Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rita Correia Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18516
Resumo: Este documento é composto por duas partes: uma primeira parte onde são descritas as atividades desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3º ciclo e ensino secundário e uma segunda parte que contém a investigação realizada para as disciplinas de Investigação Educacional I e Investigação Educacional II. No entanto as duas partes não são totalmente independentes uma vez que a investigação decorreu de uma necessidade de clarificação e aprofundamento das práticas letivas, no âmbito da diversidade dos alunos, sendo as inteligências múltiplas um dos aspetos dessa diversidade. Todas as atividades realizadas, quer no âmbito da preparação e realização da prática letiva ou das atividades de construção de recursos pedagógico-didáticos quer no âmbito da investigação educacional, decorreram na Escola Secundária António Damásio, situada na freguesia de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, durante o ano letivo de 2013-2014. No âmbito do estágio pedagógico foram planeados e lecionados 63 blocos de 45 minutos, a uma turma do 7º ano e a outra do 11º ano, englobando as áreas de Biologia e de Geologia. Foram ainda elaborados protocolos, guiões e fichas de trabalho, entre outros materiais pedagógicos. Acompanhou-se todo o trabalho decorrente do cargo de diretor de turma e promoveu-se e participou-se em várias atividades, desde conferências, visitas de estudo, saídas de campo e exposições. Relativamente à investigação educacional, preparou-se e delineou-se uma investigação do tipo testar e avaliar, tendo como base um questionário de caracterização dos participantes bem como um questionário que permitiu obter o perfil de inteligências múltiplas de cada aluno. Os questionários foram aplicados a alunos de 8 turmas do ensino secundário científico-humanístico e 4 turmas do ensino secundário profissional, num total de 242 indivíduos. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente retirando-se algumas conclusões e fazendo-se a comparação com os resultados de outros estudos semelhantes.
id RCAP_95706cd64d555f12131b96ab043a9633
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/18516
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António DamásioEstágio pedagógicoEnsino de Biologia e GeologiaInteligências múltiplasHoward GardnerDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste documento é composto por duas partes: uma primeira parte onde são descritas as atividades desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3º ciclo e ensino secundário e uma segunda parte que contém a investigação realizada para as disciplinas de Investigação Educacional I e Investigação Educacional II. No entanto as duas partes não são totalmente independentes uma vez que a investigação decorreu de uma necessidade de clarificação e aprofundamento das práticas letivas, no âmbito da diversidade dos alunos, sendo as inteligências múltiplas um dos aspetos dessa diversidade. Todas as atividades realizadas, quer no âmbito da preparação e realização da prática letiva ou das atividades de construção de recursos pedagógico-didáticos quer no âmbito da investigação educacional, decorreram na Escola Secundária António Damásio, situada na freguesia de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, durante o ano letivo de 2013-2014. No âmbito do estágio pedagógico foram planeados e lecionados 63 blocos de 45 minutos, a uma turma do 7º ano e a outra do 11º ano, englobando as áreas de Biologia e de Geologia. Foram ainda elaborados protocolos, guiões e fichas de trabalho, entre outros materiais pedagógicos. Acompanhou-se todo o trabalho decorrente do cargo de diretor de turma e promoveu-se e participou-se em várias atividades, desde conferências, visitas de estudo, saídas de campo e exposições. Relativamente à investigação educacional, preparou-se e delineou-se uma investigação do tipo testar e avaliar, tendo como base um questionário de caracterização dos participantes bem como um questionário que permitiu obter o perfil de inteligências múltiplas de cada aluno. Os questionários foram aplicados a alunos de 8 turmas do ensino secundário científico-humanístico e 4 turmas do ensino secundário profissional, num total de 242 indivíduos. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente retirando-se algumas conclusões e fazendo-se a comparação com os resultados de outros estudos semelhantes.Freitas, João Correia deRibeiro, ErmelindaRUNCarvalho, Rita Correia Martins2016-07-21T11:04:33Z2015-112016-072015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18516porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:42Zoai:run.unl.pt:10362/18516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:47.782108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio
title Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio
spellingShingle Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio
Carvalho, Rita Correia Martins
Estágio pedagógico
Ensino de Biologia e Geologia
Inteligências múltiplas
Howard Gardner
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio
title_full Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio
title_fullStr Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio
title_full_unstemmed Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio
title_sort Relatório de estágio de iniciação à prática profissional incluindo investigação sobre o perfil de inteligências múltiplas em alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária António Damásio
author Carvalho, Rita Correia Martins
author_facet Carvalho, Rita Correia Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, João Correia de
Ribeiro, Ermelinda
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rita Correia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Ensino de Biologia e Geologia
Inteligências múltiplas
Howard Gardner
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Ensino de Biologia e Geologia
Inteligências múltiplas
Howard Gardner
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este documento é composto por duas partes: uma primeira parte onde são descritas as atividades desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3º ciclo e ensino secundário e uma segunda parte que contém a investigação realizada para as disciplinas de Investigação Educacional I e Investigação Educacional II. No entanto as duas partes não são totalmente independentes uma vez que a investigação decorreu de uma necessidade de clarificação e aprofundamento das práticas letivas, no âmbito da diversidade dos alunos, sendo as inteligências múltiplas um dos aspetos dessa diversidade. Todas as atividades realizadas, quer no âmbito da preparação e realização da prática letiva ou das atividades de construção de recursos pedagógico-didáticos quer no âmbito da investigação educacional, decorreram na Escola Secundária António Damásio, situada na freguesia de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, durante o ano letivo de 2013-2014. No âmbito do estágio pedagógico foram planeados e lecionados 63 blocos de 45 minutos, a uma turma do 7º ano e a outra do 11º ano, englobando as áreas de Biologia e de Geologia. Foram ainda elaborados protocolos, guiões e fichas de trabalho, entre outros materiais pedagógicos. Acompanhou-se todo o trabalho decorrente do cargo de diretor de turma e promoveu-se e participou-se em várias atividades, desde conferências, visitas de estudo, saídas de campo e exposições. Relativamente à investigação educacional, preparou-se e delineou-se uma investigação do tipo testar e avaliar, tendo como base um questionário de caracterização dos participantes bem como um questionário que permitiu obter o perfil de inteligências múltiplas de cada aluno. Os questionários foram aplicados a alunos de 8 turmas do ensino secundário científico-humanístico e 4 turmas do ensino secundário profissional, num total de 242 indivíduos. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente retirando-se algumas conclusões e fazendo-se a comparação com os resultados de outros estudos semelhantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11
2015-11-01T00:00:00Z
2016-07-21T11:04:33Z
2016-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/18516
url http://hdl.handle.net/10362/18516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137881121357824