Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18516 |
Resumo: | Este documento é composto por duas partes: uma primeira parte onde são descritas as atividades desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3º ciclo e ensino secundário e uma segunda parte que contém a investigação realizada para as disciplinas de Investigação Educacional I e Investigação Educacional II. No entanto as duas partes não são totalmente independentes uma vez que a investigação decorreu de uma necessidade de clarificação e aprofundamento das práticas letivas, no âmbito da diversidade dos alunos, sendo as inteligências múltiplas um dos aspetos dessa diversidade. Todas as atividades realizadas, quer no âmbito da preparação e realização da prática letiva ou das atividades de construção de recursos pedagógico-didáticos quer no âmbito da investigação educacional, decorreram na Escola Secundária António Damásio, situada na freguesia de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, durante o ano letivo de 2013-2014. No âmbito do estágio pedagógico foram planeados e lecionados 63 blocos de 45 minutos, a uma turma do 7º ano e a outra do 11º ano, englobando as áreas de Biologia e de Geologia. Foram ainda elaborados protocolos, guiões e fichas de trabalho, entre outros materiais pedagógicos. Acompanhou-se todo o trabalho decorrente do cargo de diretor de turma e promoveu-se e participou-se em várias atividades, desde conferências, visitas de estudo, saídas de campo e exposições. Relativamente à investigação educacional, preparou-se e delineou-se uma investigação do tipo testar e avaliar, tendo como base um questionário de caracterização dos participantes bem como um questionário que permitiu obter o perfil de inteligências múltiplas de cada aluno. Os questionários foram aplicados a alunos de 8 turmas do ensino secundário científico-humanístico e 4 turmas do ensino secundário profissional, num total de 242 indivíduos. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente retirando-se algumas conclusões e fazendo-se a comparação com os resultados de outros estudos semelhantes. |
id |
RCAP_95706cd64d555f12131b96ab043a9633 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/18516 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António DamásioEstágio pedagógicoEnsino de Biologia e GeologiaInteligências múltiplasHoward GardnerDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste documento é composto por duas partes: uma primeira parte onde são descritas as atividades desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3º ciclo e ensino secundário e uma segunda parte que contém a investigação realizada para as disciplinas de Investigação Educacional I e Investigação Educacional II. No entanto as duas partes não são totalmente independentes uma vez que a investigação decorreu de uma necessidade de clarificação e aprofundamento das práticas letivas, no âmbito da diversidade dos alunos, sendo as inteligências múltiplas um dos aspetos dessa diversidade. Todas as atividades realizadas, quer no âmbito da preparação e realização da prática letiva ou das atividades de construção de recursos pedagógico-didáticos quer no âmbito da investigação educacional, decorreram na Escola Secundária António Damásio, situada na freguesia de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, durante o ano letivo de 2013-2014. No âmbito do estágio pedagógico foram planeados e lecionados 63 blocos de 45 minutos, a uma turma do 7º ano e a outra do 11º ano, englobando as áreas de Biologia e de Geologia. Foram ainda elaborados protocolos, guiões e fichas de trabalho, entre outros materiais pedagógicos. Acompanhou-se todo o trabalho decorrente do cargo de diretor de turma e promoveu-se e participou-se em várias atividades, desde conferências, visitas de estudo, saídas de campo e exposições. Relativamente à investigação educacional, preparou-se e delineou-se uma investigação do tipo testar e avaliar, tendo como base um questionário de caracterização dos participantes bem como um questionário que permitiu obter o perfil de inteligências múltiplas de cada aluno. Os questionários foram aplicados a alunos de 8 turmas do ensino secundário científico-humanístico e 4 turmas do ensino secundário profissional, num total de 242 indivíduos. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente retirando-se algumas conclusões e fazendo-se a comparação com os resultados de outros estudos semelhantes.Freitas, João Correia deRibeiro, ErmelindaRUNCarvalho, Rita Correia Martins2016-07-21T11:04:33Z2015-112016-072015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18516porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:42Zoai:run.unl.pt:10362/18516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:47.782108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio |
title |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio |
spellingShingle |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio Carvalho, Rita Correia Martins Estágio pedagógico Ensino de Biologia e Geologia Inteligências múltiplas Howard Gardner Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio |
title_full |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio |
title_fullStr |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio |
title_sort |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio |
author |
Carvalho, Rita Correia Martins |
author_facet |
Carvalho, Rita Correia Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, João Correia de Ribeiro, Ermelinda RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Rita Correia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Ensino de Biologia e Geologia Inteligências múltiplas Howard Gardner Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio pedagógico Ensino de Biologia e Geologia Inteligências múltiplas Howard Gardner Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este documento é composto por duas partes: uma primeira parte onde são descritas as atividades desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3º ciclo e ensino secundário e uma segunda parte que contém a investigação realizada para as disciplinas de Investigação Educacional I e Investigação Educacional II. No entanto as duas partes não são totalmente independentes uma vez que a investigação decorreu de uma necessidade de clarificação e aprofundamento das práticas letivas, no âmbito da diversidade dos alunos, sendo as inteligências múltiplas um dos aspetos dessa diversidade. Todas as atividades realizadas, quer no âmbito da preparação e realização da prática letiva ou das atividades de construção de recursos pedagógico-didáticos quer no âmbito da investigação educacional, decorreram na Escola Secundária António Damásio, situada na freguesia de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, durante o ano letivo de 2013-2014. No âmbito do estágio pedagógico foram planeados e lecionados 63 blocos de 45 minutos, a uma turma do 7º ano e a outra do 11º ano, englobando as áreas de Biologia e de Geologia. Foram ainda elaborados protocolos, guiões e fichas de trabalho, entre outros materiais pedagógicos. Acompanhou-se todo o trabalho decorrente do cargo de diretor de turma e promoveu-se e participou-se em várias atividades, desde conferências, visitas de estudo, saídas de campo e exposições. Relativamente à investigação educacional, preparou-se e delineou-se uma investigação do tipo testar e avaliar, tendo como base um questionário de caracterização dos participantes bem como um questionário que permitiu obter o perfil de inteligências múltiplas de cada aluno. Os questionários foram aplicados a alunos de 8 turmas do ensino secundário científico-humanístico e 4 turmas do ensino secundário profissional, num total de 242 indivíduos. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente retirando-se algumas conclusões e fazendo-se a comparação com os resultados de outros estudos semelhantes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11 2015-11-01T00:00:00Z 2016-07-21T11:04:33Z 2016-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/18516 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/18516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137881121357824 |