Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10745 |
Resumo: | Com esta pesquisa tentamos compreender as possibilidades de letrar brincando e a forma como é compreendida a ludicidade nas rotinas das crianças que frequentam um contexto de Educação de Infância no Brasil. É um estudo de caso de natureza qualitativa efetuado a partir do trabalho realizado em duas turmas de Pré II de uma escola de educação de infância situada no município de Cabo Frio-RJ. A entrevista semi-estruturada com quatro professoras e a observação direta com quarenta crianças, para além da recolha documental, foram as técnicas de recolha de dados selecionadas para aquisição de informação que permitiu a análise e a compreensão do decorrer do processo de letramento no cotidiano escolar. Buscou-se, desse modo, entender o papel do brincar no desenvolvimento do letramento no ensino das crianças. A análise de conteúdo do material recolhido foi baseada na categorização de Bardin (1975). Ademais, fora feita a revisão de literatura para sustentar teoricamente a temática em análise, realizada a partir de autores como Araújo (2004; 2012), Brougère (2003; 2010), Ferreiro (1993), Kishimoto (1999; 2002; 2015), Piaget (2010), Soares (2003; 2005) e Vygotsky (1991; 2003), entre outros. A análise do material coletado e a reflexão junto às referências teóricas apontam para a necessidade de ampliação na formação pedagógica no que concerne à importância do brincar e da atividade ludica para o desenvolvimento das crianças, além da diversificação das possibilidades de letramento no referido nível de ensino. |
id |
RCAP_94c2aa37bbb8275a94c7c103b5058028 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10745 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de InfânciaLudicidadeLetramentoInfânciaPlayfulnessLiteracyChildhoodDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoCom esta pesquisa tentamos compreender as possibilidades de letrar brincando e a forma como é compreendida a ludicidade nas rotinas das crianças que frequentam um contexto de Educação de Infância no Brasil. É um estudo de caso de natureza qualitativa efetuado a partir do trabalho realizado em duas turmas de Pré II de uma escola de educação de infância situada no município de Cabo Frio-RJ. A entrevista semi-estruturada com quatro professoras e a observação direta com quarenta crianças, para além da recolha documental, foram as técnicas de recolha de dados selecionadas para aquisição de informação que permitiu a análise e a compreensão do decorrer do processo de letramento no cotidiano escolar. Buscou-se, desse modo, entender o papel do brincar no desenvolvimento do letramento no ensino das crianças. A análise de conteúdo do material recolhido foi baseada na categorização de Bardin (1975). Ademais, fora feita a revisão de literatura para sustentar teoricamente a temática em análise, realizada a partir de autores como Araújo (2004; 2012), Brougère (2003; 2010), Ferreiro (1993), Kishimoto (1999; 2002; 2015), Piaget (2010), Soares (2003; 2005) e Vygotsky (1991; 2003), entre outros. A análise do material coletado e a reflexão junto às referências teóricas apontam para a necessidade de ampliação na formação pedagógica no que concerne à importância do brincar e da atividade ludica para o desenvolvimento das crianças, além da diversificação das possibilidades de letramento no referido nível de ensino.Lududicity presents itself as the subject of this investigation in the school context of childhood education. An attempt was made to understand the possibilities of literacy by playing in school routines. Carried out by means of a case study, qualitative research was carried out in two classes of Pre II of a kindergarten school located in the municipality of Cabo Frio-RJ. The semistructured interview with four teachers and the direct observation with forty students, besides the collection of documents, were the data collection techniques selected for the acquisition of information that allowed the analysis and understanding of the course of the literacy process in school everyday. In this way, we sought to understand the role played by playing in the development of literacy in the teaching of children. The content analysis of the collected material was based on the categorization of Bardin (1975). In addition, a review of the literature was made to theoretically support the theme under analysis, based on authors such as Araújo (2004, 2012), Brougère (2003, 2010), Ferreiro (1993), Kishimoto (1999, 2002, 2015) Piaget (2010), Soares (2003; 2005) and Vygotsky (1991; 2003). The analysis of the material collected and the reflection with the theoretical references point to the need for an increase in pedagogical training regarding the importance of playing for children's development, as well as the diversification of the possibilities of literacy in this level of education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Maria José Freitas Borges deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Lúcia Sena de2018-01-10T14:37:05Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10745TID:201851466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:10.025309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância |
title |
Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância |
spellingShingle |
Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância Sousa, Lúcia Sena de Ludicidade Letramento Infância Playfulness Literacy Childhood Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância |
title_full |
Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância |
title_sort |
Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância |
author |
Sousa, Lúcia Sena de |
author_facet |
Sousa, Lúcia Sena de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Maria José Freitas Borges de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Lúcia Sena de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Letramento Infância Playfulness Literacy Childhood Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ludicidade Letramento Infância Playfulness Literacy Childhood Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Com esta pesquisa tentamos compreender as possibilidades de letrar brincando e a forma como é compreendida a ludicidade nas rotinas das crianças que frequentam um contexto de Educação de Infância no Brasil. É um estudo de caso de natureza qualitativa efetuado a partir do trabalho realizado em duas turmas de Pré II de uma escola de educação de infância situada no município de Cabo Frio-RJ. A entrevista semi-estruturada com quatro professoras e a observação direta com quarenta crianças, para além da recolha documental, foram as técnicas de recolha de dados selecionadas para aquisição de informação que permitiu a análise e a compreensão do decorrer do processo de letramento no cotidiano escolar. Buscou-se, desse modo, entender o papel do brincar no desenvolvimento do letramento no ensino das crianças. A análise de conteúdo do material recolhido foi baseada na categorização de Bardin (1975). Ademais, fora feita a revisão de literatura para sustentar teoricamente a temática em análise, realizada a partir de autores como Araújo (2004; 2012), Brougère (2003; 2010), Ferreiro (1993), Kishimoto (1999; 2002; 2015), Piaget (2010), Soares (2003; 2005) e Vygotsky (1991; 2003), entre outros. A análise do material coletado e a reflexão junto às referências teóricas apontam para a necessidade de ampliação na formação pedagógica no que concerne à importância do brincar e da atividade ludica para o desenvolvimento das crianças, além da diversificação das possibilidades de letramento no referido nível de ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-10T14:37:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10745 TID:201851466 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10745 |
identifier_str_mv |
TID:201851466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131407518269440 |