Contributos da Interação Social do Bebé para a Organização da Vinculação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuertes, Marina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.28192
Resumo: O presente artigo procura descrever o desenvolvimento de uma linha investigação que se dedica ao estudo da regulação emocional do bebé e potenciais contributos para a organização da qualidade da vinculação durante o primeiro ano de vida. No sentido da redução da informação, analisam-se os estudos realizados no âmbito do paradigma experimental Face to Face Still-Face desenvolvido por Edward Tronick e colegas. Tendo como base a história da investigação com este procedimento, descrevem-se alguns marcos do conhecimento desde descoberta do efeito Still-Face até a descrição de padrões de regulação emocional observados nos 3 primeiros meses de vida. Por fim, é analisada a relação entre os comportamentos/padrões de regulação emocional e qualidade da vinculação no primeiro de vida do bebé. A compreensão dos processos emocionais do bebé é essencial para promover práticas suportadas na evidência empírica em intervenção precoce e educação de infância.
id RCAP_953957b7653924aab31501ebb557c646
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da Interação Social do Bebé para a Organização da VinculaçãoArtigosO presente artigo procura descrever o desenvolvimento de uma linha investigação que se dedica ao estudo da regulação emocional do bebé e potenciais contributos para a organização da qualidade da vinculação durante o primeiro ano de vida. No sentido da redução da informação, analisam-se os estudos realizados no âmbito do paradigma experimental Face to Face Still-Face desenvolvido por Edward Tronick e colegas. Tendo como base a história da investigação com este procedimento, descrevem-se alguns marcos do conhecimento desde descoberta do efeito Still-Face até a descrição de padrões de regulação emocional observados nos 3 primeiros meses de vida. Por fim, é analisada a relação entre os comportamentos/padrões de regulação emocional e qualidade da vinculação no primeiro de vida do bebé. A compreensão dos processos emocionais do bebé é essencial para promover práticas suportadas na evidência empírica em intervenção precoce e educação de infância.This article aims to describe the development of a research line devoted to the study of the infant's emotional regulation and the potential impact to the attachment organization during the first year of life. In order to reduce information, we analyzed studies carried out within the framework of the experimental Face to Face Still-Face paradigm developed by Edward Tronick and colleagues. Based on the history of the research performed with this procedure, some scientific milestones are described, from the report of the Still-Face effect to the description of the patterns of emotional regulation observed in the first 3 months of infant’s life. Last, the relation between emotional regulation behaviors/patterns and infant attachment quality is explored. Understanding these infant emotional processes is essential to promote practices supported by empirical evidence in early childhood intervention and education.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.28192por1646-2335Fuertes, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-28T13:30:19Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:07.144915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da Interação Social do Bebé para a Organização da Vinculação
title Contributos da Interação Social do Bebé para a Organização da Vinculação
spellingShingle Contributos da Interação Social do Bebé para a Organização da Vinculação
Fuertes, Marina
Artigos
title_short Contributos da Interação Social do Bebé para a Organização da Vinculação
title_full Contributos da Interação Social do Bebé para a Organização da Vinculação
title_fullStr Contributos da Interação Social do Bebé para a Organização da Vinculação
title_full_unstemmed Contributos da Interação Social do Bebé para a Organização da Vinculação
title_sort Contributos da Interação Social do Bebé para a Organização da Vinculação
author Fuertes, Marina
author_facet Fuertes, Marina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuertes, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo procura descrever o desenvolvimento de uma linha investigação que se dedica ao estudo da regulação emocional do bebé e potenciais contributos para a organização da qualidade da vinculação durante o primeiro ano de vida. No sentido da redução da informação, analisam-se os estudos realizados no âmbito do paradigma experimental Face to Face Still-Face desenvolvido por Edward Tronick e colegas. Tendo como base a história da investigação com este procedimento, descrevem-se alguns marcos do conhecimento desde descoberta do efeito Still-Face até a descrição de padrões de regulação emocional observados nos 3 primeiros meses de vida. Por fim, é analisada a relação entre os comportamentos/padrões de regulação emocional e qualidade da vinculação no primeiro de vida do bebé. A compreensão dos processos emocionais do bebé é essencial para promover práticas suportadas na evidência empírica em intervenção precoce e educação de infância.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.28192
url https://doi.org/10.25755/int.28192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130952066138112