Contributos da Interação Social do Bebé para a Organização da Vinculação
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.28192 |
Resumo: | O presente artigo procura descrever o desenvolvimento de uma linha investigação que se dedica ao estudo da regulação emocional do bebé e potenciais contributos para a organização da qualidade da vinculação durante o primeiro ano de vida. No sentido da redução da informação, analisam-se os estudos realizados no âmbito do paradigma experimental Face to Face Still-Face desenvolvido por Edward Tronick e colegas. Tendo como base a história da investigação com este procedimento, descrevem-se alguns marcos do conhecimento desde descoberta do efeito Still-Face até a descrição de padrões de regulação emocional observados nos 3 primeiros meses de vida. Por fim, é analisada a relação entre os comportamentos/padrões de regulação emocional e qualidade da vinculação no primeiro de vida do bebé. A compreensão dos processos emocionais do bebé é essencial para promover práticas suportadas na evidência empírica em intervenção precoce e educação de infância. |
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Contributos da Interação Social do Bebé para a Organização da VinculaçãoArtigosO presente artigo procura descrever o desenvolvimento de uma linha investigação que se dedica ao estudo da regulação emocional do bebé e potenciais contributos para a organização da qualidade da vinculação durante o primeiro ano de vida. No sentido da redução da informação, analisam-se os estudos realizados no âmbito do paradigma experimental Face to Face Still-Face desenvolvido por Edward Tronick e colegas. Tendo como base a história da investigação com este procedimento, descrevem-se alguns marcos do conhecimento desde descoberta do efeito Still-Face até a descrição de padrões de regulação emocional observados nos 3 primeiros meses de vida. Por fim, é analisada a relação entre os comportamentos/padrões de regulação emocional e qualidade da vinculação no primeiro de vida do bebé. A compreensão dos processos emocionais do bebé é essencial para promover práticas suportadas na evidência empírica em intervenção precoce e educação de infância.This article aims to describe the development of a research line devoted to the study of the infant's emotional regulation and the potential impact to the attachment organization during the first year of life. In order to reduce information, we analyzed studies carried out within the framework of the experimental Face to Face Still-Face paradigm developed by Edward Tronick and colleagues. Based on the history of the research performed with this procedure, some scientific milestones are described, from the report of the Still-Face effect to the description of the patterns of emotional regulation observed in the first 3 months of infant’s life. Last, the relation between emotional regulation behaviors/patterns and infant attachment quality is explored. Understanding these infant emotional processes is essential to promote practices supported by empirical evidence in early childhood intervention and education.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.28192por1646-2335Fuertes, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-28T13:30:19Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:07.144915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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