Efeitos da observação na perceção da alcançabilidade horizontal da criança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/14906 |
Resumo: | No presente estudo pretendemos investigar o potencial efeito da observação na perceção da alcançabilidade horizontal da criança. Por outras palavras, procurámos perceber como crianças e adultos ajustam o seu comportamento, sob diferentes condições de observação, para resolver uma tarefa que implicava perceber a capacidade de salto da criança. Participaram no estudo nove adultos e nove crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Agrupámos os participantes em pares (criança-adulto) e cada criança foi convidada a atravessar um “rio de crocodilos”, o mais rápido possível, pisando apenas em “pedras” colocadas no chão pelo seu parceiro(a) adulto(a). Contudo, diferentes condições de observação foram apresentadas aos adultos: A - dispor as “pedras” e não observar a criança a realizar a tarefa, B - dispor as “pedras” e observar a criança a realizar a tarefa e C - dispor as pedras à medida que a criança avança no percurso. A realização da tarefa foi filmada e os dados analisados posteriormente através do preenchimento de fichas de observação. As variáveis analisadas focaram-se em parâmetros da tarefa relacionados com o comportamento da criança e do adulto. A análise descritiva destes dados foi realizada através do software Excel 2010 que permitiu calcular os totais para cada variável do estudo, agrupá-los por grupo de idade (das crianças) e compará-los entre condições de observação. Verificámos os diferentes grupos etários apresentaram diferentes tempos totais de realização da tarefa, bem como diferentes amplitudes de passada, níveis de equilíbrio, frequências de passada e estratégias comportamentais. Os resultados parecem sugerir que a idade e fatores antropométricos condicionam a realização da tarefa. Revelam ainda que o adulto parece ter influência na forma como a tarefa é desenvolvida, podendo facilitá-la ou dificultá-la (sub- ou sobrestimando), e cabe depois a cada criança realizá-la de acordo com as suas efetivas capacidades. |
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No presente estudo pretendemos investigar o potencial efeito da observação na perceção da alcançabilidade horizontal da criança. Por outras palavras, procurámos perceber como crianças e adultos ajustam o seu comportamento, sob diferentes condições de observação, para resolver uma tarefa que implicava perceber a capacidade de salto da criança. Participaram no estudo nove adultos e nove crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Agrupámos os participantes em pares (criança-adulto) e cada criança foi convidada a atravessar um “rio de crocodilos”, o mais rápido possível, pisando apenas em “pedras” colocadas no chão pelo seu parceiro(a) adulto(a). Contudo, diferentes condições de observação foram apresentadas aos adultos: A - dispor as “pedras” e não observar a criança a realizar a tarefa, B - dispor as “pedras” e observar a criança a realizar a tarefa e C - dispor as pedras à medida que a criança avança no percurso. A realização da tarefa foi filmada e os dados analisados posteriormente através do preenchimento de fichas de observação. As variáveis analisadas focaram-se em parâmetros da tarefa relacionados com o comportamento da criança e do adulto. A análise descritiva destes dados foi realizada através do software Excel 2010 que permitiu calcular os totais para cada variável do estudo, agrupá-los por grupo de idade (das crianças) e compará-los entre condições de observação. Verificámos os diferentes grupos etários apresentaram diferentes tempos totais de realização da tarefa, bem como diferentes amplitudes de passada, níveis de equilíbrio, frequências de passada e estratégias comportamentais. Os resultados parecem sugerir que a idade e fatores antropométricos condicionam a realização da tarefa. Revelam ainda que o adulto parece ter influência na forma como a tarefa é desenvolvida, podendo facilitá-la ou dificultá-la (sub- ou sobrestimando), e cabe depois a cada criança realizá-la de acordo com as suas efetivas capacidades. |
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