Perguntar para compreender – uma estratégia da metacognição leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Micaela Sofia Marta de Andrade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/102647
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_94f39e40ae9590c79afd0f2ce76c6764
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/102647
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perguntar para compreender – uma estratégia da metacognição leitoraAsking to understand – a reader metacognition strategyleituracompreensãoelaboração de perguntas por parte dos alunostexto literárioreadingcomprehensionelaboration of questions by the studentsliterary textRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente trabalho é uma peça fundamental do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e versa sobre a importância de se desenvolver, em sala de aula, a estratégia de compreensão leitora que consiste na elaboração de perguntas sobre o texto por iniciativa dos alunos. Com a aplicação desta estratégia pretende-se entender de que forma é que fazer perguntas ao texto auxilia os alunos no seu processo de compreensão de um texto literário, compreender as maiores dificuldades dos alunos ao ler um texto literário e também averiguar de que forma é que a estratégia interrogativa é essencial.O Relatório de Estágio compreende uma primeira parte onde se enquadra o estágio, realizado numa turma de 10.º ano da Escola Secundária Infanta Dona Maria (Coimbra), e se produz uma reflexão sobre a prática pedagógica. A segunda parte incide sobre a metodologia a adotar na aplicação do tema, a sua discussão teórica, as transposições didáticas e a análise dos resultados obtidos. Depois de definir o caminho de investigação, estabeleci a seguinte pergunta de investigação: De que forma é que a elaboração de perguntas ao texto, por parte dos alunos, favorece a compreensão do texto literário? Em função dos resultados obtidos, verificou-se que a estratégia de compreensão utilizada tornou os alunos leitores mais competentes, estimulando a sua curiosidade, proporcionando-lhes uma compreensão consistente do texto e, consequentemente, um melhoramento dos seus hábitos de leitura. A evolução que demonstraram em aula (verbalizando cada vez mais as suas dúvidas) e na elaboração das perguntas revela isso mesmo.The present work is a fundamental part of the Master in Portuguese Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education and deals with the importance of developing, in the classroom, the reading comprehension strategy that consists in the elaboration of questions on the text with the initiative of the students. With the application of this strategy, it is intended to understand how questioning the text helps students in their process of understanding a literary text, to understand the greatest difficulties of students when reading a literary text and also to find out how the questioning strategy is essential.The Internship Report comprises a first part which includes the internship, carried out in a 10th grade class at the Escola Secundária Infanta Dona Maria (Coimbra), and a reflection on pedagogical practice is produced. The second part focuses on the methodology to be adopted in the application of the theme, its theoretical discussion, the didactic transpositions and the analysis of the results obtained.After defining the research path, I established the following research question: How does the students' elaboration of questions to the text favor the understanding of the literary text? Based on the results obtained, it was found that the comprehension strategy used made students more competent readers, stimulating their curiosity, providing them with a consistent understanding of the text and, consequently, an improvement in their reading habits. The evolution they showed in class (verbalizing their doubts more and more) and in the elaboration of the questions reveals this.2022-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/102647http://hdl.handle.net/10316/102647TID:203073851porHenriques, Micaela Sofia Marta de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-05T20:31:41Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:35.650587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perguntar para compreender – uma estratégia da metacognição leitora
Asking to understand – a reader metacognition strategy
title Perguntar para compreender – uma estratégia da metacognição leitora
spellingShingle Perguntar para compreender – uma estratégia da metacognição leitora
Henriques, Micaela Sofia Marta de Andrade
leitura
compreensão
elaboração de perguntas por parte dos alunos
texto literário
reading
comprehension
elaboration of questions by the students
literary text
title_short Perguntar para compreender – uma estratégia da metacognição leitora
title_full Perguntar para compreender – uma estratégia da metacognição leitora
title_fullStr Perguntar para compreender – uma estratégia da metacognição leitora
title_full_unstemmed Perguntar para compreender – uma estratégia da metacognição leitora
title_sort Perguntar para compreender – uma estratégia da metacognição leitora
author Henriques, Micaela Sofia Marta de Andrade
author_facet Henriques, Micaela Sofia Marta de Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Micaela Sofia Marta de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
compreensão
elaboração de perguntas por parte dos alunos
texto literário
reading
comprehension
elaboration of questions by the students
literary text
topic leitura
compreensão
elaboração de perguntas por parte dos alunos
texto literário
reading
comprehension
elaboration of questions by the students
literary text
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/102647
http://hdl.handle.net/10316/102647
TID:203073851
url http://hdl.handle.net/10316/102647
identifier_str_mv TID:203073851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134089988538368