Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Lúcia Sena de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10745
Resumo: Com esta pesquisa tentamos compreender as possibilidades de letrar brincando e a forma como é compreendida a ludicidade nas rotinas das crianças que frequentam um contexto de Educação de Infância no Brasil. É um estudo de caso de natureza qualitativa efetuado a partir do trabalho realizado em duas turmas de Pré II de uma escola de educação de infância situada no município de Cabo Frio-RJ. A entrevista semi-estruturada com quatro professoras e a observação direta com quarenta crianças, para além da recolha documental, foram as técnicas de recolha de dados selecionadas para aquisição de informação que permitiu a análise e a compreensão do decorrer do processo de letramento no cotidiano escolar. Buscou-se, desse modo, entender o papel do brincar no desenvolvimento do letramento no ensino das crianças. A análise de conteúdo do material recolhido foi baseada na categorização de Bardin (1975). Ademais, fora feita a revisão de literatura para sustentar teoricamente a temática em análise, realizada a partir de autores como Araújo (2004; 2012), Brougère (2003; 2010), Ferreiro (1993), Kishimoto (1999; 2002; 2015), Piaget (2010), Soares (2003; 2005) e Vygotsky (1991; 2003), entre outros. A análise do material coletado e a reflexão junto às referências teóricas apontam para a necessidade de ampliação na formação pedagógica no que concerne à importância do brincar e da atividade ludica para o desenvolvimento das crianças, além da diversificação das possibilidades de letramento no referido nível de ensino.
id RCAP_94c2aa37bbb8275a94c7c103b5058028
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10745
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de InfânciaLudicidadeLetramentoInfânciaPlayfulnessLiteracyChildhoodDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoCom esta pesquisa tentamos compreender as possibilidades de letrar brincando e a forma como é compreendida a ludicidade nas rotinas das crianças que frequentam um contexto de Educação de Infância no Brasil. É um estudo de caso de natureza qualitativa efetuado a partir do trabalho realizado em duas turmas de Pré II de uma escola de educação de infância situada no município de Cabo Frio-RJ. A entrevista semi-estruturada com quatro professoras e a observação direta com quarenta crianças, para além da recolha documental, foram as técnicas de recolha de dados selecionadas para aquisição de informação que permitiu a análise e a compreensão do decorrer do processo de letramento no cotidiano escolar. Buscou-se, desse modo, entender o papel do brincar no desenvolvimento do letramento no ensino das crianças. A análise de conteúdo do material recolhido foi baseada na categorização de Bardin (1975). Ademais, fora feita a revisão de literatura para sustentar teoricamente a temática em análise, realizada a partir de autores como Araújo (2004; 2012), Brougère (2003; 2010), Ferreiro (1993), Kishimoto (1999; 2002; 2015), Piaget (2010), Soares (2003; 2005) e Vygotsky (1991; 2003), entre outros. A análise do material coletado e a reflexão junto às referências teóricas apontam para a necessidade de ampliação na formação pedagógica no que concerne à importância do brincar e da atividade ludica para o desenvolvimento das crianças, além da diversificação das possibilidades de letramento no referido nível de ensino.Lududicity presents itself as the subject of this investigation in the school context of childhood education. An attempt was made to understand the possibilities of literacy by playing in school routines. Carried out by means of a case study, qualitative research was carried out in two classes of Pre II of a kindergarten school located in the municipality of Cabo Frio-RJ. The semistructured interview with four teachers and the direct observation with forty students, besides the collection of documents, were the data collection techniques selected for the acquisition of information that allowed the analysis and understanding of the course of the literacy process in school everyday. In this way, we sought to understand the role played by playing in the development of literacy in the teaching of children. The content analysis of the collected material was based on the categorization of Bardin (1975). In addition, a review of the literature was made to theoretically support the theme under analysis, based on authors such as Araújo (2004, 2012), Brougère (2003, 2010), Ferreiro (1993), Kishimoto (1999, 2002, 2015) Piaget (2010), Soares (2003; 2005) and Vygotsky (1991; 2003). The analysis of the material collected and the reflection with the theoretical references point to the need for an increase in pedagogical training regarding the importance of playing for children's development, as well as the diversification of the possibilities of literacy in this level of education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Maria José Freitas Borges deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Lúcia Sena de2018-01-10T14:37:05Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10745TID:201851466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:10.025309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância
title Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância
spellingShingle Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância
Sousa, Lúcia Sena de
Ludicidade
Letramento
Infância
Playfulness
Literacy
Childhood
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância
title_full Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância
title_fullStr Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância
title_sort Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância
author Sousa, Lúcia Sena de
author_facet Sousa, Lúcia Sena de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Maria José Freitas Borges de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Lúcia Sena de
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Letramento
Infância
Playfulness
Literacy
Childhood
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ludicidade
Letramento
Infância
Playfulness
Literacy
Childhood
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Com esta pesquisa tentamos compreender as possibilidades de letrar brincando e a forma como é compreendida a ludicidade nas rotinas das crianças que frequentam um contexto de Educação de Infância no Brasil. É um estudo de caso de natureza qualitativa efetuado a partir do trabalho realizado em duas turmas de Pré II de uma escola de educação de infância situada no município de Cabo Frio-RJ. A entrevista semi-estruturada com quatro professoras e a observação direta com quarenta crianças, para além da recolha documental, foram as técnicas de recolha de dados selecionadas para aquisição de informação que permitiu a análise e a compreensão do decorrer do processo de letramento no cotidiano escolar. Buscou-se, desse modo, entender o papel do brincar no desenvolvimento do letramento no ensino das crianças. A análise de conteúdo do material recolhido foi baseada na categorização de Bardin (1975). Ademais, fora feita a revisão de literatura para sustentar teoricamente a temática em análise, realizada a partir de autores como Araújo (2004; 2012), Brougère (2003; 2010), Ferreiro (1993), Kishimoto (1999; 2002; 2015), Piaget (2010), Soares (2003; 2005) e Vygotsky (1991; 2003), entre outros. A análise do material coletado e a reflexão junto às referências teóricas apontam para a necessidade de ampliação na formação pedagógica no que concerne à importância do brincar e da atividade ludica para o desenvolvimento das crianças, além da diversificação das possibilidades de letramento no referido nível de ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-10T14:37:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10745
TID:201851466
url http://hdl.handle.net/10400.22/10745
identifier_str_mv TID:201851466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131407518269440