Vários olhares sobre as diferenças na vinculação e contributos para a intervenção precoce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuertes, Marina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/41
Resumo: Sabendo que a qualidade da vinculação afecta a formação da personalidade e odesenvolvimento infantil, é crucial estudar a relação entre pais e filhos no contexto daspráticas de intervenção precoce. A vinculação pode ser uma área de actuação (emsituações de risco como o abuso e o mau trato infantil) ou uma força (quando a família éuma base segura) passível de superar desvantagens sociais e atrasos de desenvolvimento.Desde da proposta original de Ainsworth, o estudo das diferenças da qualidade davinculação tem gerado uma vasta literatura e sofrido várias actualizações graças aos novosavanços da neuropsicologia e da psicologia evolutiva. No presente artigo, serão revistasdiferentes abordagens sobre as variações individuais da vinculação com particular foco paraas questões da vinculação atípica. Na discussão final, serão levantadas questões e potenciaiscontributos para a intervenção precoce no domínio da vinculação.
id RCAP_c41c42da7b6d6a6d01d552e3d167b03c
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/41
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vários olhares sobre as diferenças na vinculação e contributos para a intervenção precoceSabendo que a qualidade da vinculação afecta a formação da personalidade e odesenvolvimento infantil, é crucial estudar a relação entre pais e filhos no contexto daspráticas de intervenção precoce. A vinculação pode ser uma área de actuação (emsituações de risco como o abuso e o mau trato infantil) ou uma força (quando a família éuma base segura) passível de superar desvantagens sociais e atrasos de desenvolvimento.Desde da proposta original de Ainsworth, o estudo das diferenças da qualidade davinculação tem gerado uma vasta literatura e sofrido várias actualizações graças aos novosavanços da neuropsicologia e da psicologia evolutiva. No presente artigo, serão revistasdiferentes abordagens sobre as variações individuais da vinculação com particular foco paraas questões da vinculação atípica. Na discussão final, serão levantadas questões e potenciaiscontributos para a intervenção precoce no domínio da vinculação.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2015-03-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/41oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/41Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 2 No. 1 (2012); 23-50Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 2 Núm. 1 (2012); 23-50Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 2 No. 1 (2012); 23-50Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 2 N.º 1 (2012); 23-502182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/41https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/41/pdf_6Fuertes, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:26Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/41Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:27.331288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vários olhares sobre as diferenças na vinculação e contributos para a intervenção precoce
title Vários olhares sobre as diferenças na vinculação e contributos para a intervenção precoce
spellingShingle Vários olhares sobre as diferenças na vinculação e contributos para a intervenção precoce
Fuertes, Marina
title_short Vários olhares sobre as diferenças na vinculação e contributos para a intervenção precoce
title_full Vários olhares sobre as diferenças na vinculação e contributos para a intervenção precoce
title_fullStr Vários olhares sobre as diferenças na vinculação e contributos para a intervenção precoce
title_full_unstemmed Vários olhares sobre as diferenças na vinculação e contributos para a intervenção precoce
title_sort Vários olhares sobre as diferenças na vinculação e contributos para a intervenção precoce
author Fuertes, Marina
author_facet Fuertes, Marina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuertes, Marina
description Sabendo que a qualidade da vinculação afecta a formação da personalidade e odesenvolvimento infantil, é crucial estudar a relação entre pais e filhos no contexto daspráticas de intervenção precoce. A vinculação pode ser uma área de actuação (emsituações de risco como o abuso e o mau trato infantil) ou uma força (quando a família éuma base segura) passível de superar desvantagens sociais e atrasos de desenvolvimento.Desde da proposta original de Ainsworth, o estudo das diferenças da qualidade davinculação tem gerado uma vasta literatura e sofrido várias actualizações graças aos novosavanços da neuropsicologia e da psicologia evolutiva. No presente artigo, serão revistasdiferentes abordagens sobre as variações individuais da vinculação com particular foco paraas questões da vinculação atípica. Na discussão final, serão levantadas questões e potenciaiscontributos para a intervenção precoce no domínio da vinculação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-31T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/41
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/41
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/41
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/41
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/41/pdf_6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 2 No. 1 (2012); 23-50
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 2 Núm. 1 (2012); 23-50
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 2 No. 1 (2012); 23-50
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 2 N.º 1 (2012); 23-50
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130452381925376