Mediação e acompanhamento na formação, educação e desenvolvimento profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000200021 |
Resumo: | As políticas de educação e ensino superior reconhecem a importância da aprendizagem mediada, no complexo processo de desenvolvimento da cadeia educativa: da gestão da informação à construção de conhecimento e sabedoria para agir. Neste trabalho são apresentados alguns pressupostos da necessidade de mediação e acompanhamento e sintetizados os contributos de diferentes estratégias (mentoring, coaching, tutoria, assessoria pedagógica de projetos pessoais, supervisão pedagógica), considerando os seus pontos convergência. Esta reflexão crítica conceptual torna-se pertinente no contexto das discussões atuais, em torno do currículo escolar e do desenvolvimento pessoal e profissional. |
id |
RCAP_9554e4d9af043d22d54eb704b5bb44da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-02832012000200021 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mediação e acompanhamento na formação, educação e desenvolvimento profissionalmentoringtutoriasupervisãoassessoria pedagógicaAs políticas de educação e ensino superior reconhecem a importância da aprendizagem mediada, no complexo processo de desenvolvimento da cadeia educativa: da gestão da informação à construção de conhecimento e sabedoria para agir. Neste trabalho são apresentados alguns pressupostos da necessidade de mediação e acompanhamento e sintetizados os contributos de diferentes estratégias (mentoring, coaching, tutoria, assessoria pedagógica de projetos pessoais, supervisão pedagógica), considerando os seus pontos convergência. Esta reflexão crítica conceptual torna-se pertinente no contexto das discussões atuais, em torno do currículo escolar e do desenvolvimento pessoal e profissional.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2012-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000200021Revista de Enfermagem Referência v.serIII n.7 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000200021Rodrigues,Manuel AlvesBaía,Maria da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:12:23Zoai:scielo:S0874-02832012000200021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:08.155129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação e acompanhamento na formação, educação e desenvolvimento profissional |
title |
Mediação e acompanhamento na formação, educação e desenvolvimento profissional |
spellingShingle |
Mediação e acompanhamento na formação, educação e desenvolvimento profissional Rodrigues,Manuel Alves mentoring tutoria supervisão assessoria pedagógica |
title_short |
Mediação e acompanhamento na formação, educação e desenvolvimento profissional |
title_full |
Mediação e acompanhamento na formação, educação e desenvolvimento profissional |
title_fullStr |
Mediação e acompanhamento na formação, educação e desenvolvimento profissional |
title_full_unstemmed |
Mediação e acompanhamento na formação, educação e desenvolvimento profissional |
title_sort |
Mediação e acompanhamento na formação, educação e desenvolvimento profissional |
author |
Rodrigues,Manuel Alves |
author_facet |
Rodrigues,Manuel Alves Baía,Maria da Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Baía,Maria da Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Manuel Alves Baía,Maria da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mentoring tutoria supervisão assessoria pedagógica |
topic |
mentoring tutoria supervisão assessoria pedagógica |
description |
As políticas de educação e ensino superior reconhecem a importância da aprendizagem mediada, no complexo processo de desenvolvimento da cadeia educativa: da gestão da informação à construção de conhecimento e sabedoria para agir. Neste trabalho são apresentados alguns pressupostos da necessidade de mediação e acompanhamento e sintetizados os contributos de diferentes estratégias (mentoring, coaching, tutoria, assessoria pedagógica de projetos pessoais, supervisão pedagógica), considerando os seus pontos convergência. Esta reflexão crítica conceptual torna-se pertinente no contexto das discussões atuais, em torno do currículo escolar e do desenvolvimento pessoal e profissional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000200021 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000200021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000200021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem Referência v.serIII n.7 2012 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137312711376896 |