Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5856 |
Resumo: | Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças de 6 anos do 1º ano de escolaridade do ensino básico, sobre a influência do tipo de instrução/ objectivo nos processos de memorização e recordação. Comparámos uma instrução com um objectivo significativo, prático e funcional com uma instrução sem um objectivo prático, funcional e significativo. A tarefa apresentada consistiu na apresentação de uma lista de palavras às crianças. Na análise de resultados verificámos que a existência de um objectivo significativo se assumiu como um importante meio de memorização e recordação. As crianças memorizaram mais facilmente o material com uma instrução com um objectivo prático, funcional e significativo. |
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Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordaçãoDesempenho mnésicoCriançasObjectivosInstruçõesTarefas de memória significativasMemory performanceChildrenGoalsInstructionsMeaningfui memory tasksEste artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças de 6 anos do 1º ano de escolaridade do ensino básico, sobre a influência do tipo de instrução/ objectivo nos processos de memorização e recordação. Comparámos uma instrução com um objectivo significativo, prático e funcional com uma instrução sem um objectivo prático, funcional e significativo. A tarefa apresentada consistiu na apresentação de uma lista de palavras às crianças. Na análise de resultados verificámos que a existência de um objectivo significativo se assumiu como um importante meio de memorização e recordação. As crianças memorizaram mais facilmente o material com uma instrução com um objectivo prático, funcional e significativo.The main objective of the present research is to study the effects of the type of instruction goal on the processes of memory and recall. Two groups of 6 year old children were interviewed. The task consisted in presenting to the children a list of words that they had to memorize. Children were divided in two groups: the experimental group received an instruction that was meaningful, functional and practical, while the control group received an instruction without meaningful purpose. Results revealed significant differences between the two groups. The experimental group memorized more words than the control group. This research suggests the importance of a meaningful purpose to both memory and recall activity.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMatta, IsabelGomes, Marta2017-10-21T11:25:05Z1999-01-01T00:00:00Z1999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5856spaAnálise Psicológica, 1(17), 27-39.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:34Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:41.837051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças de 6 anos do 1º ano de escolaridade do ensino básico, sobre a influência do tipo de instrução/ objectivo nos processos de memorização e recordação. Comparámos uma instrução com um objectivo significativo, prático e funcional com uma instrução sem um objectivo prático, funcional e significativo. A tarefa apresentada consistiu na apresentação de uma lista de palavras às crianças. Na análise de resultados verificámos que a existência de um objectivo significativo se assumiu como um importante meio de memorização e recordação. As crianças memorizaram mais facilmente o material com uma instrução com um objectivo prático, funcional e significativo. |
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