Estudo da otimização do cabo metálico na produção de Bowden Cables
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/22175 |
Resumo: | Hoje em dia, mais do que nunca, num mercado cada vez mais global e competitivo, as organizações necessitam de estar constantemente à procura da inovação, do aumento da qualidade dos seus produtos, assim como da produtividade global dos seus processos. A pandemia de COVID-19 veio aumentar esta obrigatoriedade pela melhoria contínua. O setor automóvel é caracterizado como sendo uma das áreas de negócio mais competitivas e que se encontra em constante evolução. Assim sendo, procurar o desenvolvimento de produtos da mais alta qualidade e maximizar os lucros é essencial para uma organização sobreviver e prosperar no mercado, o que pode ser alcançado através da eliminação dos desperdícios existente ao longo do fluxo produtivo. Para se obter as melhorias pretendidas, a metodologia usada foi o Six Sigma, onde se utilizou o ciclo DMAIC, assim como certas ferramentas Lean. Na revisão bibliográfica, fez-se inicialmente uma introdução ao setor automóvel, destacando a sua importância a nível global, bem como as principais dificuldades que este setor está a enfrentar; fez-se uma revisão da metodologia Six Sigma, destacando o ciclo DMAIC e, por fim, foi abordada a filosofia Lean Manufacturing. O presente trabalho foi desenvolvido na empresa Fico Cables, especializada na produção de componentes para automóveis e teve como principal objetivo a redução ou eliminação da ponta de cabo na operação de aparar nas linhas de produção, uma vez que a empresa apresentava anualmente milhares de metros de cabo desperdiçado. Após chegar à conclusão sobre quais os fatores que permitiriam a eliminação e diminuição do aparado de cabo das linhas de montagem, foram definidas e implementadas ações de melhoria. Com as ações implementadas, obteve-se um ganho anual de cerca de 89 289 € e, até aproximadamente 2026, será obtido um ganho de 288 343 €, tendo sido eliminado o aparado em cinco linhas de montagem, diminuindo se igualmente o aparado em oito linhas de montagem. |
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Estudo da otimização do cabo metálico na produção de Bowden CablesDMAICSeis SigmaLeanSetor automóvelCabo de ComandoSix SigmaAutomotive SectorBowden CableHoje em dia, mais do que nunca, num mercado cada vez mais global e competitivo, as organizações necessitam de estar constantemente à procura da inovação, do aumento da qualidade dos seus produtos, assim como da produtividade global dos seus processos. A pandemia de COVID-19 veio aumentar esta obrigatoriedade pela melhoria contínua. O setor automóvel é caracterizado como sendo uma das áreas de negócio mais competitivas e que se encontra em constante evolução. Assim sendo, procurar o desenvolvimento de produtos da mais alta qualidade e maximizar os lucros é essencial para uma organização sobreviver e prosperar no mercado, o que pode ser alcançado através da eliminação dos desperdícios existente ao longo do fluxo produtivo. Para se obter as melhorias pretendidas, a metodologia usada foi o Six Sigma, onde se utilizou o ciclo DMAIC, assim como certas ferramentas Lean. Na revisão bibliográfica, fez-se inicialmente uma introdução ao setor automóvel, destacando a sua importância a nível global, bem como as principais dificuldades que este setor está a enfrentar; fez-se uma revisão da metodologia Six Sigma, destacando o ciclo DMAIC e, por fim, foi abordada a filosofia Lean Manufacturing. O presente trabalho foi desenvolvido na empresa Fico Cables, especializada na produção de componentes para automóveis e teve como principal objetivo a redução ou eliminação da ponta de cabo na operação de aparar nas linhas de produção, uma vez que a empresa apresentava anualmente milhares de metros de cabo desperdiçado. Após chegar à conclusão sobre quais os fatores que permitiriam a eliminação e diminuição do aparado de cabo das linhas de montagem, foram definidas e implementadas ações de melhoria. Com as ações implementadas, obteve-se um ganho anual de cerca de 89 289 € e, até aproximadamente 2026, será obtido um ganho de 288 343 €, tendo sido eliminado o aparado em cinco linhas de montagem, diminuindo se igualmente o aparado em oito linhas de montagem.Nowadays, more than ever, in an increasingly global and competitive market, organisations need to be constantly seeking innovation, increasing the quality of their products, as well as the global productivity of their processes. The COVID-19 pandemic has increased this obligation for continuous improvement. The automotive sector is characterised as one of the most competitive business areas and is in constant evolution. Therefore, seeking to develop the highest quality products and maximise profits is essential for an organisation to survive and prosper into the market, which can be achieved by eliminating the waste that exists along the production flow. To obtain the desired improvements, the methodology used was Six Sigma, where the DMAIC cycle was used, as well as certain Lean tools. In the literature review, the automotive sector was initially introduced, highlighting its importance at a global level, as well as the main difficulties that this sector is facing; the Six Sigma methodology was reviewed, highlighting the DMAIC cycle and, finally, the Lean Manufacturing philosophy was addressed. The present work was developed in the company Fico Cables, specialized in the production of components for automobiles and had as main objective the reduction or elimination of the cable end in the trimming operation into the production lines, since the company presented annually thousands of meters of wasted cable. After reaching the conclusion of the factors that would allow the elimination and/or reduction of cable trimming on the assembly lines, improvement actions were defined and implemented. With the actions implemented, an annual gain of around 89 289 euros was obtained and until approximately 2026 a gain of 288 343 euros will be obtained, having eliminated the trimming on five assembly lines and reduced the trimming on eight assembly lines.Koch, Luís Pedro MoreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Francisco José Gomes da2023-02-08T11:53:42Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22175TID:203113365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:15.557991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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