As percepções do consumidor do Brasil sobre plataformas de e-commerce e a intenção de comprar online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44490 |
Resumo: | O advento da Internet trouxe consigo uma nova forma de o consumidor fazer compras. O e-commerce (ou comércio eletrônico) é o processo pelo qual se comercializam produtos ou serviços no ambiente online, sem que o utilizador precise se deslocar até uma loja física. Desta forma, ao longo das duas últimas décadas, a tecnologia vem afetando e modificando as relações entre empresas/marcas e seus consumidores, permitindo às primeiras oferecer produtos/serviços globalmente sem a necessidade de contar com uma loja física na cidade ou país do comprador. Já para o usuário, passou a oferecer a possibilidade da compra com mais comodidade, rapidez, variedade, facilidade de comparação de preços, além do acesso a produtos/serviços disponíveis em qualquer parte do globo. Neste contexto, o presente trabalho pretende analisar a experiência do utilizador do Brasil ao comprar online e perceber como suas percepções em relação ao design e estética do website, qualidade da informação, confiança online, satisfação online e motivações hedônicas podem influenciar a intenção de compra. Para tal, será considerado o enquadramento teórico e a análise dos dados recolhidos e interpretados por meio do software IBM SPSS. |
id |
RCAP_94e0d57b2eca6a9f506d17b18761cfd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44490 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As percepções do consumidor do Brasil sobre plataformas de e-commerce e a intenção de comprar onlineComércio EletrónicoComprasPerceções OnlineExperiência do UtilizadorO advento da Internet trouxe consigo uma nova forma de o consumidor fazer compras. O e-commerce (ou comércio eletrônico) é o processo pelo qual se comercializam produtos ou serviços no ambiente online, sem que o utilizador precise se deslocar até uma loja física. Desta forma, ao longo das duas últimas décadas, a tecnologia vem afetando e modificando as relações entre empresas/marcas e seus consumidores, permitindo às primeiras oferecer produtos/serviços globalmente sem a necessidade de contar com uma loja física na cidade ou país do comprador. Já para o usuário, passou a oferecer a possibilidade da compra com mais comodidade, rapidez, variedade, facilidade de comparação de preços, além do acesso a produtos/serviços disponíveis em qualquer parte do globo. Neste contexto, o presente trabalho pretende analisar a experiência do utilizador do Brasil ao comprar online e perceber como suas percepções em relação ao design e estética do website, qualidade da informação, confiança online, satisfação online e motivações hedônicas podem influenciar a intenção de compra. Para tal, será considerado o enquadramento teórico e a análise dos dados recolhidos e interpretados por meio do software IBM SPSS.Cerdeira, José Pedro, 1963-Repositório ComumNogas, Fernanda2023-04-11T10:13:02Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44490TID:203260473porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-13T02:15:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:08.336940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As percepções do consumidor do Brasil sobre plataformas de e-commerce e a intenção de comprar online |
title |
As percepções do consumidor do Brasil sobre plataformas de e-commerce e a intenção de comprar online |
spellingShingle |
As percepções do consumidor do Brasil sobre plataformas de e-commerce e a intenção de comprar online Nogas, Fernanda Comércio Eletrónico Compras Perceções Online Experiência do Utilizador |
title_short |
As percepções do consumidor do Brasil sobre plataformas de e-commerce e a intenção de comprar online |
title_full |
As percepções do consumidor do Brasil sobre plataformas de e-commerce e a intenção de comprar online |
title_fullStr |
As percepções do consumidor do Brasil sobre plataformas de e-commerce e a intenção de comprar online |
title_full_unstemmed |
As percepções do consumidor do Brasil sobre plataformas de e-commerce e a intenção de comprar online |
title_sort |
As percepções do consumidor do Brasil sobre plataformas de e-commerce e a intenção de comprar online |
author |
Nogas, Fernanda |
author_facet |
Nogas, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerdeira, José Pedro, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogas, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio Eletrónico Compras Perceções Online Experiência do Utilizador |
topic |
Comércio Eletrónico Compras Perceções Online Experiência do Utilizador |
description |
O advento da Internet trouxe consigo uma nova forma de o consumidor fazer compras. O e-commerce (ou comércio eletrônico) é o processo pelo qual se comercializam produtos ou serviços no ambiente online, sem que o utilizador precise se deslocar até uma loja física. Desta forma, ao longo das duas últimas décadas, a tecnologia vem afetando e modificando as relações entre empresas/marcas e seus consumidores, permitindo às primeiras oferecer produtos/serviços globalmente sem a necessidade de contar com uma loja física na cidade ou país do comprador. Já para o usuário, passou a oferecer a possibilidade da compra com mais comodidade, rapidez, variedade, facilidade de comparação de preços, além do acesso a produtos/serviços disponíveis em qualquer parte do globo. Neste contexto, o presente trabalho pretende analisar a experiência do utilizador do Brasil ao comprar online e perceber como suas percepções em relação ao design e estética do website, qualidade da informação, confiança online, satisfação online e motivações hedônicas podem influenciar a intenção de compra. Para tal, será considerado o enquadramento teórico e a análise dos dados recolhidos e interpretados por meio do software IBM SPSS. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-11T10:13:02Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44490 TID:203260473 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44490 |
identifier_str_mv |
TID:203260473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131573040185344 |