Energias fósseis versus energias renováveis : proposta de intervenção de educação ambiental no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Sílvia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7275
Resumo: Dissertação de Mestrado Estudos da Criança - Área de Especialização Promoção da Saúde e do Meio Ambiente
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spelling Energias fósseis versus energias renováveis : proposta de intervenção de educação ambiental no 1.º ciclo do ensino básico37.031:504504:37.031620.9Dissertação de Mestrado Estudos da Criança - Área de Especialização Promoção da Saúde e do Meio AmbienteO facto do consumo desenfreado de fontes fósseis de energia e o desperdiçar das energias renováveis serem uma realidade cada vez mais comprometedora, relativamente à sustentabilidade do desenvolvimento ambiental, estiveram na base da motivação para a realização do presente estudo. A observação diária permite verificar que a energia pode ser bem ou mal utilizada, no último deste caso leva a desperdícios inúteis daí a importância da informação e de intervenções junto e com os alunos de forma a sensibiliza-los, desde cedo, para os problemas não só da energia mas de todo o Ambiente. O objectivo é intervir pedagogicamente junto dos alunos para sabermos em que medida os conteúdos programáticos em contexto escolar e as aquisições de novas aprendizagens podem levar a mudanças conceptuais e atitudinais em relação à problemática das energias e do Ambiente em geral. A metodologia adoptada foi a Investigação-Acção, tendo em conta que esta foi realizada em contexto escolar e consistiu na investigação de um problema que foi identificado no meio envolvente à escola e que aliou a teoria à prática. Este estudo incidiu em 24 alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os instrumentos de trabalho usados para recolher os dados foram o pré-teste e o pós-teste. A aplicação deste visou objectivos específicos: 1) avaliar as concepções que os alunos tinham em relação à problemática das energias em termos de impacte ambiental e os valores e atitudes que revelavam face ao problema em investigação; 2) avaliar até que ponto a abordagem destes conteúdos em contexto escolar promove ou não mudanças conceptuais e, principalmente atitudinais em relação a hábitos e escolhas no que se refere à problemática da economia das energias fósseis e da escolha das energias renováveis e, consequentemente, mudanças ao nível dos valores e atitudes em relação a todos os problemas ambientais. Todo o estudo visou desenvolver nos alunos o espírito crítico, a cooperação, a responsabilidade, a aquisição de competências no sentido de se tornarem verdadeiros cidadãos livre e capazes de resolverem problemas, sempre no sentido da sustentabilidade futura. Para o efeito foram desenvolvidas actividades devidamente planificadas que se centraram: primeiro no esclarecimento e no entender do conceito de energias; depois na distinção de energia fóssil versus renovável e das vantagens e desvantagens de cada uma delas; seguido da elaboração de um cartaz com as principais atitudes de um “cidadão da energia/Ambiente” e finalmente na realização de experiências, nomeadamente, de uma hidroeléctrica, uma eólica e um forno solar. Os resultados obtidos demonstram diferenças antes e após a Intervenção Pedagógica. Desta forma, é possível concluir que os conteúdos programáticos em contexto escolar e as situações de aprendizagem propostas e desenvolvidas ao longo da intervenção tiveram um contributo positivo na evolução e mudança de conhecimentos, valores e atitudes dos alunos. Assim, a Educação Ambiental em meio escolar revela-se crucial para mudanças verdadeiramente direccionadas para um Desenvolvimento Sustentável.Lima, NelsonUniversidade do MinhoMarques, Sílvia2007-07-242007-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7275porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:20.920582Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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