Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matta, Isabel
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Gomes, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5856
Resumo: Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças de 6 anos do 1º ano de escolaridade do ensino básico, sobre a influência do tipo de instrução/ objectivo nos processos de memorização e recordação. Comparámos uma instrução com um objectivo significativo, prático e funcional com uma instrução sem um objectivo prático, funcional e significativo. A tarefa apresentada consistiu na apresentação de uma lista de palavras às crianças. Na análise de resultados verificámos que a existência de um objectivo significativo se assumiu como um importante meio de memorização e recordação. As crianças memorizaram mais facilmente o material com uma instrução com um objectivo prático, funcional e significativo.
id RCAP_94c33d3efed1fad4a568139f618868b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5856
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordaçãoDesempenho mnésicoCriançasObjectivosInstruçõesTarefas de memória significativasMemory performanceChildrenGoalsInstructionsMeaningfui memory tasksEste artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças de 6 anos do 1º ano de escolaridade do ensino básico, sobre a influência do tipo de instrução/ objectivo nos processos de memorização e recordação. Comparámos uma instrução com um objectivo significativo, prático e funcional com uma instrução sem um objectivo prático, funcional e significativo. A tarefa apresentada consistiu na apresentação de uma lista de palavras às crianças. Na análise de resultados verificámos que a existência de um objectivo significativo se assumiu como um importante meio de memorização e recordação. As crianças memorizaram mais facilmente o material com uma instrução com um objectivo prático, funcional e significativo.The main objective of the present research is to study the effects of the type of instruction goal on the processes of memory and recall. Two groups of 6 year old children were interviewed. The task consisted in presenting to the children a list of words that they had to memorize. Children were divided in two groups: the experimental group received an instruction that was meaningful, functional and practical, while the control group received an instruction without meaningful purpose. Results revealed significant differences between the two groups. The experimental group memorized more words than the control group. This research suggests the importance of a meaningful purpose to both memory and recall activity.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMatta, IsabelGomes, Marta2017-10-21T11:25:05Z1999-01-01T00:00:00Z1999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5856spaAnálise Psicológica, 1(17), 27-39.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:34Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:41.837051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação
title Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação
spellingShingle Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação
Matta, Isabel
Desempenho mnésico
Crianças
Objectivos
Instruções
Tarefas de memória significativas
Memory performance
Children
Goals
Instructions
Meaningfui memory tasks
title_short Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação
title_full Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação
title_fullStr Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação
title_full_unstemmed Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação
title_sort Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação
author Matta, Isabel
author_facet Matta, Isabel
Gomes, Marta
author_role author
author2 Gomes, Marta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Matta, Isabel
Gomes, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho mnésico
Crianças
Objectivos
Instruções
Tarefas de memória significativas
Memory performance
Children
Goals
Instructions
Meaningfui memory tasks
topic Desempenho mnésico
Crianças
Objectivos
Instruções
Tarefas de memória significativas
Memory performance
Children
Goals
Instructions
Meaningfui memory tasks
description Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças de 6 anos do 1º ano de escolaridade do ensino básico, sobre a influência do tipo de instrução/ objectivo nos processos de memorização e recordação. Comparámos uma instrução com um objectivo significativo, prático e funcional com uma instrução sem um objectivo prático, funcional e significativo. A tarefa apresentada consistiu na apresentação de uma lista de palavras às crianças. Na análise de resultados verificámos que a existência de um objectivo significativo se assumiu como um importante meio de memorização e recordação. As crianças memorizaram mais facilmente o material com uma instrução com um objectivo prático, funcional e significativo.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01T00:00:00Z
1999-01-01T00:00:00Z
2017-10-21T11:25:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5856
url http://hdl.handle.net/10400.12/5856
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 1(17), 27-39.
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130097922342912