Caminhos e possibilidades na educação infantil: valorizando as culturas da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Carolline Rodrigues [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, José Milton de [UNESP], Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP], Romero, Luiz Rogério [UNESP], Watanabe, Denise [UNESP], Prado, Janaina Bolssone do [UNESP], Furlan, Susana Angelin [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/286
http://hdl.handle.net/11449/142304
Resumo: The present project takes as object of study the cultures of childhood in the context of early childhood education. Is based on the Sociology of childhood, which sees children as subjects and culture producers interpretative. The project takes place in two early childhood institutions-I and II, of the city of Álvares Machado-SP, serving a total of 220 children in the age group of the 05 03 years and 10 teachers. Assumes that, in reality, there are teachers who favor in their practices, only content related to linguistic and logical-mathematical literacy, i.e. secundarizam important elements in the formation of the child, especially the playful, imaginative and interactive. The methodology used is action research that seeks the close relationship between theory and practice, University and schools of basic education. As a result, it can be seen that, through the playful and imaginative activities, the educational environment is more attractive, enjoyable and meaningful for children and close interpersonal interactions among peers, with the teachers and the project team.
id UNSP_47750ccc3e6966de20c1d208fd3f0414
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142304
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Caminhos e possibilidades na educação infantil: valorizando as culturas da infânciaSociology of childhoodImaginationPlayfulnessSociologia da infânciaImaginaçãoLudicidadeThe present project takes as object of study the cultures of childhood in the context of early childhood education. Is based on the Sociology of childhood, which sees children as subjects and culture producers interpretative. The project takes place in two early childhood institutions-I and II, of the city of Álvares Machado-SP, serving a total of 220 children in the age group of the 05 03 years and 10 teachers. Assumes that, in reality, there are teachers who favor in their practices, only content related to linguistic and logical-mathematical literacy, i.e. secundarizam important elements in the formation of the child, especially the playful, imaginative and interactive. The methodology used is action research that seeks the close relationship between theory and practice, University and schools of basic education. As a result, it can be seen that, through the playful and imaginative activities, the educational environment is more attractive, enjoyable and meaningful for children and close interpersonal interactions among peers, with the teachers and the project team.O presente projeto assume como objeto de estudo as culturas da infância no contexto da Educação Infantil. Fundamenta-se na Sociologia da Infância, que concebe as crianças como sujeitos interpretativos e produtores de cultura. O projeto acontece em duas instituições de Educação Infantil – I e II, da cidade de Álvares Machado - SP, atendendo, no total, 220 crianças na faixa etária de 03 a 05 anos e 10 professoras. Parte do pressuposto de que, na realidade estudada, existem professores que privilegiam, em suas práticas, apenas conteúdos relacionados à alfabetização linguística e lógico-matemática, ou seja, secundarizam elementos importantes na formação da criança, destaque para o lúdico, o imaginativo e o interativo. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação que busca a estreita relação entre teoria e prática, universidade e escolas da Educação Básica. Como resultados, constata-se que, através das atividades lúdicas e imaginativas, o ambiente educacional fica mais atraente, prazeroso e significativo para as crianças e estreita as interações interpessoais entre os pares, com as professoras e a equipe do projeto.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guedes, Carolline Rodrigues [UNESP]Lima, José Milton de [UNESP]Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP]Romero, Luiz Rogério [UNESP]Watanabe, Denise [UNESP]Prado, Janaina Bolssone do [UNESP]Furlan, Susana Angelin [UNESP]2016-08-04T13:35:01Z2016-08-04T13:35:01Z2015-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-7application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/2868º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142304ISSN2176-9761-2015-01-07-guedes.pdf775844412383807952346603438924500000-0002-7456-0946PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142304Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:48:39.352398Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos e possibilidades na educação infantil: valorizando as culturas da infância
title Caminhos e possibilidades na educação infantil: valorizando as culturas da infância
spellingShingle Caminhos e possibilidades na educação infantil: valorizando as culturas da infância
Guedes, Carolline Rodrigues [UNESP]
Sociology of childhood
Imagination
Playfulness
Sociologia da infância
Imaginação
Ludicidade
title_short Caminhos e possibilidades na educação infantil: valorizando as culturas da infância
title_full Caminhos e possibilidades na educação infantil: valorizando as culturas da infância
title_fullStr Caminhos e possibilidades na educação infantil: valorizando as culturas da infância
title_full_unstemmed Caminhos e possibilidades na educação infantil: valorizando as culturas da infância
title_sort Caminhos e possibilidades na educação infantil: valorizando as culturas da infância
author Guedes, Carolline Rodrigues [UNESP]
author_facet Guedes, Carolline Rodrigues [UNESP]
Lima, José Milton de [UNESP]
Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP]
Romero, Luiz Rogério [UNESP]
Watanabe, Denise [UNESP]
Prado, Janaina Bolssone do [UNESP]
Furlan, Susana Angelin [UNESP]
author_role author
author2 Lima, José Milton de [UNESP]
Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP]
Romero, Luiz Rogério [UNESP]
Watanabe, Denise [UNESP]
Prado, Janaina Bolssone do [UNESP]
Furlan, Susana Angelin [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Carolline Rodrigues [UNESP]
Lima, José Milton de [UNESP]
Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP]
Romero, Luiz Rogério [UNESP]
Watanabe, Denise [UNESP]
Prado, Janaina Bolssone do [UNESP]
Furlan, Susana Angelin [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sociology of childhood
Imagination
Playfulness
Sociologia da infância
Imaginação
Ludicidade
topic Sociology of childhood
Imagination
Playfulness
Sociologia da infância
Imaginação
Ludicidade
description The present project takes as object of study the cultures of childhood in the context of early childhood education. Is based on the Sociology of childhood, which sees children as subjects and culture producers interpretative. The project takes place in two early childhood institutions-I and II, of the city of Álvares Machado-SP, serving a total of 220 children in the age group of the 05 03 years and 10 teachers. Assumes that, in reality, there are teachers who favor in their practices, only content related to linguistic and logical-mathematical literacy, i.e. secundarizam important elements in the formation of the child, especially the playful, imaginative and interactive. The methodology used is action research that seeks the close relationship between theory and practice, University and schools of basic education. As a result, it can be seen that, through the playful and imaginative activities, the educational environment is more attractive, enjoyable and meaningful for children and close interpersonal interactions among peers, with the teachers and the project team.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-25
2016-08-04T13:35:01Z
2016-08-04T13:35:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/286
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142304
ISSN2176-9761-2015-01-07-guedes.pdf
7758444123838079
5234660343892450
0000-0002-7456-0946
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/286
http://hdl.handle.net/11449/142304
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-07-guedes.pdf
7758444123838079
5234660343892450
0000-0002-7456-0946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-7
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128565236989952