunos na construção do conhecimento e organização dos apontamentos. Com este objetivo foram desenvolvidas fichas distribuídas aos alunos, que permitissem encontrar uma plataforma organizativa dos conteúdos transmitidos, para futuras consultas e consolidação da matéria dada. Os resultados obtidos confirmam que, apesar de os alunos apresentarem algumas dificuldades na organização das aulas e na definição de uma metodologia de estudo, os recursos utilizados levaram a uma melhoria nos resultados finais relativos à aprendizagem da Geometria Descritiva.This report was carried out in the context of supervised teaching practices of the Mestrado em Ensino de Artes Visuais, at Escola Secundária D. Pedro V, for the subject of Descriptive Geometry A, with a 10th grade class of the Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. The creation process aimed at the construction of a series of strategies and didactic resources developed in accordance with the characteristics and difficulties observed in class. The contents of the chosen didactic unit – taught during 10 classes of 45 minutes each – are a part of Dual Orthographic Projection Systems, in the intersections module, particularly intersections of plans and intersections of straight lines with plans After the monitoring of classes and the contents of the chosen unit, there has been an investment towards the diversification of resources that could help students to build their knowledge, and to organize their notes. With this goal in mind, two charts were developed and handed to the students, in order to aid them in the finding of a platform to organize the contents that were conveyed, in order to be used for future consultations, and to consolidate what was taught. The obtained results confirm that – in spite of the students’ difficulties in the planning of classes and in the definition of a study methodology – the resources that were used led to an improvement in the outcome of what concerns the learning of Descriptive GeometryPalaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaGaudêncio, Maria Raquel Botelho Furtado de Bastos, 1984-2018-04-27T15:02:51Z20172017-11-032017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33050TID:201916380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:12.163594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais
title Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais
spellingShingle Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais
Gaudêncio, Maria Raquel Botelho Furtado de Bastos, 1984-
Geometria descritiva
Recursos didáticos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais
title_full Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais
title_fullStr Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais
title_full_unstemmed Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais
title_sort Interações no sistema de dupla projeção ortogonal : recursos organizacionais
author Gaudêncio, Maria Raquel Botelho Furtado de Bastos, 1984-
author_facet Gaudêncio, Maria Raquel Botelho Furtado de Bastos, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues, 1971-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaudêncio, Maria Raquel Botelho Furtado de Bastos, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria descritiva
Recursos didáticos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Geometria descritiva
Recursos didáticos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-11-03
2017-01-01T00:00:00Z
2018-04-27T15:02:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33050
TID:201916380
url http://hdl.handle.net/10451/33050
identifier_str_mv TID:201916380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134411222941696