Educação e formação de jovens de famílias multiproblemáticas: O papel do técnico de intervenção local em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esperanço, Cristina Melo Ribeiro Seabra Gomes Loureiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5335
Resumo: O abandono escolar precoce afigura-se como uma das faces mais visíveis da pobreza e exclusão social nas crianças e jovens e continua a revelar-se como um dos problemas estruturais que afectam o crescimento e desenvolvimento de Portugal, assim como de outros países. O presente trabalho pretende realçar a importância da intervenção social em contexto escolar no combate à exclusão social procurando identificar e demonstrar os seus principais contributos através de um projecto de intervenção social desenvolvido, durante três anos lectivos, numa escola TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) de Lisboa, com jovens integrados numa turma do PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação). Começa por abordar o fenómeno da exclusão social realçando dimensões como os factores de risco na infância e juventude, comportamentos desviantes na adolescência, circunstâncias das famílias multiproblemáticas e o peso do insucesso e abandono escolar precoce em Portugal. Em seguida faz referência à importância das Políticas Educativas Sociais, realçando os TEIP e o PIEF e apresenta a especificidade da intervenção social em contexto escolar, princípios, modelos e estratégias de intervenção, destacando sobretudo a importância de uma intervenção sistémica, em equipas multidisciplinares, centrada nas competências das crianças, jovens e respectivas famílias e da mediação social. Visa, deste modo relançar o debate sobre a pertinência da intervenção social em contexto escolar e a necessidade de reorganização da escola no sentido de uma verdadeira inclusão que entenda a heterogeneidade como um valor positivo e que garanta que as diferenças sociais não se transformam em diferenças educativas.
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