Educação e formação de jovens de famílias multiproblemáticas: O papel do técnico de intervenção local em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/5335 |
Resumo: | O abandono escolar precoce afigura-se como uma das faces mais visíveis da pobreza e exclusão social nas crianças e jovens e continua a revelar-se como um dos problemas estruturais que afectam o crescimento e desenvolvimento de Portugal, assim como de outros países. O presente trabalho pretende realçar a importância da intervenção social em contexto escolar no combate à exclusão social procurando identificar e demonstrar os seus principais contributos através de um projecto de intervenção social desenvolvido, durante três anos lectivos, numa escola TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) de Lisboa, com jovens integrados numa turma do PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação). Começa por abordar o fenómeno da exclusão social realçando dimensões como os factores de risco na infância e juventude, comportamentos desviantes na adolescência, circunstâncias das famílias multiproblemáticas e o peso do insucesso e abandono escolar precoce em Portugal. Em seguida faz referência à importância das Políticas Educativas Sociais, realçando os TEIP e o PIEF e apresenta a especificidade da intervenção social em contexto escolar, princípios, modelos e estratégias de intervenção, destacando sobretudo a importância de uma intervenção sistémica, em equipas multidisciplinares, centrada nas competências das crianças, jovens e respectivas famílias e da mediação social. Visa, deste modo relançar o debate sobre a pertinência da intervenção social em contexto escolar e a necessidade de reorganização da escola no sentido de uma verdadeira inclusão que entenda a heterogeneidade como um valor positivo e que garanta que as diferenças sociais não se transformam em diferenças educativas. |
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Educação e formação de jovens de famílias multiproblemáticas: O papel do técnico de intervenção local em contexto escolarPobreza -- PovertyExclusão socialCrianças em riscoFamílias multiproblemáticasEscolaIntervenção socialTrabalho de projeto -- Project workMestradoO abandono escolar precoce afigura-se como uma das faces mais visíveis da pobreza e exclusão social nas crianças e jovens e continua a revelar-se como um dos problemas estruturais que afectam o crescimento e desenvolvimento de Portugal, assim como de outros países. O presente trabalho pretende realçar a importância da intervenção social em contexto escolar no combate à exclusão social procurando identificar e demonstrar os seus principais contributos através de um projecto de intervenção social desenvolvido, durante três anos lectivos, numa escola TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) de Lisboa, com jovens integrados numa turma do PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação). Começa por abordar o fenómeno da exclusão social realçando dimensões como os factores de risco na infância e juventude, comportamentos desviantes na adolescência, circunstâncias das famílias multiproblemáticas e o peso do insucesso e abandono escolar precoce em Portugal. Em seguida faz referência à importância das Políticas Educativas Sociais, realçando os TEIP e o PIEF e apresenta a especificidade da intervenção social em contexto escolar, princípios, modelos e estratégias de intervenção, destacando sobretudo a importância de uma intervenção sistémica, em equipas multidisciplinares, centrada nas competências das crianças, jovens e respectivas famílias e da mediação social. Visa, deste modo relançar o debate sobre a pertinência da intervenção social em contexto escolar e a necessidade de reorganização da escola no sentido de uma verdadeira inclusão que entenda a heterogeneidade como um valor positivo e que garanta que as diferenças sociais não se transformam em diferenças educativas.Early school leavers has become one of the more visible forms of poverty and social exclusion in children and young people, and continuous to reveal itself as one of the main structural problems that affect development and growth in Portugal, as well as other countries. The current report aims to enhance the importance of the social intervention in the education context as far as combating social exclusion is concerned, attempting to identify its principles through a social intervention project that has been operating for 3 consecutives school years, in one of Lisbon’s TEIP school’s (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) with young people integrated in a special class PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação). It starts by approaching social exclusion as a general concept looking at different dimensions like risk factors during childhood and adolescence, criminal behaviour, multiproblematic family history and the weight of school failure. It continues by exploring the importance of the Social and Educational policies, focusing on the TEIP and PIEF programmes and introducing the importance and added value of Social Work within the context of the educational system, looking at the existent models, principles and intervention strategies, exploring the importance of a systematic approach within multi disciplinary teams who work to empower children, young people and their families. This assignment wishes to contribute to the debate on the pertinence of Social work in the context of schools and the eminent need for a reform in the educational system to allow inclusion and ensure that social differences do not become educational handicaps.2013-07-18T19:08:47Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5335porEsperanço, Cristina Melo Ribeiro Seabra Gomes Loureiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:18.189921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O abandono escolar precoce afigura-se como uma das faces mais visíveis da pobreza e exclusão social nas crianças e jovens e continua a revelar-se como um dos problemas estruturais que afectam o crescimento e desenvolvimento de Portugal, assim como de outros países. O presente trabalho pretende realçar a importância da intervenção social em contexto escolar no combate à exclusão social procurando identificar e demonstrar os seus principais contributos através de um projecto de intervenção social desenvolvido, durante três anos lectivos, numa escola TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) de Lisboa, com jovens integrados numa turma do PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação). Começa por abordar o fenómeno da exclusão social realçando dimensões como os factores de risco na infância e juventude, comportamentos desviantes na adolescência, circunstâncias das famílias multiproblemáticas e o peso do insucesso e abandono escolar precoce em Portugal. Em seguida faz referência à importância das Políticas Educativas Sociais, realçando os TEIP e o PIEF e apresenta a especificidade da intervenção social em contexto escolar, princípios, modelos e estratégias de intervenção, destacando sobretudo a importância de uma intervenção sistémica, em equipas multidisciplinares, centrada nas competências das crianças, jovens e respectivas famílias e da mediação social. Visa, deste modo relançar o debate sobre a pertinência da intervenção social em contexto escolar e a necessidade de reorganização da escola no sentido de uma verdadeira inclusão que entenda a heterogeneidade como um valor positivo e que garanta que as diferenças sociais não se transformam em diferenças educativas. |
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