O trilho do saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manuel, Carla da Conceição
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13813
Resumo: Este relatório insere-se na proposta metodológica do processo ensino/aprendizagem no âmbito de uma unidade curricular única, o estágio. Está inserido no III Curso de Pós- Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde, Pólo das Beiras. No seu plano curricular estão contemplados três Módulos de estágio: Modulo I que corresponde ao Serviço de Urgência; Módulo II ao Serviço de Unidade de Cuidados Intensivos e Módulo III que é opcional, ao qual tivemos creditação. Tem como finalidade impulsionar um trabalho de auto-reflexão, imperativo para a promoção dos possíveis melhoramentos científico-pedagógicos, inerentes à substituição do anterior modelo “tradicional” pelo modelo baseado no desenvolvimento de competências. A necessidade de frequentarmos o Curso de Especialização em Enfermagem Médico – Cirúrgica, surge, pelo aumento da complexidade das doenças e pela dimensão dos recursos que impuseram com singeleza a diferenciação de profissionais. Os objectivos que pretendemos alcançar com a realização do presente relatório são: fazer uma breve caracterização estrutural e organizacional dos locais de estágio; descrever as actividades desenvolvidas ao longo dos estágios situando-as no contexto de trabalho duma unidade de cuidados intensivos e de um Serviço de Urgência; avaliar e analisar a consecução das competências técnicas, relacionais e cientificas adquiridas durante os estágios. A metodologia utilizada para a execução deste relatório baseia-se no método descritivo, através da descrição das actividades desenvolvidas e no método analítico, através da análise e fundamentação baseada nos conhecimentos pedagógicos adquiridos durante a parte teórica do curso, assim como nas experiências adquiridas ao longo do estágio e na pesquisa bibliográfica. Quanto á estrutura, este relatório encontra-se dividido em três partes. À primeira parte concerne a introdução, onde é feita uma breve apresentação das razões que estiveram na origem do presente relatório, referência aos módulos de estágio, locais e datas onde foram realizados e quais os objectivos e a metodologia usada para a sua concretização. Na segunda parte consta a análise dos objectivos delineados para os referidos estágios conjuntamente com a análise das actividades desenvolvidas e das competências adquiridas. Por último, será elaborada uma conclusão na qual é feita uma pequena reflexão pessoal do trabalho realizado assim como principais contributos que recebemos e deixámos nos serviços onde estagiámos. A elaboração deste relatório referente á analise dos estágios, trouxe-nos vários contributos, pois tivemos necessidade de fazer uma avaliação diária onde pudemos analisar e reflectir sobre as actividades desenvolvidas, reconhecendo eventuais falhas que exigissem uma mudança de atitude, levando-nos a uma maior autonomia, maior qualidade no cuidar e a uma maior visibilidade social, essencial para o desenvolvimento da profissão. A aquisição de competências, destreza técnica, planificação e tomada de decisão perante situações complexas e imprevisíveis, em contexto de Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos, foi impreterível para uma adequada abordagem ao doente crítico.
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A necessidade de frequentarmos o Curso de Especialização em Enfermagem Médico – Cirúrgica, surge, pelo aumento da complexidade das doenças e pela dimensão dos recursos que impuseram com singeleza a diferenciação de profissionais. Os objectivos que pretendemos alcançar com a realização do presente relatório são: fazer uma breve caracterização estrutural e organizacional dos locais de estágio; descrever as actividades desenvolvidas ao longo dos estágios situando-as no contexto de trabalho duma unidade de cuidados intensivos e de um Serviço de Urgência; avaliar e analisar a consecução das competências técnicas, relacionais e cientificas adquiridas durante os estágios. A metodologia utilizada para a execução deste relatório baseia-se no método descritivo, através da descrição das actividades desenvolvidas e no método analítico, através da análise e fundamentação baseada nos conhecimentos pedagógicos adquiridos durante a parte teórica do curso, assim como nas experiências adquiridas ao longo do estágio e na pesquisa bibliográfica. Quanto á estrutura, este relatório encontra-se dividido em três partes. À primeira parte concerne a introdução, onde é feita uma breve apresentação das razões que estiveram na origem do presente relatório, referência aos módulos de estágio, locais e datas onde foram realizados e quais os objectivos e a metodologia usada para a sua concretização. Na segunda parte consta a análise dos objectivos delineados para os referidos estágios conjuntamente com a análise das actividades desenvolvidas e das competências adquiridas. Por último, será elaborada uma conclusão na qual é feita uma pequena reflexão pessoal do trabalho realizado assim como principais contributos que recebemos e deixámos nos serviços onde estagiámos. A elaboração deste relatório referente á analise dos estágios, trouxe-nos vários contributos, pois tivemos necessidade de fazer uma avaliação diária onde pudemos analisar e reflectir sobre as actividades desenvolvidas, reconhecendo eventuais falhas que exigissem uma mudança de atitude, levando-nos a uma maior autonomia, maior qualidade no cuidar e a uma maior visibilidade social, essencial para o desenvolvimento da profissão. A aquisição de competências, destreza técnica, planificação e tomada de decisão perante situações complexas e imprevisíveis, em contexto de Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos, foi impreterível para uma adequada abordagem ao doente crítico.This report is part of the proposed methodology of teaching and learning in the field of a single course, the stage. This presentation boosts a work of self-reflection, imperative for the promotion of scientific-pedagogical potential improvements inherent in the replaced of the previous “traditional” model by a model based on skills development. Is inserted in the III Master Course of Nursing, with specialization in Medical Surgical Nursing from Catholic Portuguese University, Institute of Health Sciences, Pole of Beiras. The complexity of disease and size of resources imposed differentiation with singleness of professionals. Thus arises the need to attend the Specialization Course in Nursing Medical- Surgical, administered by the Institute of Health Sciences Pole of Beiras, Portuguese Catholic University. In the syllabus of this course are covered three stage modules: Module I, which corresponds to SU; Module II of the Service UCI and Module III, which is optional, which had accreditation. With this report concerning the analysis stage of the UCI and SU we needed to do a daily assessment, where we could analyze and reflect on the activities undertaken, acknowledging any flaws that would require a change in attitude, the various events of the stage and still whether the objectives have been achieved with the implementation of planned activities. The objectives we want to achieve with the completion of this report are: provide a brief characterization of the structural and organizational internship; describe the activities along the stages placing them in the context of a labor intensive care unit and an emergency department; assess and monitor achievement of technical competencies, relational and scientific acquired during internships. The methodology for the implementation of this report is based on the descriptive method through the description of the activities and the analytical method, through the analysis and reasoning based on pedagogical knowledge during the theoretical part of the course, as well as to report the experiences gained during the internship and research literature that we needed to do. The structure of this report is divided into three parts. In the first part concerns the introduction, where you give a brief presentation of the reasons that led to the present report, reference to training modules, places and dates where they were performed, and which are the objectives and methodology used to achieve them. In the second part is the analysis of the objectives set for these stage together with the analysis of activities and skills acquired, and finally, a conclusion will be drawn in which is made a little personal reflection of the work done as well as major contributions we receive and we left in the offices where we staged. The acquisition of skills, technical skill, planning and decision making towards complex and unpredictable situations, in the context of emergency department and intensive care unit, was a gain on the approach to critical patients. These behaviors lead us to greater autonomy, a higher quality care and greater social visibility, essential for the development of the profession.Borges, TeresaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaManuel, Carla da Conceição2014-03-19T12:04:52Z2013-05-1020112013-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13813porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:41:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:06.382719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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