A formação superior como instrumento de mobilidade social em Angola: estudo de casos de jovens na província de Benguela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo, Isaac Simão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77751
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
id RCAP_956962512c10ac678a12e0808b815097
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77751
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação superior como instrumento de mobilidade social em Angola: estudo de casos de jovens na província de BenguelaHigher education as an instrument of social mobility in Angola: case studies of young people in the province of BenguelaDesigualdade social e desenvolvimentoFormação superiorMobilidade socialPolíticas públicas (de educação)Social inequality and developmentHigher educationSocial mobilityPublic policies (education)Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)A presente dissertação enquadra-se nos eixos estudos sobre o ensino superior e transição para o mercado de trabalho e estudo das políticas públicas de educação e desigualdades sociais. Neste sentido, definiu-se como objetivo geral analisar qual é a influência a formação superior na mobilidade social de jovens na província de Benguela (Angola). Mobilizamos diversas obras as quais nos permitiram identificar paradigmas, teorias e perspetivas fundamentais para a construção da base teórica da investigação. Metodologicamente, selecionamos a abordagem qualitativa, o método intensivo ou estudo de caso (na variante casos múltiplos) e quatro técnicas de pesquisa, com destaque para as entrevistas semidiretivas, aplicadas a quatro gestores (via Zoom devido à COVID-19) e os inquéritos por questionário (formato eletrónico) a 51 estudantes de quatro IES (uma pública e três privadas) de setembro e dezembro de 2021. Assim, após a Introdução, temos o Capítulo I, que debate os papeis do Estado, do mercado e do ensino superior na mobilidade social, para além de analisar o ensino superior em África; O Capítulo II descreve o sistema de educação em Angola, Sistema de ensino e estratificação social no país. O Capítulo III discute a formação superior em Benguela, sua história, mecanismos de acesso e de permanência, discriminação positiva, opções formativas, (des)emprego e currículo. O Capítulo IV apresenta o enquadramento metodológico (paradigma, método e técnicas) e o Capítulo V debruça-se sobre a análise e interpretação dos resultados. Ainda se apresentam as considerações, limitações do estudo e as sugestões para futuras investigações. Em termos gerais, uma vez ouvidos gestores e estudantes, podemos concluir que a formação superior é considerada como um importante instrumento de mobilidade social de jovens na província de Benguela.This dissertation fits into the axes of studies on higher education and transition to the job market and study of public policies on education and social inequalities. In this sense, the general objective was defined to analyze the influence of higher education on the social mobility of young people in the province of Benguela (Angola). We mobilized several works which allowed us to identify fundamental paradigms, theories and perspectives for the construction of the theoretical basis of the investigation. Methodologically, we selected the qualitative approach, the intensive method or case study (in the multiple cases variant) and four research techniques, with emphasis on semi-directive interviews, applied to four managers (via Zoom due to COVID-19) and surveys by questionnaire (electronic format) to 51 students from four HEIs (one public and three private) from September and December 2021. Thus, after the Introduction, we have Chapter I, which discusses the roles of the State, the market and higher education in social mobility, in addition to analyzing higher education in Africa; Chapter II describes the education system in Angola, the education system and social stratification in the country. Chapter III discusses higher education in Benguela, its history, mechanisms of access and permanence, positive discrimination, training options, (un)employment and curriculum. Chapter IV presents the methodological framework (paradigm, method and techniques) and Chapter V focuses on the analysis and interpretation of results. Considerations, limitations of the study and suggestions for future investigations are also presented. In general terms, once managers and students are heard, we can conclude that higher education is considered an important instrument for the social mobility of young people in the province of Benguela.Torres, Leonor LimaUniversidade do MinhoSanto, Isaac Simão20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77751por202976262info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:07.667297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação superior como instrumento de mobilidade social em Angola: estudo de casos de jovens na província de Benguela
Higher education as an instrument of social mobility in Angola: case studies of young people in the province of Benguela
title A formação superior como instrumento de mobilidade social em Angola: estudo de casos de jovens na província de Benguela
spellingShingle A formação superior como instrumento de mobilidade social em Angola: estudo de casos de jovens na província de Benguela
Santo, Isaac Simão
Desigualdade social e desenvolvimento
Formação superior
Mobilidade social
Políticas públicas (de educação)
Social inequality and development
Higher education
Social mobility
Public policies (education)
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A formação superior como instrumento de mobilidade social em Angola: estudo de casos de jovens na província de Benguela
title_full A formação superior como instrumento de mobilidade social em Angola: estudo de casos de jovens na província de Benguela
title_fullStr A formação superior como instrumento de mobilidade social em Angola: estudo de casos de jovens na província de Benguela
title_full_unstemmed A formação superior como instrumento de mobilidade social em Angola: estudo de casos de jovens na província de Benguela
title_sort A formação superior como instrumento de mobilidade social em Angola: estudo de casos de jovens na província de Benguela
author Santo, Isaac Simão
author_facet Santo, Isaac Simão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Leonor Lima
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santo, Isaac Simão
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade social e desenvolvimento
Formação superior
Mobilidade social
Políticas públicas (de educação)
Social inequality and development
Higher education
Social mobility
Public policies (education)
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desigualdade social e desenvolvimento
Formação superior
Mobilidade social
Políticas públicas (de educação)
Social inequality and development
Higher education
Social mobility
Public policies (education)
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77751
url https://hdl.handle.net/1822/77751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202976262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132945140678656